- Um equívoco comum entre os proprietários de empresas são as variações entre o e-mail marketing e a automação de marketing. Por exemplo, proprietários de uma marca de aluguel de máquina de solda, por exemplo, que estão trabalhando para expandir seus negócios entendem os benefícios de criar um banco de dados de clientes e leads para enviar e-mails.
- Mas muitos não percebem que podem economizar um tempo valioso automatizando comunicações, esforços promocionais e tarefas de vendas com automação de marketing. O fato é que o e-mail marketing e a automação de marketing se sobrepõem, mas também são dois conceitos muito diferentes.
- Então, com tudo isso dito, vamos explorar o e-mail marketing e a automação de marketing e as formas para utilizá-los. Quer saber mais? Então siga com a leitura deste artigo!
E-mail Marketing e Automação de Marketing: são duas opções distintas?
- E-mail marketing refere-se a quaisquer ações tomadas para gerar leads ou vender produtos e serviços por e-mail. Isso envolve a criação de um banco de dados de clientes atuais, leads, assinantes e outros contatos que deseja que recebam as comunicações de sua empresa.
- Ou seja, isso é tão imprescindível quanto a aquisição de câmaras de refrigeração para um frigorífico. Se deseja que as pessoas se inscrevam, precisa configurar uma landing page com um formulário onde os clientes em potencial passem informações em troca de algo de valor, como um mimo, um mini-curso ou, talvez, informações valiosas na forma de um e-book.
O que é Automação de Marketing?
- A automação se aplica a qualquer software que permite realizar tarefas com mais eficiência. Você pode automatizá-las usando CRM (Customer Relationship Management) e IA (Inteligência Artificial). Alguns exemplos de como a ferramenta pode tornar seu dia a dia mais fácil são:
- – Nutrição de leads e pontuação de leads: analisar leads e determinar as melhores estratégias para categorizá-los e nutri-los.
- – Marketing de mídia social: você pode automatizar tarefas como postar em vários sites em uma programação;
- – Acompanhamento e análise de visitantes do site: campanhas de e-mail e promoções online;
- – E-mail Marketing: Isso geralmente tem maior significado em áreas como a de nutrição de leads e publicidade paga.
O que é E-mail marketing?
- Existem algumas estratégias de automação de e-mail marketing que podem tornar suas campanhas mais bem-sucedidas. O problema é que elas são pouco propagadas e, por isso, precisam de maior detalhamento, como veremos a seguir:
Personalização
- É importante personalizar suas mensagens. Fazer isso manualmente, no entanto, é extremamente demorado, podendo demandar tempo e dinheiro. Serviços de e-mail e respostas automáticas facilitam a otimização da maneira que você escolher (como usar o nome de um contato, nome comercial ou assinaturas pessoais de representantes de vendas e mais).
E-mails de feed
- São e-mails enviados em uma programação, geralmente com base em onde seu assinante está em seu funil de vendas. Por exemplo, você pode configurar um curso de instalação de um sensor de presença para iluminação por e-mail de feed como uma série de lições diárias ou semanais.
Acionar e-mails
- E-mails enviados automaticamente com base no comportamento de alguém são extremamente poderosos. Isso inclui as boas-vindas para novos assinantes, abandono do carrinho de compras (o que significa que alguém coloca um item no carrinho, mas não conclui a compra) ou e-mails enviados em ocasiões especiais, como feriados ou aniversários.
- O retargeting é outro exemplo de e-mail marketing, pois, ele é enviado automaticamente quando alguém visualiza seu site, um anúncio da tela fachadeira on-line que você colocou ou realizou outra ação específica.
Como utilizá-los de forma estratégica
- Embora o e-mail marketing e a automação de marketing não sejam sinônimos, eles formam uma combinação poderosa. Existem muitas táticas de automação, como campanhas de gotejamento e retargeting, que podem ajudar a tornar seu e-mail marketing mais poderoso e direcionado.
- À medida que seu time de colaboradores acompanha os resultados, pesquise e teste mais estratégias de automação para desenvolver relacionamentos mais fortes com seus assinantes.
- Caso não haja essa otimização de tempo e dinheiro, é correto afirmar que seus concorrentes continuarão tendo mais lucros do que você. Por isso, siga remando a favor da Maré.