Anúncio para ferramenta de busca se refere aos anúncios mostrados em alguns websites, redes sociais ou nos resultados das pesquisas. Para criar um anúncio online você deve usar algumas plataformas, a mais conhecida delas é o Google AdWords. Essas plataformas são criadas exatamente para isso: mostrar o seu anúncio no Google, em websites parceiros do Google, etc. Outro exemplo de plataforma é o Facebook Ads Manager, que ajuda você a criar publicidade especificamente para o Facebook.
Para entender um pouco melhor como o anúncio para a ferramenta de busca e essas plataformas funcionam, selecionamos alguns termos fundamentais. (Tomaremos aqui como base a plataforma do Google Adwords, que é a mais usada para anúncios online)
1. Direcionamento
De acordo com a rede de conexões, o direcionamento pode ser feito em diversos métodos. O seu anúncio pode ser feito voltado para a palavra-chave, por exemplo. A palavra-chave é o termo relacionado ao seu tema específico que as pessoas introduzem na ferramenta de busca para achar o produto ou serviço pelo qual estão procurando. Para configurar uma campanha com foco na palavra-chave você deve inserir aquelas palavras que combinem com o seu anúncio.
Você também pode usar área de atuação ou idioma para atrair potenciais clientes. Além dessas possibilidades ainda há um dispositivo de direcionamento, que permite que o seu anúncio seja mostrado apenas nas buscas feitas em dispositivos móveis, por exemplo. Há ainda o direcionamento de audiência, que limita os anúncios mostrados apenas para pessoas que já visitaram o seu site, esta estratégia é chamada de redirecionamento ou remarketing.
Existem ainda outras possibilidades de rede de exibição, nas quais você pode disponibilizar a imagem do seu anúncio. Você pode configurar os anúncios para aparecerem de acordo com palavras-chaves, que segue o mesmo princípio da rede de pesquisa.
Já o direcionamento contextual exibe os seus anúncios apenas em websites com as mesmas palavras-chaves que você selecionou.
Existe ainda o direcionamento por tópico, que exibe o seu anúncio apenas em websites cujo assunto é o mesmo daquele exibido no anúncio em questão.
Além dos direcionamentos descritos anteriormente – de palavra-chave, contexto e tópico – o direcionamento do seu anúncio pode ainda ser feito baseado em outros critérios, tais como localização, idioma, público-alvo ou até mesmo dispositivo (esses critérios são os mesmos usados pela rede de busca)
A rede de display permite a você adicionar localização do seu direcionamento, onde o seu anúncio será mostrado, websites escolhidos manualmente por você. Você pode ainda selecionar um website por completo ou apenas uma parte dele.
2. Páginas de destino
A página de destino é a página para a qual os consumidores são destinados após clicarem no seu anúncio. Quando você cria um anúncio, é necessário especificar uma URL final para a qual o seu visitante será encaminhado. O endereço da página de destino e da URL final devem compartilhar o mesmo domínio. Uma parte importante da propaganda online é a experiência da página de destino, que pode ser definida pela relevância da sua página, utilidade das informações disponibilizadas, navegação do usuário e número de links disponíveis.
3. Bid/Proposta
O bid é o valor que você está disposto a pagar para mostrar o seu anúncio nos resultados da ferramenta de busca e, assim encorajar as pessoas a clicar neste anúncio. No próximo artigo, mostraremos qual é a estratégia de bid ideal para cada estratégia de marketing.
4. Impressão
Impressões são o número de vezes que o seu anúncio aparece nos resultados das pesquisas feitas pela ferramenta de busca ou em websites do Google. Cada vez que o seu anúncio é mostrado em algum lugar, isso conta como uma impressão.