Crescimento em 2013, comparado ao desempenho de 2012, foi de 41%, segundo a consultoria e-Bit. Moda e Acessórios foi a categoria mais vendida
De 15 de novembro até 24 de dezembro, período considerado de compras natalinas, o comércio eletrônico brasileiro faturou R$ 4,3 bilhões, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira, 26/12, pela consultoria e-Bit. O que representa um crescimento de 41% em relação ao mesmo período de 2012.
A previsão inicial era de que o e-commerce nacional crescesse, nominalmente, 25%, em relação ao Natal passado, faturando R$ 3,85 bilhões. Mas as expectativas foram superadas. Nesse Natal, 10 milhões de pessoas compraram online. O número de pedidos feitos via internet chegou a 14,3 milhões e o tíquete médio ficou em R$ 300. A categoria mais vendida foi “Moda & Acessórios”, seguida por “Eletrodomésticos”, “Telefonia/Celulares”, “Livros” e “Informática”, respectivamente.
Pedro Guasti, diretor geral da E-bit, ressalta que a realização da Black Friday, no dia 29 de novembro, contribuiu para elevar os números do período. Na sexta-feira de descontos, o varejo online movimentou R$ 770 milhões, quebrando todos os recordes de faturamento do e-commerce brasileiro em um único dia. Na opinião do executivo, os consumidores aproveitaram os descontos relacionados à data para antecipar a compra dos presentes.
“A mudança no comportamento começou já no dia 28 de novembro, às 18h, Algumas lojas saíram na frente e disponibilizaram suas promoções mais cedo. A maior concentração de vendas foi na sexta, 29, mas o fim de semana também registrou alta e na segunda-feira, alguns comerciantes continuaram oferecendo preços mais baixos, na chamada Cyber Monday”, explicou. Durante a Black Friday 2013, a categoria mais vendida foi “Telefonia/Celulares”, seguida por “Eletrodomésticos”, “Moda & Acessórios”, “Informática” e “Eletrônicos”, respectivamente.