- Você já comprou algum produto de uma loja que gostou tanto que acabou indicando ele para um amigo seu? E esse também gostou tanto que repassou para outro amigo? Que também amou e passou para outro, que enviou para outro e assim por diante, bom acredite, isso é mais comum do que você pode imaginar, ainda mais quando falamos das redes sociais.
- Quantas vezes você não estava rolando tranquilamente o seu feed e viu um vídeo que teve que compartilhar na sua página? E quando foi ver, várias pessoas do seu ciclo estavam compartilhando o mesmo conteúdo, fazendo com que ele se tornasse viral.
- Memes, notícias, debates, assuntos diversificados, tudo pode cair na boca do povo de uma hora para outra, bastam alguns cliques, compartilhamentos e pronto, viralizou de vez!
- Se você pensa que isso só acontece com os conteúdos e eles tem uma Etiqueta Personalizada de exclusividade, saiba que está bem enganado, a combinação de marketing viral e de redes sociais têm revolucionado diversas áreas, inclusive o setor de vendas.
- Vender se tornou algo, digamos, diferente, e no texto de hoje, iremos mostrar para você, como esses dois fatores impactam diretamente nesse segmento, bora conferir? Então vamos lá!
O que é o marketing viral?
- Como o próprio nome já indica, o marketing viral é uma estratégia que tem como principal objetivo potencializar o contato com o público alvo do produto, utilizando os usuários para espalharem e viralizarem as informações.
- Sendo assim, podemos resumi-lo em uma estratégia que tem como principal objetivo, espalhar um produto, serviço ou conteúdo de maneira viral.
- Fazendo com que mais e mais pessoas consumam aquela informação, como uma estratégia do antigo marketing boca a boca, só que em proporções e com ferramentas maiores e melhores.
Qual a relação do marketing viral com as redes sociais?
- Existe plataforma mais viral do que uma rede social? Esse tipo de mídia possui uma vocação enorme para compartilhar e fazer com que conteúdos de diferentes segmentos se tornem extremamente populares de uma hora para outra.
- Devido ao seu alto engajamento, qualquer assunto pode explodir através das redes, e uma simples publicação pode ser compartilhada milhares de vezes.
- Essa é a combinação perfeita para explorar o marketing viral em termos de vendas, afinal, não existe nada que viralize mais do que uma notícia, um meme ou até mesmo um produto dentro de uma rede social, muitas vezes basta sentar no seu Pallet De Madeira e esperar a magia acontecer.
Como esse fenômeno impacta nas vendas?
- Se você está pensando na conexão que o marketing viral e as redes sociais podem ter na venda dos produtos, saiba que o impacto é maior do que você imagina, o primeiro ponto é justamente, a forma como os vendedores devem atuar.
- Com a chegada desse novo fenômeno, as aplicações tomaram rumos completamente diferentes, um vendedor deve analisar muito mais o conteúdo a ser postado, e analisar estratégias divertidas e que possam viralizar nas redes sociais.
- Grande parte dos consumidores já está saturado de anúncios invasivos e conexões que não pedem nem licença, no lugar disso, os conteúdos virais podem assumir uma característica mais leve, solta e até mesmo banal, que atrai o público moderno de uma forma totalmente despretensiosa e eficaz.
- Tudo é mudado, desde a criação de suas estratégias até a execução das mesmas, é preciso pensar no que o público quer consumir, o que ele gostaria de ver, quais as formas de fazer com que aquele produto seja compartilhado de maneira sutil, mas eficaz.
- O processo de vendas não pode ser imaginado como algo direto, e sim como algo indireto, que fique no subconsciente e conquiste o seu público aos poucos.
- Diferente de um Torquimetro, que aperta as porcas e parafusos de uma só vez, o marketing viral serve para ganhar o público aos poucos, e revolucionar o mercado das vendas de diversas formas, desde a forma como produzir conteúdo até o aumento do alcance de seus produtos.
- Quanto mais você se adaptar a essa estratégia, mais eficiente será sua chegada aos consumidores, fazendo com que eles compartilhem seus produtos para um amigo, e assim por diante.
- O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais