- O marketing industrial é aquele usado pelas empresas B2B (Business to Business), que fornecem para outras empresas. O foco deste marketing é difundir produtos que podem ser revendidos ou utilizados em outras empresas na produção, organização e expedição.
- Este marketing tem algumas características que o diferenciam do marketing tradicional, o B2C (Business to Consumer), que é direcionado para clientes finais. Um dos pontos é a fácil identificação do cliente ideal, pois saber sobre indústria, sua produção, seus gastos e investimentos é mais fácil do que saber sobre pessoas físicas.
- Assim, o marketing é consolidado mais rápido e tem mais firmeza, é potencializado assim como um disco diamantado que tem sua serra fortalecida e pode trabalhar em alta pressão, suportando materiais muito rígidos e mantendo seu corte sem desgaste. Confira como montar uma estratégia de sucesso no marketing industrial:
Defina sua persona
- No caso de empresas B2B, este processo é mais simples. Nas empresas B2C existe um processo mais longo de definição do cliente ideal (persona), pois requer tempo e pesquisa, mas para empresas que fornecem mercadorias para outras, esse processo fica mais fácil.
- Isso porque o nicho da empresa já é definido e é mais simples encontrar empresas que consomem os produtos ou serviços oferecidos. Além disso, fica mais fácil saber qual é o tamanho da empresa e qual lugar ela ocupa no mercado.
- Saber quem é a persona é um processo importantíssimo dentro das empresas B2B pois elas nascem com a função de suprir as necessidades dos clientes que são outras empresas, então, definir seu cliente ideal funciona como uma porca gaiola que garante maior fixação na montagem.
Prospecção
- A prospecção é a procura pelo cliente ideal, isto é, a apresentação de mercadorias e serviços que têm a intenção de servi-lo. Sabendo quem é o seu cliente ideal, você sabe como alcançá-lo. Este é o segundo passo de sua estratégia: buscá-lo.
- Para buscar o seu cliente, você pode estabelecer contato através de ligações, e-mails e contatos diretos. Muitas vezes, empresas têm meios de contato expostos em redes e isso facilita muito o contato. Por isso, oferecer serviços para outras empresas pode facilitar a etapa de prospecção e buscar o cliente ideal.
Saiba o momento do seu cliente
- Saber qual o momento certo para oferecer o seu produto é a etapa mais importante para o sucesso de vendas. Assim como uma luminária de emergência faz, a apresentação do seu produto precisa iluminar o momento do cliente, pois você não fica perdido buscando como oferecer o produto.
- Se você vende máquinas de corte de madeira, oferecerá para marcenarias que estão no início ou em expansão, isso porque o seu produto é essencial. Mas, se você vende um produto que é necessário quando existe um grande fluxo de produção, precisa oferecer para empresas mais consolidadas.