Ter uma boa estratégia de social media é fundamental para qualquer empresa, afinal, estar presente na internet é uma obrigação hoje em dia.
O marketing digital mudou completamente a maneira como as empresas divulgam seus produtos e serviços, e também mudou a maneira como o consumidor os compra.
Se antes bastava uma simples propaganda na televisão, hoje em dia, é necessário fazer uso de diferentes canais, como os sites, blogs e redes sociais.
Além disso, as marcas precisam fazer uso de diferentes estratégias para impactar seu público e se fortalecer no mercado em que atua.
Isso porque ao mesmo tempo em que o marketing digital democratizou a divulgação das empresas, ele também aumentou a concorrência.
Muitos empreendedores se empolgam com a possibilidade de crescer na internet, tendo em vista que as campanhas são financeiramente mais acessíveis. Mas, o que é mandatório no marketing digital é saber elaborar as estratégias.
Em plataformas como as redes sociais, isso é ainda mais importante, pois qualquer erro pode se transformar em um problema. E é aqui que entra o profissional de social media.
Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre ele, por que vale a pena investir e como criar uma boa estratégia de social media.
O que é profissional de social media?
O profissional de social media é relativamente novo no mercado, por essa razão, algumas pessoas ainda não sabem ou não compreendem o seu trabalho, possuindo até mesmo ideias equivocadas.
Entretanto, ele é responsável por monitorar as páginas de uma marca nas redes sociais, além de gerar conteúdo e mantê-las sempre atualizadas.
Sendo assim, ao contratar um profissional de social media, uma confecção de uniformes personalizados mantém seus perfis no Facebook, Instagram e outras plataformas, sempre ativos e em evidência.
Entretanto, o principal desafio de quem cuida das redes sociais é se manter sempre conectado com as tendências e as novidades que surgem no mercado e nas plataformas.
Mas é primordial manter esses canais sempre atualizados com conteúdos relevantes e do interesse do público, para gerar engajamento.
Outra função exercida nessa área é o planejamento estratégico e a análise de resultados, portanto, ser profissional de social media vai muito além de navegar pelas redes sociais.
Ele pode trabalhar em diferentes áreas, por meio de habilidades como análise, planejamento, capacidade imaginativa e pensamento analítico.
Portanto, para entender um pouco mais o seu trabalho, vamos falar sobre suas principais funções, que são:
- Planejamento;
- Conteúdo;
- Monitoramento;
- Liderança.
O planejamento diz respeito à análise de mercado, reconhecimento de tendências e desenvolvimento de estratégias de comunicação, ações publicitárias e conteúdos que serão publicados nas redes sociais.
Uma empresa de serviço de limpeza também pode contratar um social media para produzir conteúdos institucionais e promocionais.
Ele coloca em prática as estratégias desenvolvidas e seu trabalho ajuda o negócio a alcançar seus objetivos. Quando a criação desses materiais é delegada apenas a uma pessoa, ela precisa ter habilidades de redator e designer.
Por essa razão, é recomendável que a empresa tenha um time que cuide exclusivamente dessa parte.
O profissional de social media também cuida do monitoramento das estratégias, pois é dessa forma que elas serão eficazes e trarão o resultado esperado.
O monitoramento consiste na mensuração, análise e compilação das informações, de modo a comprovar a eficiência das estratégias e reunir dados que respaldam as correções necessárias.
Por fim, ele também precisa ter capacidade de liderar uma equipe, atuando como um gestor de mídias sociais, de modo a distribuir as atividades e avaliar os conteúdos que são produzidos.
Ao liderar uma equipe de social media, esse profissional também coleta dados e os monitora, tendo como objetivo alcançar sempre o melhor resultado.
Dentro de um fabricante de tela de proteção sacada, o profissional responsável pelas redes sociais também pode analisar redes, gestão de conteúdo, cuidar do relacionamento com o cliente, dentre outras possibilidades.
Por que investir em um social media?
O profissional de social media vai cuidar das redes sociais de uma marca, e essas plataformas são essenciais para a comunicação com o público e a divulgação de produtos e serviços.
Contratá-lo é uma forma de estabelecer uma relação mais estreita com o público do negócio, aproximando os seus produtos e serviços das pessoas que possam se interessar por eles.
A partir disso, elas passam a considerá-los como uma boa opção de compra e vão se lembrar da marca.
