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Como funciona o funil de vendas na prática?

Como funciona o funil de vendas na prática?

  • Todo cliente tem a sua própria história dentro de uma empresa, cada pessoa trilhou seu próprio caminho desde o momento que conheceu aquela até a compra de um produto ou serviço no final de tudo, algumas pessoas podem ter tido o primeiro contato em um tubo de cobre para gás espalhado pela cidade, outros só foram conhecer a empresa navegando pelas redes sociais.

 

  • Um pode ter comprado pouco tempo após conhecer sobre aquele negócio, enquanto outro usuário levou dias, até semanas para tomar sua decisão final, cada um tem a sua própria história vinculada a marca, porém no meio de tantas diferenças, todos possuem ao menos um ponto igual: a passagem pelo funil de vendas. 

 

  • Por mais diferente que seja sua trajetória, sem dúvidas você já passou por todas as etapas de um funil de vendas, esse é um conceito crucial dentro do setor comercial como um todo, impactando tanto o quanto a parte de vendas, afinal, saber os passos do seu consumidor e as etapas passadas por ele é algo fundamental para o bom desenvolvimento de um negócio. 

 

  • Mas como esse funil de vendas funciona na prática? Quais são suas funcionalidades e como podemos descrevê-lo de forma coesa? No texto de hoje, nós iremos explicar tudo sobre como funciona um funil de vendas na prática, bora conferir? Então vamos lá!

O que é um funil de vendas?

  • Um funil de vendas nada mais é, do que a representação de toda jornada de compra realizada por um usuário desde o primeiro contato que ele tem com uma marca até a concretização da sua compra, ou seja, ele reproduz todos os passos dados pelo consumidor desde o primeiro momento até o último relacionado a sua empresa. 

 

  • Ao contrário de um funil comum, o funil de vendas funciona de forma cíclica, sendo assim, os usuários entram no que seria a parte superior do funil, e vão descendo de forma gradativa após passar por uma série de etapas, com o passar do tempo, apenas potenciais conseguem chegar até o final do funil, enquanto outros que não possuem o menor interesse nas suas lixas para gesso acabam ficando pelo caminho. 

 

  • Pode parecer um pouco confuso mas pense da seguinte forma: ao conhecer uma empresa você entra dentro do funil de vendas bem no topo dele, ali você começa a conhecer melhor sobre aquela marca, seus produtos e serviços de uma forma mais sútil, após algum tempo, esse conhecimento passa a se tornar interesse e você procura cada vez mais sobre aquele negócio.

 

  • No fim das contas, depois de pesquisar você decide que tomará uma decisão seja ela positiva ou negativa, e por fim, concretiza de fato a ação. Talvez você nem percebeu, mas cada etapa passada representou uma parte do funil de vendas, para entendê-lo melhor, separamos aqui suas quatro etapas, bora conferir mais sobre elas?

Conscientização

  • A conscientização é a primeira etapa de qualquer funil de vendas, ela fica bem no topo do funil e representa justamente o ponta pé inicial que as pessoas têm em relação com o seu negócio, aqui ocorre o primeiro contato e o conhecimento sobre , até então, o usuário não conhece a sua empresa e essa conscientização inicial ocorre justamente nessa parte. 

 

  • Isso pode ocorrer de diversas maneiras diferentes, como uma busca orgânica no ou o recebimento de pagos diretamente nas redes sociais, e até mesmo a indicação de um amigo no boca a boca, o importante é que essa etapa é marcada pelo conhecimento, pela descoberta e é literalmente o contato inicial entre o usuário e a marca. 

 

  • Aqui ainda não se sabe sobre nada, o usuário não tem a certeza sobre o que procura e nem se aquela marca poderá suprir suas necessidades, enquanto isso a empresa ainda não conhece nada sobre o novo potencial cliente, tudo ainda é muito recente e o contato é extremamente superficial. 

