- Com o fluxo de informações intenso, conseguir atrair a atenção dos consumidores tem sido um grande desafio para as marcas e empresas. Diferentemente de décadas passadas, a tela de um celular leva o internauta a um mundo infinito de possibilidades.
- Desta forma, é necessário estar atento ao mercado e às estratégias de marketing para captar a atenção de novos clientes e fidelizar aqueles que já estão acostumados a fazer negócios com seus produtos ou serviços.
- Uma empresa de oxigênio medicinal, por exemplo, precisa ter uma equipe de marketing completa e qualificada para desenvolver estratégias que vão suprir as necessidades do usuário. Mas é preciso agilidade e conteúdos marcantes, já que o visual acaba deixando uma boa ou má impressão.
- Um dos passos iniciais é adotar a plataforma de automação de marketing para que diferentes áreas estejam integradas. O resultado disso é marcante: aumento das vendas e a colaboração entre as equipes de marketing e vendas. Integração entre as áreas é fundamental!
1 – Quem são seus clientes?
- Uma pesquisa revelou que sete em cada dez consumidores preferem conteúdos e propagandas, que estejam alinhadas aos seus interesses sociais e estilo de consumo. As plataformas de automação de marketing permitem que as organizações conheçam o hábito de cada um, suas preferências e histórico de compras. Isso permite promoções direcionadas e fidelização.
2 – Experiências de acordo com o canal
- Não poupe esforços para chamar e prender atenção dos consumidores nos mais variados canais e formatos. E-mail, dispositivos móveis, sites, redes sociais e muitos outros devem ser utilizados e personalizados. Vende bobina de papel? É fundamental ter uma linguagem adequada não apenas de acordo com o canal em que está, mas também com seu público-alvo.
3 – Seja especialista em dados e tenha vantagem sobre os concorrentes
- Infelizmente, muitas empresas e marcas não costumam adotar a automação de marketing e acabam ficando em desvantagem. É comum que suas equipes tenham muita dificuldade em coletar integralmente os dados para fazer a correta análise. É possível reunir todos os dados de perfil de clientes, de campanhas publicitárias e de outros departamentos em uma única plataforma.
4 – Planejamento
- A automação de marketing permite a eliminação de tarefas repetitivas e manuais associadas às campanhas de publicidade. Um bom exemplo é o pós-venda, que permite que a empresa se conecte diretamente ao comprador para futuras vendas.
- Se você tiver um negócio de calibração de instrumentos, por exemplo, é fundamental mostrar e provar que sua empresa é a melhor da área e que aquele negócio vai satisfazer os novos clientes e fidelizar os mais antigos.
- Viu como é possível prender a atenção do consumidor em poucos passos? No entanto, aposte sempre em estratégias profissionais e consolidadas. As mais variadas marcas, empresas, produtos e serviços estão diariamente na internet e com os mais diversos tipos de publicidade.
- É fundamental estar preparado para fazer a diferença, conquistar novos consumidores, fidelizar os antigos e ter muito sucesso em seu negócio. O que achou do texto de hoje? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais