- Quando um cliente se dirige a uma loja para comprar um determinado produto , logo, vem o vendedor e anuncia que o tal item saiu direto da fábrica. Essa é uma estratégia B2B (business to business) e faz parte do trade marketing.
- Para resumir, essa é uma estratégia voltada para fornecer os matérias necessários para os pontos de venda para que, assim, os clientes possam consumir tais elementos. Uma das duas funções é promover a compra das mercadorias para pontos de lojas espalhados pelo Brasil e do mundo.
- Ao ler isso, você imagina que o trade marketing é uma táctica usada recentemente, mas, assim como o copywriting, é algo com bastante antigo. Isso se deve, pois é vital para as empresas que querem ter sucesso no mercado em que atuam terem bons relacionamentos comercias com seus fornecedores.
- Por exemplo, uma indústria que produz produtos como filtro prensa ao realizar o trade marketing, irá vender para áreas onde as pessoas sentem uma necessidade, e assim, faz com que a loja seja mais conhecida.
- E em resposta, o cliente conhece esse objeto e onde é posso possível achá-lo, o que, dependendo do caso, pode girar um gatilho mental. Ao pensar na loja, logo, pensa no item que mais precisa e ganha uma certa relevância.
- E embora o trade marketing seja uma categoria no marketing que é muito abrangente, falaremos brevemente sobre sendo a fim de sanar as suas dúvidas. Depois, você poderá decidir se essa é uma estratégia que você deseja para o seu negócio.
Explicando o que é trade marketing:
- Em termos simples, é uma táctica no próprio marketing onde é visto como prioridade distribuir os produtos para os canais que irão vendê-los. Por exemplo, uma fábrica de filtro coalescente está distribuindo o para lojas especialidades em todo o Rio de Janeiro, pois é nessa área que há prioridade para esse material.
- Isso faz com que os consumidores encontrem o que procuram com mais facilidade. Isso apresenta também uma grande visibilidade dos itens para um público que não tinha conhecimento da existência desses itens e, podem se interessar em saber mais sobre o seu negócio.
- E isso não é por acaso, essa estratégia segui a pesquisa voltada para posicionamento de mercado. Se o estudo aponta que as problemas que as pessoas apresentam em seu dia a dia podem ser resolvidos com o seu item, logo, é viável transportar para essa região específica.
Qual o objetivo do trade marketing?
- De forma simples, seu primário papel é vender ainda mais o seu item para o público, e toda sua estratégia é voltada para vender o produto e que tenha mais sucesso, no caso, é comum associar o B2B (business to business) onde fabrica e loja criaram uma parceria para ajudar nas vendas.
- Por exemplo, uma fábrica de compressor de ar odontológico percebe que seu público alvo reside mais em São Paulo, por isso, enviam os materiais para as lojas sabendo que irão vender melhor.
- E com isso terminamos o nosso texto informativo sobre trade marketing, resumidamente, é uma relação comercial cujo objetivo é vender mais para o seu público consumidor.
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais