- O Branding é a arte de criar e manter uma marca forte e distinta. Afinal, é o conjunto de elementos visuais e verbais que compõem a identidade da marca e ajudam os consumidores a reconhecê-la. O Rebranding é o processo de mudança da imagem de uma marca, geralmente para refletir uma mudança nos negócios ou na estratégia da empresa.
- As organizações utilizam essa estratégia por vários motivos, como reposicionar a marca para atrair um novo público-alvo, modernizar sua imagem para ficar mais atual ou simplesmente para dar um novo fôlego à marca. À medida que as empresas crescem e evoluem, elas podem precisar fazer rebranding para se manterem relevantes.
- As organizações utilizam esta estratégia por vários motivos, como reposicionar a marca para atrair um novo público-alvo, modernizar a sua imagem para ser mais atual ou simplesmente para dar um novo fôlego aos negócios. À medida que as empresas crescem e evoluem, elas precisam explorar diferentes técnicas para se manterem relevantes.
- Neste artigo, vamos abordar a diferença entre Branding e Rebranding, juntamente com alguns exemplos para mostrar como usá-los corretamente. Gostou do tema? Então acompanhe a leitura!
Diferença na prática entre branding e rebranding
- Branding e Rebranding são dois conceitos muito importantes para quem busca gerar um impacto positivo na percepção de seu público. Ao mesmo tempo, são conceitos diferentes que já fizeram parte do planejamento estratégico das empresas mais bem-sucedidas. Mas qual é a diferença entre os dois métodos?
- Para ajudá-lo, vamos exemplificar com o caso do exaustor axial. O Branding envolve ações estratégicas para criar uma marca forte e consistente, capaz de causar um impacto considerável no público-alvo e nos concorrentes diretos do mesmo produto e, eventualmente, aumentar as chances de vendas.
- Já o Rebranding é necessário para atualizar a imagem da marca, após uma mudança no mix de produtos ou serviços de conserto de bomba de água, por exemplo, assim é possível garantir a lealdade do público.
- Portanto, é importante entender que os dois conceitos possuem objetivos diferentes, sendo necessário adequar a estratégia para atingir o resultado desejado, seja para projetar a sua marca ou aumentar o alcance do seu produto/serviço.
Por quais motivos as empresas optam pelo Rebranding
- Os motivos pelos quais as empresas optam pelo rebranding podem ser variados. Afinal, quando uma organização deseja atualizar sua imagem, como parte de um novo posicionamento no mercado, esta é uma boa razão para recorrer ao rebranding.
- No entanto, muitas vezes, a empresa precisa reinventar seu produto de resistência cartucho para se destacar da concorrência, ganhar uma fatia maior das vendas e ampliar seu alcance.
- Outro momento em que é aconselhado recorrer ao rebranding é após a aquisição de outra empresa. Isso é muito importante para que a identidade visual seja mantida e a nova organização seja incorporada de maneira harmoniosa. O Rebranding é uma oportunidade para modernizar a imagem da empresa, criar um novo slogan e inteirar os clientes sobre as mudanças.
Casos de sucesso de Rebranding
- O Rebranding é uma ótima maneira de entender como mudar a imagem de um negócio. Ao implementá-lo de maneira eficaz, pode ajudá-lo a melhorar a imagem de uma empresa no mercado, criando assim um valor ainda maior para ela. Aqui, apresentamos alguns casos de empresas que realizaram o Rebranding de maneira bem-sucedida.
Microsoft
- Uma das primeiras empresas grandes a ter essa experiência no negócio foi a Microsoft. O principal objetivo era oferecer aos seus usuários mais recursos, novas tecnologias, e experiências melhores para as pessoas. Como parte desse processo, eles decidiram mudar a sua imagem corporativa e adotar um visual mais moderno.
IMB
- Outro caso de sucesso veio da empresa de tecnologia IBM. Essa corporação decidiu mudar a sua identidade com o objetivo de criar uma imagem mais moderna, que pudesse ajudar a conquistar novos clientes. Dessa forma, eles reformularam seu site e melhoraram seus produtos, tornando-o mais eficaz e promissor.
- Esses são alguns exemplos de como as grandes empresas usaram o Rebranding para fazer suas marcas se destacarem no mercado. Porém, para que esse método seja bem-sucedido, é importante que a sua empresa de conserto de aquecedor a gás, por exemplo, tenha ferramentas eficazes, campanhas de marketing bem planejadas entre outras estratégias.
- Com esses elementos, é possível criar marcas fortes e bem sucedidas. Agora que você entendeu a diferença entre Branding e Rebranding, é importante saber aplicá-los na sua organização. Ambos os processos são essenciais para o crescimento e fortalecimento de uma marca, mas demandam abordagens diferentes.
- Se você está em busca de uma renovação da identidade visual da sua empresa, o Rebranding é a solução ideal. Já se o objetivo é construir uma imagem forte e duradoura, o branding é a escolha certa.
- O que achou do texto de hoje? Curtiu saber mais sobre a diferença entre o posicionamento da marca e o reposicionamento? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!
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