- Para que os seus produtos sejam vendidos de forma eficiente, algumas alternativas podem ser utilizadas ainda no desenvolvimento deles. E uma delas é o endomarketing, um conjunto de ações que visa desenvolver um bom ambiente de trabalho para os colaboradores, seja na área de saúde, educação ou de produção de Luminária De Emergência, por exemplo.
- Segundo os especialistas, no Brasil, o termo foi utilizado pela primeira vez em 1975 por Saul Bekin, especialista e pioneiro do assunto no Brasil. Gerente da empresa Johnson & Johnson à época, Bekin percebeu que era necessário desenvolver uma integração maior entre os seus funcionários. A seguir, nós vamos te mostrar 4 ações infalíveis.
1 – Valorize os colaboradores de sua empresa ou negócio
- O Endomarketing não se trata apenas de criar uma comunicação com os colaboradores, mas sim de envolvê-los em estratégias e ações voltadas para alcançar resultados. Entre em contato com os funcionários das áreas onde serão implantados o endomarketing, entenda o que dificulta o dia deles e as suas sugestões do que poderia ser feito para melhorar. Compreenda o ponto de vista deles.
- Hoje, todas as pessoas desejam se sentir importantes e partes do processo. Pense que para isso funcionar, é preciso primeiro entender onde se está pisando e como a utilização do endomarketing pode afetar a sua empresa de Porca Gaiola, e como a ação do RH junto ao departamento de Marketing pode ser preciso e certeiro.
2 – Estude os seus funcionários e ofereça ações pontuais
- Para ter sucesso com o seu time, você precisa conhecer os desejos e sonhos de cada um deles. Por isso, é importante levantar a quantidade de colaboradores na empresa, quais são suas características profissionais e outros atributos que podem ajudar a entender melhor esse público. Quanto mais informações levantadas a respeito dos colaboradores, mais interessante para uma análise completa.
3 – Valorize sempre o aprendizado
- Sabe aquele curso que você fez na juventude que mudou a sua carreira? Repasse isso agora, enquanto empreendedor, e invista no treinamento do seu time. Algumas empresas acreditam que um funcionário que recebeu investimento em capacitação vai querer procurar outras oportunidades. Pelo contrário, quando o funcionário percebe que o gestor investe em sua qualificação, cada vez mais ele seguirá motivado para trazer melhores resultados e querer continuar.
4 – Avalie sempre os resultados
- Seja você um empresário de construção civil ou dono de uma fabricação de Pintura Epóxi, por exemplo, todo negócio que tem como objetivo otimizar seus resultados e aumentar a produtividade estabelece metas a serem atingidas e mensura seus resultados. No endomarketing isso pode ser feito por meio de comparações de desempenho antes e depois do engajamento de endomarketing, além de pesquisas de feedback dos funcionários em relação à empresa.
- Os resultados destas ações se traduzem em um bom clima organizacional, perspectivas de carreira e identificação pessoal com a empresa e seu propósito, a motivação surge naturalmente.
A cultura da felicidade é importante
- Os colaboradores ficam mais felizes e realizados e dão o melhor de si para crescer junto com a organização. Consequentemente, isso também gera uma melhora nos serviços e no atendimento aos clientes. Todos saem ganhando com essas ações: empresas, funcionários e clientes. É ótimo para os funcionários, excelente para você.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais