- Comunicar-se de forma eficaz e persuasiva é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, é o detalhe que surgirá como diferencial para um cliente escolher essa ou aquela marca.
- E isso vale não só para a comunicação física, mas também no caso da internet. Tudo porque, quando se tem um bom texto, seu site poderá aparecer em primeiro lugar numa busca sobre manutenção de caldeiras.
- Por isso, é importante investir em técnicas e estratégias para garantir que sua mensagem seja transmitida de forma clara e impactante. Desta forma, hoje, vamos explorar algumas dicas para ajudá-lo neste tema e muito mais.
Conheça bem seu público-alvo
- Para quem você está se comunicando? Conhecer bem o público-alvo é essencial, pois auxilia na adaptação de sua mensagem, bem como na escolha das melhores estratégias linkadas ao conceito.
- Procure entender as necessidades, interesses e desafios do seu público para poder oferecer soluções relevantes. De nada adiantará seguir uma intuição que, muitas vezes, estará equivocada.
Use uma linguagem clara e direta
- Evite jargões e termos técnicos que possam confundir ou alienar seu público. Em vez disso, opte por uma linguagem simples e acessível, que transmita suas ideias de forma objetiva e direta.
- Quer mais? Se trabalhar com um público mais jovem, sua voz seguirá padrões despojados. Contudo, opte por ser mais centrado quando lidar com pessoas mais experientes ou vender algo como uma peneira vibratória, que demande total atenção e menos possibilidades para esse tipo de interação.
Utilize gatilhos mentais
- Os gatilhos mentais são técnicas de persuasão que exploram aspectos emocionais e psicológicos do público para incentivar uma ação específica. Existem diversos tipos, como a escassez, a prova social, a autoridade, a reciprocidade, entre outros (que falaremos mais detalhadamente abaixo).
- Ao utilizá-las de forma estratégica, é possível aumentar as chances de conversão e persuadir seu público de forma mais eficaz. A seguir, vamos entender melhor cada um deles.
- Começando pela escassez, que é um dos gatilhos mais poderosos para a persuasão. Ou seja, quando um produto ou serviço é apresentado como sendo escasso, o cérebro humano tende a valorizá-lo mais e a sentir a necessidade de adquiri-lo antes que acabe.
- Em seguida temos a urgência, que aparece quando uma oferta é apresentada como sendo válida apenas por um tempo limitado. As pessoas tendem a tomar uma decisão mais rapidamente, com medo de perder a oportunidade.
- Por exemplo: “é válido só até hoje o desconto de 40% na compra de um serviço de modernização de elevadores. Tão importante quanto, temos a autoridade que, quanto maior, provável que as pessoas confiem e aceitem as recomendações daquela pessoa ou empresa.
- Isso acontece porque valorizamos a opinião dos especialistas. Mas cuidado, há muitos falsos especialistas por aí. Quer mais? Então saiba que a prova social é um gatilho que se baseia na recomendação de várias pessoas e, com isso, as outras tendem a seguir a mesma opinião, por medo de ficar de fora do grupo.
- – Reciprocidade: Quando recebemos algo de alguém, é natural querer retribuir o favor. Por isso, oferecer algo gratuitamente pode aumentar as chances de conversão.
- As duas últimas são:
- – Novidade: Apresentar um produto ou serviço como sendo inovador e único pode aumentar as chances de conversão;
- – Dor: Quando o problema do cliente é apresentado de forma clara e precisa, as pessoas tendem a se sentir mais motivadas a resolvê-lo. Que tal apresentar a solução?
Conte histórias
- Tão imprescindível quanto a aquisição de uma caldeira na empresa de caldeiraria para sua maneiradora, é a boa e velha narração de histórias. Ou seja, você cria uma narrativa envolvente que pode transmitir suas ideias.
- Além disso, isso tudo agregará emoções e sentimentos no público, o que pode aumentar a empatia e a conexão com sua marca. Certamente já deve ter ficado frente a frente com propagandas que aderiram a esse princípio.
Faça perguntas
- As perguntas são uma forma eficaz de envolver o público e estimular a reflexão. Ao fazê-las, você os incentiva a participar da conversa e a pensar em soluções para seus problemas.
- Além disso, te dá escopo para entender melhor as necessidades e desafios daqueles que adquirem seus produtos, o que pode ser útil para adaptar sua mensagem e oferecer respostas mais eficazes.
Ofereça soluções concretas
- Dê soluções concretas para os problemas daqueles que chegam até você. Em vez de falar apenas sobre as características e benefícios, mostre como aquele objeto ou material pode otimizar o tempo do cliente e, além disso, fazer com que atinja seus objetivos.
- Ao oferecer soluções reais e eficazes, expandirá sua credibilidade, bem como a confiança do público em sua marca. Mas seja sempre verdadeiro e honesto, pois a ética é um modelo que joga a balança e os lucros para cima!
- Nessa somatória de ideias, o gestor se beneficiará até quando precisar fazer uma palestra ou gravar um vídeo. A comunicação é algo primordial, não se esqueça!
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- Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.