- Todos nós sabemos que o foco de uma empresa, seja ela um mercado ou uma que fabrica aquecedor de água são os lucros e as vendas. Portanto, saber trabalhar bem com sell in e sell out é essencial.
- Mas muitos gestores não sabem o que são esses termos. E foi por conta disso que trouxemos este texto para você. Lembrando sempre que há a necessidade de ter a mente aberta e vislumbrar tanto o seu lado quanto o do cliente.
- Não se pode perder de vista a maneira como as pessoas utilizarão seu produto, pois essa é a linha tênue entre sucesso e fracasso. Ficou curioso e deseja compreender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente.
O que é sell in e sell out?
- O sell in é uma venda feita para marcas que disponibilizarão os produtos ou serviços aos consumidores finais. Ou seja, uma seladora de embalagens pode ser fabricada em um local, comprada por terceiros e vendida em lojas de diferentes localidades.
- Para ocorrer com sucesso, é preciso que o comprador entenda muito bem todas as suas características: embalagem, preço, manuseio e as vantagens que o produto dele.
- Já o sell out, em resumo, lida com uma oferta adequada para que a venda ocorra. Desta forma, o cliente final é quem deve ver as vantagens quando for consumi-lo.
- Para colocar em prática tudo isso citado, é necessário se colocar ‘na pele’ desses interessados e gerar possibilidades como uma promoção de “leve 3, pague 2” ou uma experiência que gere bons momentos.
- Com isso, sua equipe de vendas precisa de muito treinamento para fazer o cliente fechar as compras e, ao mesmo tempo, moldar essa dinâmica de felicidade no que diz respeito aos investimentos feitos. Desta forma, haverá comentários positivos que poderão ser usados pela marca para angariar um novo público.
A importância desta relação com o cliente faz toda a diferença no sell in e sell out
- Tão imprescindível quanto a aquisição de uma enceradeira de piso para um shopping center, por exemplo, é saber da importância do diálogo horizontalizado com o cliente e deve ter relação com o sell in e o sell out.
- Por isso, esteja sempre em contato com essas pessoas e procure saber mais sobre o comportamento e expectativas do consumidor final, pois seu produto precisa corresponder a elas.
- O sell in bem trabalhado pode fortalecer os laços e o sell out pode entregar aos consumidores o diferencial que eles tanto esperam no seu produto. Até porque, do contrário, eles poderão buscá-lo nos concorrentes.
Quais são as diferenças entre sell in e sell out?
- Quando você consegue compreender as diferenças entre sell in e sell out, pega uma espécie de empilhadeira elétrica que o coloca no topo do setor. Mas dá para fazê-la de maneira fácil, ou seja, as principais delas encontram-se, especialmente, no comprador.
- Ele pode ser outra empresa ou o consumidor final e, ao mesmo tempo, no tipo de venda, de transação e etc. No entanto, vale ressaltar que esses dois processos não são opostos, mas, sim, complementares.
- Juntos, o sell in e o sell out formam o que chamamos de cadeia de suprimentos.
Dicas para fazer uma boa gestão de sell in e sell out?
- Alinhe as estratégias: A integração do sell in e sell out tem a ver com transferir um estoque. Isso mesmo, é simples assim. E isso pode até parecer estranho, mas não é! Lembrar que no sell in, o lojista é quem adquire os produtos e que o consumidor final precisa ter identificação com aquilo que tem em mãos, ficará simples de notar o formato para ser bem-sucedido;
- Acompanhe o giro de produtos: Faça um controle de estoque primoroso. Isso evitará falta de materiais ou compras excessivas. É preciso conhecer a rotatividade deles e isso pode ser feito semanalmente, mensalmente ou por trimestres, dependendo de sua loja. Desta maneira, tanto o fabricante, quanto o lojista irão estimar suas vendas com mais assertividade e, por consequência, se livrar de surpresas desagradáveis no fluxo de caixa.