Esse investimento também é importante para conhecer melhor os clientes da empresa, além da maneira como os concorrentes se posicionam na internet.
Tudo isso é feito por meio de pesquisas que identificam as necessidades e opiniões das pessoas, além de seus comportamentos, hábitos e gostos.
Se uma empresa de portões automáticos tem essas informações, consegue melhorar consideravelmente suas estratégias nas redes sociais.
Contratar um profissional de social media também é uma maneira de economizar, uma vez que as estratégias nas mídias sociais se tornam mais assertivas e trazem excelentes resultados.
Ele também é capaz de aproximar a marca de seus clientes, de modo a superar uma mera relação de consumo.
Em outras palavras, cria-se um ambiente favorável para um relacionamento mais direto.
Por fim, vale a pena investir nesse profissional porque milhões de pessoas estão conectadas nas redes sociais 24 horas por dia, e ao utilizar uma boa estratégia nessas plataformas, fica mais fácil conquistar novos clientes.
Dicas para sua estratégia de social media
Empresas dos mais variados setores, incluindo as clínicas médicas, precisam ter uma boa estratégia de social media para se destacar. E algumas dicas para fazer isso são:
Alinhar as metas do negócio às estratégias
O primeiro passo é estabelecer as metas da empresa, caso contrário, não é possível medir os investimentos e o retorno obtido.
Mas, é importante ter cautela na hora de estabelecê-las, visto que é necessário que sejam específicas, atingíveis, relevantes e que tenham um tempo determinado.
Por meio dessa estrutura, a companhia garante que suas metas tragam resultados reais e vantajosos.
Saber quem é o público-alvo
Outro ponto importante é saber quem é o público-alvo do negócio nas redes sociais, pois é a partir disso que a organização consegue criar conteúdos relevantes que os seguidores vão compartilhar, curtir e comentar.
Tenha em mente que quanto mais a empresa estiver envolvida com o seu público, mais as pessoas terão afinidade com ela.
Também é muito mais fácil para qualquer marca, como uma empresa de internet, vender para quem ela conhece e tem um relacionamento.
Ademais, saber quem são os seguidores é uma forma de conhecer seus desejos e necessidades e oferecer algo que realmente seja compatível com o que precisam.
Acompanhar as métricas
As redes sociais existem o que chamamos de métricas de vaidade, como no caso da quantidade de curtidas, números de seguidores, entre outros.
Mas, dentro dessas plataformas, é importante avaliar o que realmente gera valor para o negócio.
Um exemplo disso é o nível de engajamento do público e a capacidade que a empresa tem de gerar leads. Nesse contexto, é crucial manter o foco nas taxas de conversão, geração de leads e referências.
A partir disso, um hotel para casais consegue saber um pouco mais sobre a localização de seus seguidores, seu gênero, faixa etária, horário em que utilizam as redes sociais, dentre outras informações.
Escolher as plataformas
Com base nas informações do público, fica mais fácil escolher as redes sociais onde o negócio deve estar presente. Faz sentido criar um perfil em cada uma, se o público não está em todas elas.
Além disso, é importante criar ações diferentes para cada plataforma, de acordo com suas especificações e características.
Criar um calendário de postagens
A qualidade dos conteúdos é fundamental, mas também é importante seguir um fluxo de publicações para alcançar o máximo de resultados.
No calendário, uma empresa de serviço de entrega expressa vai listar as datas e horários de publicação e o tipo de material que será postado. Assim, tudo será feito no horário ideal.
Para facilitar esse trabalho, as companhias podem investir em ferramentas que agendam as postagens e automatizam esse trabalho.
Fazer testes
As estratégias nas redes sociais só trazem resultados se forem mensuradas e analisadas.
Os testes e avaliações são o melhor caminho para ajustar uma campanha que não está trazendo resultado e melhorá-la.
Além de obter mais retorno, a marca evita gastos desnecessários e torna seu investimento nas redes sociais muito mais lucrativo e assertivo.
Conclusão
Seguindo as dicas deste conteúdo, uma empresa pode criar uma boa estratégia de social media, mas para ter acesso aos melhores resultados, nada como contar com um profissional da área.
Ele vai estruturar as campanhas e ações nas redes sociais, promover a marca e aproximá-la de seus clientes e potenciais clientes.