Interesse e avaliação

  • A segunda etapa é considerada por muitos como a mais importante, aqui são considerados, todo interesse que a pessoa tem, por tanto, esse é o momento em que o usuário de fato, começa a querer saber mais sobre aquela empresa, fica curioso com seus serviços e produtos e corre para descobrir mais sobre tudo que engloba ela.

 

  • Aqui é a hora de pesquisar e avaliar todo apresentado ao cliente, então esse é o momento no qual o usuário procura avaliações de outras pessoas, testes e práticas dos produtos, reviews e a absorção de mais e mais conteúdos vinculados àquele negócio. 

 

  • É aqui que ele procura mais sobre a rosca trapezoidal, se ela realmente vale a pena, seus benefícios, qualidades e por aí vai. Esse é um momento de estudo e de absorção de informações, sendo crucial para a empresa apresentar mais coisas ao potencial consumidor e ao usuário entender melhor sobre aquele negócio e tudo que ele tem a oferecer. 

Decisão

  • A terceira fase do funil costuma ser uma das mais tensas que é justamente a chamada tomada de decisão, o usuário já conhece a empresa a fundo, sabe todos seus pontos positivos e negativos, estudou muito sobre ela e já tem informações suficientes para de fato, bater o martelo. 

 

  • O problema é que a concorrência é grande e com certeza, o usuário vai ter visto outros produtos e serviços de outros players dentro do , o que gera uma certa confusão e faz com que ele tenha que começar a pensar no que pode ser melhor para ele. 

 

  • Sendo assim, essa etapa consiste em escolher qual caminho seguir, e qual das suas opções ele irá dar uma chance de fato, essa é uma etapa complicada que acaba sendo benéfica para uma empresa e maléfica para outras. 

Ação

  • Por fim, temos a quarta e última etapa do funil de vendas que nada mais é do que a ação, esse é o momento de colocar a mão na massa e tomar uma decisão de fato, esse é o fundo do funil, daqui não passa e não tem mais para onde ir, então é o momento de sacramentar a compra. 

 

  • Em uma transação normal, essa é a etapa onde a pessoa clica no botão “” e concluir a transação de um produto, esse é um momento que pode ser considerado de muita alegria para ambos os lados, porém, por mais que esteja quase tudo certo, ainda existe uma chance do cliente desistir de última hora. 

 

  • A ação dele então, seria abandonar o carrinho e deixar tudo para trás, então esse é um momento chave para convencer o cliente, fazer boas ofertas e remover qualquer tipo de objeção que ele tiver pelo caminho. 

Como tudo isso se desenvolve na prática?

  • Agora que você conhece todas as etapas do funil de vendas, as coisas com certeza ficaram mais fáceis, não acha? Acredite, não tem nenhum bicho de sete cabeças, muito pelo contrário, na prática, o funil funciona de forma simples, bora exemplificá-lo?

 

  • Pense que uma pessoa tem um problema na sua piscina mas não sabe ao certo o que é, então ela começa a pesquisar sobre empresas que trabalham no ramo e acaba descobrindo uma nova marca, essa é a primeira etapa do funil e aqui é preciso garantir uma boa para ser encontrado. 

 

  • Depois disso, o usuário começa a sentir interesse no assunto e pesquisar mais sobre aquilo, avaliando pontos positivos e negativos e identificando o seu problema: ele precisa de uma válvula borboleta, então ele pesquisa mais e mais, e vai agregando informações dentro do seu acervo. 

 

  • Com a pesquisa feita em diversos locais diferentes, ele precisa tomar uma decisão sobre onde vai efetuar o serviço, nessas duas etapas conhecidas como meio do funil, é preciso caprichar nas informações, enviar conteúdos e manter o contato frequente com o usuário transformando ele em lead para deixar tudo ainda mais próximo. 

 

  • No fim, com a decisão tomada, o usuário vai de fato bater o martelo sendo o fundo do funil, aqui é preciso enviar propostas diretas e convencê-lo de que no final de tudo, essa é a decisão correta. 

 

  • Esse é o funil de vendas de forma prática e eficiente, o que achou? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

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