- Os setores de marketing e vendas costumam ser conhecidos por suas diversas estratégias diferentes, contendo objetivos distintos, entre eles, um dos principais é entender o comportamento do consumidor, decifrar quais são seus gostos para aí sim, montar um planejamento em volta do que chamamos de cliente ideal.
- Entender o comportamento principalmente dos leads, ajuda muito a construir a persona de um negócio, e mais do que isso, auxilia na construção de um relacionamento entre a marca e o seu público de forma geral, para alcançar esse patamar, uma das estratégias mais utilizadas é a chamada AIDA.
- Esse é um conceito pautado principalmente na jornada de compra do consumidor, considerando desde o primeiro contato com a empresa até a conversão, ou seja, é como se fosse uma escada ou um objeto que está sendo manuseado por uma empilhadeira elétrica, é analisado desde o primeiro contato com a máquina até ele ser colocado no lugar correto, cumprindo todo o seu processo.
- A AIDA é um método extremamente importante e tradicional dentro do marketing e das vendas, e se você ainda não conhece nada sobre ele fique tranquilo que nós vamos te ajudar! No texto de hoje, iremos falar com detalhes, o que é esse conceito, bora conferir? Vamos lá!
O que é o método AIDA?
- A técnica AIDA é um modelo extremamente importante tanto para a equipe de marketing quanto para a equipe de vendas que tem como principal objetivo, acompanhar o consumidor ao longo de cada etapa do funil de conversão.
- O acrônimo significa: Atenção, Interesse, Desejo e Ação, e representa de maneira geral, o passo a passo que uma pessoa deve seguir desde o primeiro contato com a empresa até mesmo a concretização ou não da venda.
- Esse é um conceito que procura entender o comportamento do consumidor, decifrar o seu perfil e analisar o lead durante todas essas etapas, oferecendo o que for compatível conforme o nível que a pessoa se encontra, para que no final de tudo, ela possa converter e se tornar cliente da sua marca.
Como ele surgiu?
- Acredite se quiser, mas a AIDA é um modelo muito mais antigo do que você imagina, ela foi criada por Elmo Lewis, que foi um pioneiro de vendas e publicidade nos Estados Unidos, seu desenvolvimento foi em 1899, ou seja, mais de 120 anos atrás.
- Seu principal objetivo na época, era otimizar as vendas, fazendo uma jornada coerente, já que era comum que todo o processo fosse feito de forma desorganizada, sem um planejamento, e muitas vezes fosse necessário usar uma “mangueira de incêndio” para aparar as crises e contornar as situações.
- Sendo assim, Lewis estabeleceu algo simples: uma metodologia e um passo a passo de como deixar as vendas mais práticas, com etapas consistentes, sendo que primeiro você precisa atrair o consumidor, depois orientá-lo sobre o produto, para no fim, transformá-lo em um cliente.
Quais as etapas da AIDA?
- Como citamos acima, a AIDA se trata de um acrônimo e cada letra possui um significado diferente que representa a etapa na qual o usuário deve passar antes de se tornar um consumidor da sua empresa.
- Atenção: A primeira etapa é a da atenção, sendo aqui onde tudo começa, para muitos essa acaba sendo a mais complicada já que aqui você vai ter que atrair pessoas que nunca tiveram contato com a sua marca e fazer com elas conheçam mais sobre o seu negócio.
- Para isso, é preciso utilizar algumas ferramentas como anúncios, redes sociais, produção de conteúdo, propaganda, usar um letreiro de led e por aí vai, tudo para se destacar e fazer com que você seja conhecido pelas pessoas.
- Interesse: A segunda etapa é a de interesse, agora que você já possui a atenção do futuro consumidor, e ele já conhece a sua empresa, é hora de despertar o interesse, mostrar o seu diferencial, é fazer com que ele se sinta seduzido pelo que você oferece.
- Procure por títulos cativantes, imagens atrativas, descrições bem elaboradas, e faça ele entender melhor o que você vende e que aquilo seja interessante para ele, apresentando seus produtos e serviços de maneira que chame a sua atenção.
- Desejo: Essa costuma ser a etapa mais demorada da AIDA, afinal aqui você precisa ir além do interesse, e sim despertar um desejo, uma vontade de comprar o seu produto e finalmente, se tornar um cliente da sua marca.
- É preciso trabalhar bem os seus pontos fortes, diferenciais perante a concorrência, o que você pode agregar, e o que faz da sua empresa única e da sua solução a ideal para ele, utilize conteúdos, estabeleça um contato mais próximo e procure fazer com que ele deseje ser um cliente da sua marca.
- Ação: Depois de todas essas etapas, a última é para muitos a mais desejada, a ação, ela pretende, converter o lead em um cliente de fato, ou seja essa é a parte onde você assina o contrato e concretiza a venda que tanto trabalhou para alcançar.
- Já foram apresentados todos os detalhes, necessidades, a pessoa já conhece o seu produto, se interessou e cobiçou ele, então só falta os detalhes finais, porém, não pense que essa é uma parte fácil, é preciso usar alguns gatilhos mentais e táticas de convencimento para de fato, fechar a sua negociação.
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- Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.