Se não tiver uma marca a ser trabalhada, considere o enfoque de SEO na escolha.
Se você já tem uma marca que pretenda trabalhar ou que já venha sendo trabalhada, em tese, você já dedicou tempo considerando essa escolha, assim, seu domínio deve ser sua marca.
Domínio é o nome que vai ser seu endereço na Internet.
É bom deixar claro que um bom domínio ajuda, mas, por si só, não significa muito. Você vai encontrar na internet páginas terríveis com ótimos domínios e vice-versa. Agora, um bom domínio, que leva a um bom site, que oferece um bom serviço é uma combinação imbatível.
Em qualquer situação diferente desta, você deve considerar que a escolha do seu domínio pode ser tão importante como a escolha do nome da sua empresa, até porque sua empresa pode acabar sendo conhecida pelo nome de seu domínio.
Pense em 3 fatores prioritariamente: Marca, Rankings e Links.
À escolha do nome/marca do seu negócio denominamos naming. No Brasil o registro de domínios pode ser feito pelo site www.Registro.br. Pense em 3 fatores prioritariamente: Marca, Rankings e Links. Vamos às dicas para a escolha do melhor domínio possível para seu site:
1. Voltemos à preocupação de usar o nome de sua empresa, sua marca, como domínio. Você deve se perguntar: Quero que minha empresa fique conhecida prioritariamente ou exclusivamente pelo assunto tratado nesse site? Se a resposta for sim, use o nome de sua empresa. Se não, menor é a indicação de usar sua marca como seu domínio. Nesse caso crie um site institucional sua marca como domínio e sites individuais para cada situação/produto/serviço específicos, todos vinculados à página institucional. No caso de você considerar usar sua marca como domínio, todo trabalho feito no site trabalha também sua marca. Lembre-se, porém, que isso vale para o bem e para o mal. Se você trabalhar exclusivamente um tipo de serviço e não funcionar, para as buscas, por muito tempo, seu site ficará ligado àquela atividade, mesmo se sua empresa decidir parar de prestá-la.
2. Se seu site é brasileiro, dê preferência à terminação .com.br. Trabalho em uma área onde uma quantidade enorme dos termos ainda não foi traduzida, como link building, SEO, PPC ou as traduções ainda não “pegaram”. Isso, porém, não pode subir à cabeça, ainda estamos no Brasil e falamos Português. Procure um nome brasileiro e, se você não tem a intenção de ter um negócio global, não use .com. As pessoas no Brasil tendem a digitar .com.br. Se puder ter os domínios .com e .com.br, compre-os, mas saiba como redirecionar os mesmo sem possibilidade de punição ou perda de rankings (redirecionamento 301). Evite as terminações menos comuns, tanto brasileiras como mundiais, como .info, .net.br, .srv.br, .ws, etc. PS: Minha empresa se chama Clicktime, mas comecei com um site global, em 1999, por isso o nome. Não é o caso de “faça o que falo, mas não faça o que faço”, ok?
3. Delimite um tamanho máximo para o domínio. Aqui, tamanho não é documento. Quanto menor e mais simples, melhor. A realidade é que os bons nomes já se foram, e os menores foram primeiro. Quanto maior o nome, menor a lembrança, maior a chance de erro na digitação e de variações na forma de escrever. Assim, procure algo fácil de lembrar, do menor tamanho possível.
4. Evite hífens no nome. A imensa maioria não se lembrará deles e você pode estar levando visitas para a concorrência. No Brasil, só quem tem o domínio sem hífen pode comprar o com hífen, por exemplo, marketingdigital.com,br e marketing–digital.com.br, já nos domínios .com, qualquer pessoa pode comprar as variações. No caso de duas palavras, você pode trabalhar sua marca facilitando a memorização ao intermediar letras maiúsculas na apresentação, como MarketingDigital.com.br.
5. Pense nas variações de escrita. Vamos combinar que Google não é um nome que ouvimos todo dia, que o significado da palavra, uma brincadeira com googol, número 1 seguido de 100 zeros, não ajuda muito. Você pode até ligar a ideia a uma enorme quantidade de páginas indexadas ou à brincadeira de quanto mais páginas de resultado mais letras O aparecem lá em baixo na página. Imagine que se pode escrever como gugou, gugol, gugow, googow, googol, googou e assim vai. Não pense que a partir do sucesso do Google criar nomes estranhos é a solução. A não ser que você tenha dezenas de milhões de dólares ou investidores para começar o trabalho de sua marca…
6. Independente de Panda, Penguin e outras reformas do Google, que tiraram importância de certos fatores no ranking SEO de uma página, ainda assim:
Domínio com palavra-chave do assunto do site é e sempre será uma ótima opção.
