Muitas empresas, de ramos tão distintos quanto engenharia e manutenção de compressores, estão adotando soluções de tecnologia inteligente para incentivar a eficiência operacional e melhorar a experiência do cliente.
Por meio dessas plataformas, os profissionais de marketing podem obter uma compreensão abrangente do público alvo. As ideias coletadas desse processo podem ser usadas para gerar conversões e, ao mesmo tempo, aliviar a carga de trabalho desses colaboradores. Quer entender melhor sobre o tema? Então, continue com a gente!
O que é Marketing de Inteligência Artificial (IA)?
O marketing de IA usa tecnologias automatizadas com base na coleta e análise de dados e observações adicionais de público ou tendências econômicas que possam afetar os esforços de marketing.
Essas ferramentas usam dados e perfis de clientes para aprender a melhor forma de se comunicar com eles e, em seguida, fornecer mensagens personalizadas no momento certo, sem intervenção dos colaboradores, garantindo a máxima eficiência a curto e médio prazo.
Para muitos dos profissionais, o conceito é usado para executar tarefas mais táticas e que exigem menos nuances humanas. Os casos de uso de marketing de IA incluem:
- . Análise de dados;
- . Processamento de linguagem natural;
- . Tomada de decisão automatizada;
- . Geração de conteúdo;
- . Personalização em tempo real.
Se a IA já foi inserido até numa máquina sistema de automação, certamente o marketing não poderia ficar de fora!
Aplicação de IA no marketing
Está claro que a inteligência artificial tem um papel vital para ajudar os profissionais de marketing a se conectarem com os consumidores. Os seguintes componentes integram as principais aplicações atuais, que estão ajudando a preencher a lacuna entre as grandes quantidades de dados coletados de clientes e as próximas etapas acionáveis para campanhas futuras:
Aprendizado de máquina
A aplicação envolve algoritmos de computador que poderão analisar informações e serem melhorados, automaticamente, por meio da experiência. Os dispositivos analisam novas informações no contexto de dados históricos relevantes que podem informar decisões com base no que funcionou ou não no passado.
Desta forma, a IA jamais enviaria uma mensagem sobre uma promoção de aditivos químicos, para clientes que estão em busca de compressor de ar pistão.
Big Data e Analytics
O surgimento da mídia digital proporcionou oportunidades para os profissionais de marketing entenderem seus esforços e atribuirem valor com precisão aos canais (sejam eles Instagram, e-mail marketing e todos os outros).
Isso também levou a uma saturação excessiva de dados, já que muitos lutam para determinar quais conjuntos de dados valem a pena coletar. Por isso, foi preciso incentivar o uso da Big Data e do Analytics.
Soluções de plataforma de IA
Soluções eficazes baseadas em IA fornecem aos profissionais uma plataforma central para gerenciar as grandes quantidades de dados coletados. Com isso, há maior capacidade de tomada de decisões baseadas em dados e quais as formas de alcançá-los.
Por exemplo, diversos sites contam com cursos e soluções que podem ajudar os profissionais de marketing a obterem uma compreensão mais clara de como um cliente é receptivo a um esforço específico.
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Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.