- A landing page, ou também conhecida como “página de aterrissagem”, é um termo muito utilizado pelos profissionais de marketing digital e se refere às primeiras páginas que são encontradas pelos consumidores, ou seja, são sites únicos que são criados para trazer o impacto inicial aos usuários.
- Dentro dela, podem conter promoções de um produto ou serviço, um catálogo completo com todos os produtos daquela empresa, um artigo, uma categoria de blog e por aí vai, porém, independente do que ela conter dentro, o seu objetivo é sempre o mesmo: gerar conversões.
- As LP’s costumam ser criadas de maneira isolada, e são muito utilizadas durante o lançamento de um produto ou para a atração de leads, ela sempre terá essa finalidade: ou gerar leads ou converter uma venda, acelerando bem todo o processo, assim como um catalisador para tinta faz em uma pintura.
- Se você já ouviu falar sobre a LP, mas nunca entendeu sua importância, nós vamos te ajudar! No texto de hoje, iremos falar qual o impacto de ter uma boa landing page para auxiliar nas suas vendas, bora conferir? Então vamos lá!
Afinal, para que serve uma LP?
- Como vimos acima, landing page nada mais é do que uma página criada com foco total em conversão, sendo essa criada a parte desconexa do seu site e possuindo um objetivo específico que é pré-determinado por você durante a criação da sua campanha.
- Você provavelmente já visitou alguma LP durante a sua vida, se você clicou em um anúncio ou e-mail marketing e foi redirecionado para uma página sem menu e com toda a temática voltada para a conversão, então isso é uma landing page.
- Ela serve, basicamente, para gerar novos leads e gerar vendas para o seu negócio, se você vai lançar um novo produto e quer que ele venda logo na sua estreia, a landing page aparece como a melhor solução, justamente para resumir melhor sobre o que está comercializando, e atuar de forma direta mostrando ao novo público sobre o seu produto, e convencendo eles de que aquela é a escolha certa.
Qual a importância de uma landing page?
- A LP é justamente importante para aumentar o número de vendas ou leads de uma empresa, o seu objetivo é justamente atuar de forma clara e objetiva, mostrando mais sobre um tema específico como um produto, um serviço ou um evento que está por vir.
- Ela busca gerar o sentimento de necessidade, provocando o desejo no público-alvo, porém, independente se você está criando uma LP com seu novo e-book sobre marketing de afiliados para atrair leads ou se está promovendo o seu novo compressor de ar, o objetivo é sempre igual: converter.
- Para isso a página deve ser clara, objetiva e ter todo o seu conteúdo coeso, visando sempre a conversão, então você já deve imaginar o que faz dela tão importante para a área de vendas, certo?
- Devido ao seu foco total sendo criada especificamente para converter, ela é usada justamente para aumentar as vendas, e a produção de uma boa LP pode ser determinante para que você consiga vender mais.
O que contém dentro dela?
- Se você quer montar uma boa landing page, é preciso se atentar a alguns recursos considerados obrigatórios dentro dessas páginas, primeiro que toda a sua construção deve ser dinâmica, coesa e com uma proposta clara e explícita.
- Converse bem com o seu público, organize as informações relacionadas e deixe a sua proposta extremamente clara, como se estivesse fazendo uma carta de apresentação da sua empresa relacionada a um produto ou até mesmo, ao seu negócio de forma geral.
- O layout também deve ser característico contendo detalhes que remetem a sua marca, além de você usufruir muito bem dos chamados CTA’s (Call To Actions), são eles que vão levar a conversão e induzir o usuário a efetuar uma determinada ação.
- Então não fique com um pé atrás e sempre mescle o conteúdo que fala sobre a sua chapa de ACM, com os botões levando para que a pessoa concretize a sua conversão, lembre-se, essa é uma página focada para isso, então detalhe tudo de forma objetiva e seja direto com seu público.
Como uma boa landing page impacta nas vendas?
- Tudo isso que falamos acima deve ser seguido e executado para a criação de uma boa landing page, o problema de muitas empresas é que acabam copiando modelos prontos ou simplesmente executando a LP de qualquer jeito, sem dar o real valor que esse modelo merece.
- Porém, é preciso saber chamar a atenção, já que é justamente dentro desses canais, que os usuários viram leads e como consequência, os leads se tornaram consumidores. Pense em uma estratégia de vendas comum no marketing digital, como você conquistaria um lead ou converteria um produto sem usar uma landing page?
- Enviaria uma oferta direta nas redes sociais e nos conteúdos de blog? Mas e as informações? A autoridade? E até mesmo os materiais ricos e benefícios, como informar tudo isso sem ter uma página de aterrissagem? A resposta é simples: não tem como!
- É justamente através da LP que você consegue direcionar suas vendas, chamar a atenção, criar autoridade e mostrar mais sobre o seu negócio, sem ela, é praticamente impossível ser realmente eficiente.
- É como uma carta de vendas presencial, ela faz total diferença no momento da pessoa decidir se quer ou não continuar a comprar aquele produto, entender mais sobre ele, e ser direcionada de seus benefícios, qualidade e tudo que vai agregar, em um só documento.
- A LP é um verdadeiro eletroimã de vendas e conversão no geral, então se você ainda não aproveita desse recurso, recomendamos que comece a analisá-la com mais carinho e implemente dentro das suas estratégias.
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- Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.