- A decisão de compra dos consumidores passa por pesquisa na internet. Isso acontece até mesmo com clientes corporativos. Segundo pesquisas, eles usam informações dos meios digitais sobre produtos e serviços que necessitam para a tomada de decisão.
- Diante disso, imagine ser uma empresa especializada em puxadores de plástico, com um blog recheado de conteúdos com dados relevantes sobre o equipamento? Certamente é estratégico para gerar interesse de compra desse tipo de cliente.
- Assim, deseja criar conteúdos de qualidade para blogs é altamente importante para os negócios, já que traz muitos benefícios, como:
- – Aumento da autoridade;
- – Reconhecimento da marca;
- – Ajuda a educar o consumidor sobre serviços ou produtos;
- – Melhora a fidelização de clientes e o pós-venda;
- – Entre outros.
- Mas quais são as bases para a construção de conteúdos que gerem alto interesse? Para ajudar nesse quesito, produzimos este artigo com dicas que servem para criar textos eficientes, seja para divulgar produtos técnicos, como um compressor de ar pistão, ou generalistas, como itens de cozinha, por exemplo. Venha conosco e boa leitura!
1 – Construa a persona
- A construção da persona, sendo basicamente traçar o perfil do cliente ideal por meio de dados fictícios e não fictícios, é fator principal na produção de conteúdos para blogs que realmente sejam impactos, ou seja, geram grande interesse dos consumidores.
- Isso porque o conhecimento do cliente, que abrange entender quais são as suas necessidades, desejos, interesses, dificuldades, expectativas, hábitos de compra, entre outros, norteiam a produção de textos que vão focar nesses pontos e assim captar a atenção do cliente-alvo.
2 – Pesquise palavras-chave
- As palavras-chave são uma das técnicas que compõem uma estratégia de SEO, que em português significa otimização para motores de busca, algo essencial para elevar as chances dos conteúdos do blog aparecem nos resultados de pesquisa do Google.
- É fundamental que o planejamento de palavras-chave contemple termos que remetem ao nicho de negócios. Por exemplo, se a empresa atua com cone de sinalização, o nome precisa estar no decorrer do conteúdo para que desta forma, os motores de busca do Google possam apresentá-lo na busca ao usuário que pesquisa pelo termo.
- Além dos textos, é estratégico também incluir as palavras-chave nas imagens para aumentar a correspondência ao conteúdo.
3 – Diversifique os formatos de conteúdo
- Para tornar o blog mais atrativo para o público, aposte na diversificação dos formatos de conteúdos. Mescle artigos textuais com infográficos, e-books, vídeos, white papers, entre outros.
- Assim o blog consegue atender os consumidores que têm preferências de consumo de conteúdos distintos.
4 – Planeje a produção de conteúdos
- É prejudicial para o alcance de audiência a falta de recorrência de postagem. Por isso, é determinante para o aumento da visibilidade e visitas, que a plataforma tenha um cronograma de postagens com temas de conteúdos bem planejados.
5 – Mensure os resultados
- Para entender quais tipos de conteúdos são mais interessantes para o consumidor, o caminho é avaliar os resultados de cada postagem.
- As métricas de mensuração, basicamente, engloba aspectos de interatividade, como comentários, curtidas e compartilhamentos e, é claro, mapeamento sobre quais conteúdos levaram à decisão de compra.
- Estas foram dicas para criar conteúdos de alta qualidade para blogs. Se gostou compartilhe nas suas redes sociais.