- A internet trouxe uma série de inovações para o mercado, e uma delas é a facilidade de se converter leads em vendas. Antes, era necessário um grande esforço para conseguir um novo cliente para seu negócio de multiplicador de torque, desde o primeiro contato até a venda.
- Mas hoje, com as ferramentas certas, é possível automatizar todo esse processo e aumentar significativamente as chances de fechar uma venda.
- Neste artigo, vamos mostrar como converter leads em vendas utilizando a ferramenta de automação de marketing RD Station. Com ela, você pode criar campanhas para nutrir os leads até que estejam prontos para comprar, além de automatizar o envio de e-mails e o follow-up após a compra.
Leads x Clientes: O que é diferente?
- Muitas pessoas usam os termos “leads” e “clientes”, mas eles são realmente muito diferentes. Um lead pode se tornar um cliente, mas nem todos os leads se tornarão seus consumidores. Aqui estão as principais diferenças entre eles:
- Leads são potenciais clientes, dessa forma, eles podem se tornar clientes, mas ainda não o são. Clientes são aqueles que já compraram ou contrataram seus serviços.
- Os Leads podem ser gerados de várias maneiras, incluindo listas de compradores em potencial para sua empresa de uniformes profissionais, formulários de inscrição em sites ou blogs, pesquisas on-line e mídias sociais. Clientes geralmente chegam através de referências ou porque eles já estão familiarizados com sua marca.
- É importante ter um processo para converter leads em clientes, pois isso aumentará significativamente as chances de sucesso do negócio. Muitas vezes, isso envolve acompanhamento dos leads através do ciclo de venda e oferecendo incentivos para que eles comprem ou contratem seus serviços.
Qual o perfil do seu lead?
- Com a popularização das redes sociais, é cada vez mais comum as pessoas buscarem pelo perfil ideal de um cliente em potencial. No entanto, é importante ter em mente que não existe um perfil único para todos os leads, afinal cada um deles pode ter características e necessidades diferentes.
- Por isso, é fundamental conhecer o perfil do seu público para que você possa direcionar sua comunicação e ofertas de acordo com as necessidades dele. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a descobrir qual é o perfil do seu lead:
Identifique o segmento do seu lead
- Antes de tudo, você precisa identificar qual o segmento do seu lead, isso vai influenciar diretamente as características que você deve buscar. Por exemplo, se você está trabalhando com clientes B2B, eles tendem a ser profissionais experientes e bem informados sobre o mercado.
- Os leads B2C tendem a ser mais leigos e interessados em produtos e serviços que simplificam sua vida, como um carrinho plataforma para levar produtos muito pesados.
Analise o histórico de compras/interações
- Outra maneira de descobrir qual o perfil do seu lead é analisando o histórico dele com a sua marca e quais produtos/serviços ele já comprou/contratou? Qual foi a frequência dessas compras/contratações? A partir daí, você pode inferir algumas características dele, como nível de interesse, necessidades específicas etc.
Faça perguntas diretas
- Uma forma mais direta (porém menos precisa) de descobrir qual o perfil do seu lead é fazer perguntas diretamente para ele – isso pode ser feito por meio de pesquisas online ou entrevistas presenciais. Pergunte sobre sua situação atual, objetivos futuros etc. Com base nas respostas desse lead, você poderá montar um perfil mais detalhado dele.
3 dicas para converter os leads em vendas?
- Os leads são o resultado final de todo o trabalho árduo que você faz para atrair potenciais clientes para o seu negócio. Apesar de todo o seu esforço, muitas vezes eles não se tornam vendas para sua empresa de bomba hidráulica. Aqui estão algumas dicas para converter os leads em vendas.
1. Segmente seus leads
- Leia mais sobre a importância de segmentar os consumidores. Isso significa dividi-los em grupos com base em critérios como localização, idade, sexo e interesses. Dessa forma, você pode enviar ofertas específicas para cada grupo, aumentando suas chances de converter os leads em vendas.
2. Ofereça algo exclusivo aos seus clientes
- Oferecer algo exclusivo aos seus leads, como um cupom de desconto ou um produto gratuito, pode ser o que faltava para convencê-los a comprar de você. Essa é uma ótima forma de fidelizar os clientes e aumentar as vendas do seu negócio.
3. Mantenha o contato regularmente
- Por fim, manter o contato com os seus leads através do envio de newsletters e ofertas personalizadas, é uma ótima maneira de construir relacionamentos duradouros e fazer com que as pessoas comprem regularmente da sua loja.
- Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.