- O inbound marketing é um dos termos que está na boca do povo e não é para menos, também conhecido como marketing de atração, essa é uma estratégia que costuma gerar resultados efetivos para qualquer empresa, já que consiste na estratégia de atrair e converter clientes de maneira totalmente orgânica.
- Desta forma, diferente do marketing tradicional que estamos acostumados a ver, das empresas realizando propagandas diretas e oferecendo produtos de forma até considerada invasiva, o inbound faz com que o consumidor chegue até a sua empresa, trazendo muito mais naturalidade a todo o processo, funcionando quase como um eletroimã para atrair pessoas.
- Mas para que ele seja eficiente, você deve ir muito além de apenas produzir seus conteúdos, é necessário conhecer e entender exatamente, qual é e como funciona a chamada jornada do cliente.
- No texto de hoje, iremos mostrar como usar a jornada do cliente e o inbound marketing juntos ao seu favor, fazendo com que você melhore seus resultados e transformando sua empresa em algo efetivo, bora conferir? Então vamos lá!
O que é o inbound marketing e a jornada do cliente?
- Antes de abordarmos como esses conceitos podem ser favoráveis nas suas estratégias de marketing, é preciso entendê-los, começando pelo inbound marketing, ou como já citamos acima, marketing de atração. Este é um termo que consiste em atrair novos consumidores de maneira orgânica, fazendo com que eles cheguem até a sua empresa, e não que você vá até eles.
- Ou seja, ele procura ser o oposto do que vemos no marketing tradicional, quando um negócio costuma ir atrás de seus clientes, sendo até mesmo invasivo em determinadas situações. Mas para chegar até as pessoas certas, o inbound aproveita de diversos recursos diferentes, focado principalmente na produção de conteúdos como blog posts, infográficos, podcasts, vídeos, e-books entre vários outros.
- Já a jornada do cliente nada mais é do que o caminho traçado por um consumidor desde o primeiro contato que ele teve com o seu negócio até, finalmente, se tornar um cliente da sua marca, sendo assim, esse é um conceito que se refere ao passo a passo de uma pessoa e sua história na sua empresa.
- Grande parte das pessoas não visitam um site prontas para comprarem um produto, elas até podem entender que existe uma necessidade de proteger seus equipamentos em ambientes externos e que um rack outdoor pode ser de grande valia, porém, ainda não estão preparadas para comprar, então, a jornada do cliente trata de acompanhar e enviar conteúdos adequados para o consumidor durante todas as etapas antes da conversão.
Como o inbound marketing e a jornada do cliente se completam?
- Agora que você já entendeu melhor sobre os dois termos, talvez fique um pouco mais claro de perceber como eles podem se complementar e como é possível utilizar o inbound marketing dentro da jornada do cliente ao seu favor.
- Ambos os conceitos são cruciais dentro do mundo do marketing, cada um possuindo sua respectiva importância, mas a relação entre eles é muito mais forte do que você imagina. O inbound marketing reúne uma série de estratégias para atrair e converter um cliente e a jornada do cliente é justamente o caminho que ele traça desde o contato até a finalização.
- Desta forma, usar essa estratégia consiste em produzir os conteúdos certos, da maneira correta, fazendo com que o consumidor tenha em mãos, materiais compatíveis com cada etapa de compra, o que aumenta consideravelmente as chances de você ter um final feliz e criar uma conexão tão forte entre sua marca e o seu público quanto um eletricista tem com conectores elétricos.
Como usar o inbound marketing e a jornada do cliente ao seu favor?
- A primeira coisa que você deve definir é a divisão existente dentro da jornada do cliente, ela costuma ser separada em três etapas principais: a conscientização, educação e decisão. A primeira etapa é quando o consumidor não sabe que tem um problema e ainda está meio perdido no meio de tudo, procurando ler assuntos que te interessam e consumir conteúdos agradáveis.
- Então, essa é a hora de vir com materiais de conhecimento, que ajudem a conscientizar essa pessoa, procure por algo bem introdutório, como blog posts e vídeos que falem sobre o assunto de uma maneira básica, essa é a parte que você atrai as pessoas até o seu negócio, então quanto mais resumido, e bem explicado for, melhor e mais efetivo será.
- A segunda etapa é a de educação, o cliente já possui algumas informações sobre aquele segmento em específico, já compreende as suas necessidades, entende que tem um problema e agora começa a pensar em contratar uma solução para suprir essa sua necessidade.
- Nessa fase, ele começa a ver as opções disponíveis e cogita sobre qual seria a melhor para ele, aprendendo mais sobre o tema e se aprofundando no assunto, então, os conteúdos de inbound que aparecem são aqueles mais extensos como os materiais ricos, os principais são os ebooks, webinars, whitepapers, podcasts e até mesmo blog posts mais extensos.
- Aqui é a hora de apertar como uma porca gaiola e aparar qualquer ponta solta, resolvendo dúvidas, apresentando um material completo e que vá ajudar o consumidor a entender ainda mais sobre o assunto.
- Por fim, a terceira e última fase é a de decisão, esse é o estágio que a pessoa já sabe sobre a sua empresa e está com um elo forte entre vocês, então é hora de produzir conteúdos mais diretos, que mostrem seus produtos e serviços com muito mais propriedade.
- Separe alguns materiais como cases de sucesso para mostrar autoridade, além é claro, dos bons e velhos blog posts, aqui você precisa convencer o consumidor de que a sua empresa é a opção certa.
- Viu só como dá para juntar o inbound marketing com a jornada do cliente e transformar ambos ao seu favor? Eles se complementam e recomendamos que utilize o conteúdo certo em cada etapa de cada pessoa.
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- Esse artigo foi escrito por um criador de conteúdo do Soluções Industriais.