O desejo de marcas e empresas claramente é ter seu negócio com reconhecimento no mercado, por isso, estratégias em prol do bom posicionamento de marca devem ser planejadas, isso é o chamado branding.
As tendências nos estudos de marketing majoritariamente são originadas no exterior, em países cujo idioma mãe é o inglês.
Logo, é normal que os termos e expressões tenham base em outros idiomas, o que dificulta a compreensão.
O termo branding traduzido do inglês se refere à gestão de marca, abarcando ações de planejamento, estudo, marketing e desenvolvimento de estratégias com a finalidade de dar posição de destaque para a marca no mercado.
Devido aos avanços da era digital, existem estratégias de posicionamento focadas exclusivamente para o marketing digital.
Dentro do escopo das estratégias devem ser considerados aspectos como:
- Entendimento do público;
- Tendências do mercado;
- Alinhamento de interesses;
- Foco no segmento.
Tais aspectos irão impactar no momento de planejamento, de forma que este esteja efetivamente direcionado com a marca e surta os resultados esperados.
Vale ressaltar que o branding pode acontecer de diferentes maneiras, contando com workshop para mulheres, por exemplo, para criar mais sinergia com o público e dar fácil acesso da mesma com o cotidiano da marca.
É verdade que para construir o posicionamento no mercado deve ser levada em consideração a própria marca, seu nicho, tamanho e avaliar quais os interesses que justificam a sua criação.
A partir de tais preceitos, pode-se obter as respostas adequadas para a construção do branding, aplicado em segmentos distintos como de uma clínica dermo estética ou de uma empresa de manutenção de automóveis.
O dinamismo em aplicar métodos para que negócios de segmentos distintos atinjam seus objetivos é permitido graças a horizontalidade permitida pelo marketing, tornando seu acesso mais democrático.
O que é branding?
O reconhecimento de estética pelos consumidores é o desejo de grande parte das marcas, principalmente para marcas com foco no varejo.
Isso expõe que há referência no segmento e que as vantagens competitivas estejam definidas.
Isso porque a estética de marcas deve ser impactante, com cores e logo característicos, de modo a chamar atenção do cliente. Com a experiência positiva no estabelecimento, as cores e logo acionaram o gatilho mental da lembrança.
Embora contemple a estética de marcas, o branding não se resume a tão somente o visual, afinal o posicionamento no mercado requer a análise de outros aspectos.
Por isso, antes de ditar uma série de recomendações para a obter um bom posicionamento de marca, é preciso compreender os tópicos que compõem o branding e como sua aplicação reflete efetivamente no mercado.
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Planejamento
Tal como o próprio nome sugere, planejamento é o conjunto de ações voltadas para definir previamente as ações de um negócio.
A partir do planejamento é trilhado o caminho até que se possa atingir os objetivos iniciais firmados.
Certamente o planejamento é comum a diferentes áreas, mas com a devida aplicação ao segmento.
Para um hospital veterinário seu branding deve ser focado no marketing médico, onde o cliente é substituído por pacientes, o que requer mais tato no relacionamento e atendimento.
A personalização é fundamental para que o planejamento seja assertivo, no caso de negócios na área da saúde todos os aspectos devem ser aprimorados a fim de atender as necessidades e suprir expectativas.
Durante a etapa de planejamento, a realização de estudos acerca do nicho a ser atendido são válidos.
Com o intermédio de pesquisas se pode ter mais embasamento na implementação de métodos, ser assertivo e estar alinhado com o mercado.
Além disso, com o planejamento os gastos de projetos podem ser levantados, apoiando no direcionamento correto de investimentos a fim de evitar prejuízos.
Uma auto escola decidiu planejar o posicionamento de sua marca, dessa vez focando em um público diferente do habitual.
Logo, antes de tomar ações definitivas, precisou fazer o planejamento prévio para averiguar a viabilidade de começar a ministrar curso de pilotagem automotiva.
Com pesquisas e planejamento feitos, a auto escola pode iniciar sua criação de novas estratégias.
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Vantagens competitivas
As vantagens competitivas são atributos que diferenciam uma marca, produto ou serviço apresentados ao mercado e ao público.
Com a evidência das vantagens competitivas, o posicionamento frente à concorrência será assertivo, de modo que o cliente tenha a possibilidade de diferenciar sua marca e escolhê-la justamente por suas características únicas.
As vantagens competitivas adotadas por uma escola para criança foi contar com o ensino bilíngue integral em seu portfólio de soluções para pais que querem investir no melhor estudo aos seus filhos.