Os motivos são vários. Domínios com palavras-chave:
- Ficam com as palavras-chave de sua descrição e de seu domínio negritadas nos resultados das buscas.
- São de fácil memorização devido à vinculação.
- Historicamente têm maior CTR (click through ratio – número de cliques por número de exposições).
7. Sejamos cruelmente realistas. O nome dos seus sonhos já tem dono. Os dez primeiros de sua lista também. Se você quer ter uma loja online de equipamentos para montanhismo deve sabe que com 99,9% de chances de montanhismo.com.br não está disponível (nem precisa pesquisar). O que você pode fazer então?
- Todo domínio tem um dono e nada impede de você fazer uma proposta de compra. Bons domínios não são baratos, mas, no longo prazo, um bom domínio pode economizar muito dinheiro em links patrocinados. Você acha que www.marketingdigital.com.br estava disponível para registro?
- Pense em variações alternativas que mantenham palavras-chave no domínio e que sejam pertinentes, contextuais, como aventuramontanhismo.com.br.
- Tente usar metáforas ou vinculações que podem conduzir o leitor a uma “imagem” do seu serviço ou produto como k2.com.br. Você pode dizer que nem todos sabem que K2 é uma das montanhas do Himalaia, o que é real, mas você imagina quem sabe disso? Clientes potenciais, basicamente o visitante que lhe interessa conquistar. Sempre funciona, imagine um site para crianças jujuba.com.br ou um portal de cinema pipoca.com.br. Vinculações diretas são ótimas alternativas à indisponibilidade do domínio desejado, mesmo que não tenha palavras-chave.
8. Há procedimentos que devem ser evitados, como:
- Combinações de nomes que possam resultar em palavras estranhas ou chulas.
- Domínio muito longos, com mais de 3 palavras ou com erros de Português. Parafernalha, por exemplo, é errado. Se bem que, sendo um site de humor, eles conseguiram virar o jogo dando ênfase justamente ao erro. O domínio escrito corretamente não é deles e muita gente deve visitar esse site e não encontrar o que realmente desejava.
- Nomes que sejam marcas registradas de outras empresas.
- Nomes que possam ser escritos de várias formas diferentes, não só por erros, mas por serem subjetivos. Nomes com ç, acentos ou til, na medida do possível, devem ser evitados.
9. Tome certos cuidados adicionais, que podem ajudar, como:
- Lembre-se que, para o sucesso de seu site, você vai precisar de links. Pense em não constranger, enganar ou irritar quem se dispuser a oferecer um link para seu site.
- Registre domínios que contemplem erros comuns na escrita do domínio e faça redirecionamento corretos (301) para o domínio escrito corretamente.
- Quando o domínio consistir de nomes subjetivos que possam ser escritos de formas diferentes, registre também essas possibilidades. O redirecionamento correto (301) continua valendo.
- Registre nomes, marcas e variações que evitem que “espertos” os registrem primeiro. O redirecionamento aqui é opcional, você pode apenas publicar uma página com o link correto.
- Registre versões locais dos nomes. O marketing local é uma tendência muito forte e próxima. Registrar, além de suaempresa.com.br, suaempresarj.com.br, suaempresasp,com.br e assim sucessivamente pode ser interessante para seu negócio. Acontece que pode ser ainda mais interessante ainda registrar sua marca e depois barrar registros de pessoas que queiram usá-la com fins escusos.
- Evite modismos. Com o tempo eles ficam ultrapassados e seu domínio e/ou marca também.
- Considere que é estreita a linha entre o engraçado e a gracinha. Os Melhores do Mundo é um ótimo nome para um grupo de teatro de humor (excelente, por sinal), mas não fica necessariamente legal quando você vai pedir um link ou quando atende ao telefone: Melhor SEO do Mundo, boa tarde…
10. Cumpra a expectativa que seu domínio gera. Se seu domínio for www.humor.com.br, seja engraçado.
E você, o que acha? Por favor, comente!
Fonte: Marketing Digital