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4 formas de se comunicar com o cliente de forma indireta

4 formas de se comunicar com o cliente de forma indireta

  • Não há como negar que a comunicação com o cliente gera autoridade, proximidade com as pessoas interessadas pelos seus produtos e lucros que aumentam progressivamente ao longo do tempo.
  • Isso vale para setores tão distintos quanto os de exaustor centrífugo ou automotivo, mas não pode aparecer de qualquer jeito em sua estratégia. Para compreender melhor sobre o assunto, continue com a gente!
  • O que é comunicação com o cliente?
  • A comunicação com o cliente nada mais é do que a interação entre a marca e as pessoas que se comunicam com a mesma. Esses momentos ocorrem durante toda a jornada e, geralmente, estão relacionados a campanhas de , promoções de vendas e problemas relacionados a serviços.
  • Existem muitos outros motivos pelos quais os clientes interagem com as empresas, sem mencionar a infinidade de canais que existem. Ou seja, é como um toldo articulado que protege não só essas pessoas, mas também suas informações e dados.
  • As três principais maneiras pelas quais um cliente é atraído para uma empresa são por meio de marketing, vendas e atendimento. Em cada um deles, vemos diferentes necessidades, objetivos e expectativas em relação à sua marca. Todas essas são oportunidades para sua marca adquirir, e encantar seus clientes.
  • Quais as de se comunicar com o cliente?
  • Demonstre empatia e gratidão

  • Na comunicação também vale a máxima de que você deve tratar os outros como quer ser tratado. Ou seja, esse diálogo, seja nas redes , em ligações telefônicas e etc., precisa apresentar uma voz coerente e palavras bem descritas.
  • Pode parecer simples, mas garantir que cada uma das interações com o cliente demonstre sua empatia é um longo caminho e é tão imprescindível quanto o investimento em confecção de uniformes para todos os colaboradores. Para que esse processo aconteça,  faça o seguinte:
  • Agradeça seus clientes: Agradeça a eles pela paciência, no caso de alguma demora ou dificuldade no serviço, pela compreensão se sua empresa cometer um erro, pela lealdade ao renovarem uma assinatura ou comprarem novamente e, claro, por compartilharem seus comentários, sejam eles bons ou ruins;
  • Seja empático quando houver reclamações: Diga “me desculpe” ou “sinto muito” por qualquer problema que esteja afetando o deles.
  • Acompanhe, com atenção, cada comunicação com o cliente

  • É de extrema acompanhar, com responsabilidade, cada comunicação com o cliente. Tudo para que tenhamos uma resolução nos problemas, dúvidas, anseios e etc. Um fórum para comentários ou como os chatbots podem beneficiar esse diálogo (e são investimentos que cabem no bolso de todos).
  • Isso pode vir por telefonemas, ou . E a comunicabilidade com os seus clientes, se feita de maneira equivocada, pode não resolver os problemas e gerar um mal estar. Por isso, invista em colaboradores experientes para suprirem e driblarem todos esses detalhes.
  • Com transparência

  • É extremamente importante ser transparente ao se comunicar com seus clientes, especialmente se for sobre um engano ou erro causado por você ou por seu produto. Use empatia e gratidão, não hesite em explicar a situação, peça desculpas pelo problema e comunique como aconteceu. 
  • Na era atual de violações de dados, os clientes querem entender, além de tudo, como o protegerá quando houver problemas, ou seja, precisa de um passo a passo e de uma espécie de alarmes de incêndio para tranquilizá-lo. 
  • Certifique-se de estar preparado e com comunicações transparentes durante momentos como este. Contudo, se não estiver, peça orientação a todos aqueles que estão junto de você.
  • Use aquilo que o cliente diz a seu favor

  • Pedir feedback regularmente aos clientes por meio de pesquisas é uma maneira eficaz de possíveis problemas. Ao mesmo tempo, elas oferecem àqueles interessados na marca, uma maneira de expressar seus pensamentos – assim, se sentirão valorizados. 
  • Sua empresa pode já ter um processo para solicitação de perguntas e respostas regulares. Nesse caso, equilibre a vontade de jogar uma infinidade de notícias e informações em seus clientes, pois isso levará sua pesquisa à exaustão.
  • Siga com todas essas diretrizes traçadas e mantenha-se focado!
  • Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.
  • Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais

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