Com a realização do estudo, a escola percebeu baixa disponibilidade em sua região dessa modalidade de ensino, em resposta a lacuna no mercado, foi planejada a maneira de implementar tal modalidade para reforçar seu branding, ou seja, a força da marca.
A ação de fornecer novas soluções foi bem recebida pelos negócios na região, em resposta ao posicionamento feito pela escola, uma academia local decidiu fazer frente à concorrência investindo em novas modalidades.
Considerando seu nicho de atuação e pesquisas com o público, a academia passou a fornecer aula de pilates funcional para aprimorar a experiência de seus clientes e contar com soluções inovadoras, afinal foi um adicional para suas vantagens competitivas.
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Autoridade no mercado
Ser uma autoridade no mercado está atrelado a ter um branding bem construído, empresas que focam em ser referências nos seus respectivos segmentos, na verdade, estão focando em estratégias para ressaltar seu posicionamento.
No marketing digital, ganhar autoridade no mercado pode se dar pela criação de conteúdo informativo, o chamado marketing de conteúdo.
Uma ginecologista para jovens inclusive relata o lado benéfico ao ter investido no marketing digital, pois notou a facilidade em direcionar sua comunicação ao público e em implementar estratégias de posicionamento.
Com autoridade no mercado, marcas se consolidam como referência não só por seus consumidores e concorrentes, mas para o mercado como um todo.
Ser uma referência no segmento de atuação indica que as estratégias para promoção da marca estão sendo usadas corretamente, fator de apreciação mesmo por marcas de linhas de negócio distintas.
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Identidade visual e estética
De igual importância para o marketing pessoal, a estética e visual são relevantes para que as marcas possam se conectar de melhor maneira no mundo dos negócios e transmitir de modo visual o que verdadeiramente é a marca e seu propósito.
A importância do visual e estética é para que os consumidores possam ter o rápido reconhecimento de sua marca, disparando um gatilho mental para ressaltar os diferenciais que apresenta aos mesmos. Muito comum no segmento de redes globais em fast-food.
Em adição, o reconhecimento da identidade visual aponta para o reconhecimento das estratégias de branding, bastando analisar se sua marca está sendo impactada de forma positiva ou negativa ao mercado.
Importância do branding
A necessidade do investimento em táticas de branding vai ao encontro em demonstrar publicamente o que é a marca e justificar a sua existência, demonstrando que apesar de haver concorrência, a sua marca é a alternativa correta para os consumidores.
Se posicionar no mercado é um ato de expor ideias e princípios, conectar-se com o mundo dos negócios e garantir o futuro do próprio negócio em si.
Tão relevante para a empresa em termos de retornos financeiros, a construção de estratégias é necessária para que a empresa e toda a cultura disseminada pela mesma continuem a existir.
Cabe enfatizar que as estratégias de devem ser utilizadas por negócios de diversos segmentos e portes, incluindo gráficas que produzem totem fotográfico completo como vantagem competitiva, até um produtor de alimentos essenciais.
Certamente que a personalização de acordo com a frente de negócio se torna primordial para que tais estratégias sejam implementadas corretamente.
Sendo assim, dispor de investimento em branding é tomar foco dentro do contexto empresarial para que sua missão, visão e valores defendidos venham a ser expressados, e os objetivos de sua criação atingidos.
Considerações finais
É possível observar que as tendências no mundo dos negócios iniciam no exterior, mas devido a sua fácil adaptabilidade a diferentes cenários, as tendências se espalham de forma simplificada por todo o mercado.
Apesar de majoritariamente os conceitos de marketing derivarem de outros idiomas, na verdade são utilizados de maneira universal, pois compõem os requisitos da relação cliente e consumidor de empresas que são referência no mercado.
Além disso, para ser uma referência no mercado é preciso ter um forte posicionamento de marca, exigindo a estruturação de processos antes mesmo da implementação de estratégias a serem seguidas.
Etapas como realizar pesquisas de mercado, planejamento, ressaltar seus diferenciais em relação à concorrência, conquistar espaço com o ganho de autoridade são essenciais para que haja reconhecimento de marca no mercado.
Ao contrário do que parte das pessoas pensam, a construção de marca não é somente ter a identidade visual reconhecida, pois o reconhecimento é obtido com o emprego correto de estratégias assertivas na construção de marca.
Contudo, por ser considerada uma estruturação de processos, certamente as estratégias devem ser construídas a longo prazo.
Evitando que a ansiedade por resultados venha a impactar o atingimento de objetivos.