- Qualquer pessoa com a mínima familiaridade com o marketing digital com certeza já ouviu falar sobre o SEO, certo? Também conhecido como Search Engine Optimization. Esse é um conceito extremamente conhecido, popular e até essencial para qualquer profissional de marketing na atualidade.
- Com uma busca incessante por ganhar espaço principalmente no Google e nas demais plataformas de busca. O SEO acaba se destacando por fornecer às empresas, até mesmo as menores, que consigam alcançar o topo de maneira facilitada e muito mais justa.
- Se você possui um blog e quer melhorar os seus resultados de tráfego orgânico, é essencial que conheça sobre ele, sendo tão importante quanto o compressor de ar industrial para quem trabalha em um consultório odontológico.
- Ainda não sabe o que o SEO significa? Fique tranquilo! No texto de hoje vamos te mostrar o que é esse conceito e por onde você pode começar na execução do mesmo dentro de suas estratégias, bora conferir? Então vamos lá!
Afinal, o que é o SEO?
- Search Engine Optimization, ou em uma tradução livre para o português motor de otimização de busca. Também conhecido como SEO nada mais é, do que um conceito que reúne um conjunto de práticas e estratégias para otimizar um site e fazer com que ele alcance o topo das pesquisas dentro de uma plataforma de busca.
- Dessa forma, engloba um conjunto de ações completamente diferentes, como a utilização das palavras-chave, adição do link building, a URL amigável, meta tag e title tag. Entre diversos outros recursos que ajudam a página a ser bem vista pelo algoritmo do Google.
- Vale ressaltar que é importante que ela seja recomendada para outras pessoas, fazendo assim, com que apareça no topo das pesquisas.
Quais as principais estratégias de SEO?
- Podemos dizer que o SEO é dividido em três estratégias principais. A primeira é a experiência, ou seja, você precisa criar várias ações que agreguem a experiência de navegação do seu usuário, como ter um bom site, muito bem organizado, com uma boa velocidade de carregamento, adaptabilidade móvel, um URL simples.
- O segundo ponto é a sua autoridade, ou seja, o conteúdo do seu site, por isso, responda às perguntas do seu usuário, sem click baits, se ele está curioso para entender o que é uma cantoneira de alumínio, é preciso que você explique de maneira coesa e completa.
- Dessa forma, o seu texto precisa ser completo, com título, subtítulo, palavras-chave relacionadas ao tema, utilização de imagens e outras mídias, e por aí vai.
- Por fim, temos a reputação, aqui diz respeito a imagem do seu site “fora” dele, digamos assim, e isso acontece justamente com a utilização de links, tanto internos quanto externos, o compartilhamento dele em outros sites ou canais de comunicação, entre outros.
Qual a importância do SEO?
- Agora que você sabe o que é o SEO e suas principais aplicações, ainda pode estar se perguntando o que faz dele um conceito tão importante e falado no marketing moderno, certo? Afinal, o que tem demais em otimizar uma página e aparecer no topo do Google? Acredite, tem tudo demais!
- Atualmente, o Google conta com cerca de 8,5 bilhões de pesquisas diárias, sendo assim, o volume de acessos na plataforma é enorme, o que faz com que estar dentro dela, já possa ser algo muito positivo para o seu negócio, agora, imagine estar na primeira página? Se você trabalha com a venda de capotas para lanchas, por exemplo, isso pode te trazer muitos lucros através de cliques.
- De acordo com pesquisas da Sistrix, o primeiro resultado orgânico recebe cerca de 28,5% dos cliques, o segundo fica com 15,7% e o terceiro com 11%, já o décimo colocado, que seria o último da primeira página, soma apenas 2,5%.
- Cerca de 88% das pessoas não passam da primeira página, ou seja, apenas 12% dos usuários se aventuram na segunda ou terceira página do Google, uma diferença gritante, não acha? Além disso, estar na primeira página é algo que causa um impacto muito maior para qualquer site, ainda mais se você estiver no topo da plataforma.
- O tráfego orgânico tem crescido e se destacado cada vez mais, e garantir presença no topo significa manter esse tráfego crescendo, e fazer com que seu site se destaque de forma natural, com uma probabilidade muito maior de fazer sucesso.
Por onde começar com o SEO?
- Se você se interessou pelo SEO e deseja começar a aplicá-lo no seu site, saiba que a tarefa não será tão simples assim, o primeiro passo é justamente começar uma mudança geral na sua página em termos de estruturação, modifique suas URLs, verifique a qualidade de carregamento, a disposição de elementos e produza conteúdos responsivos.
- O segundo passo é começar a aplicar as famosas palavras-chave, veja quais as se encaixam melhor na sua página, faça pesquisas para separá-las e selecione as que são ideais, não esqueça de colocá-las no seu conteúdo, títulos, subtítulos, meta tag, title tag, URL, e por aí vai.
- Por fim, comece a aplicar uma cultura de SEO na produção de seus textos, fazendo a adição frequente de links internos e externos, adicionando subtítulos, colocando imagens e outros formatos de mídias, e caprichando na execução do seu texto.
- Diferente do conserto de portão automático que costuma ser um serviço rápido, o SEO pode atuar de forma lenta, então tenha calma e espere os resultados chegarem aos poucos.
- Vale ressaltar que existem vários cursos sobre SEO e profissionais que atuam diretamente nessa área, se quiser se aprofundar mais, vale a pena conferir o que eles têm a oferecer para o seu negócio.
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- Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.