- Já foi a época que estar na internet era apenas uma opção. O marketing digital é uma ferramenta imprescindível para qualquer empresa que queira conquistar o mercado, desde as pequenas até as multinacionais.
- É fundamental ter essa visibilidade no mundo virtual para crescer e se consolidar. É muito importante destacar que sua empresa ficando fora do mundo virtual abre espaço para a concorrência conquistar clientes que poderiam ser seus!
- O marketing digital é focado no engajamento de seu público-alvo nas redes sociais e em blogs, além da conquista de potenciais clientes por meio da criação de peças e publicações de fato relevantes.
- É preciso primeiramente atrair, depois envolver e, por fim, gerar valor para que, na sequência, resulte em mais vendas e negócios. As empresas e agências contam com vasto conhecimento para produzir aqueles conteúdos que seus potenciais clientes podem consumir.
- Não fale apenas do produto ou do serviço anunciado, mas foque no desejo do público e apresente um conteúdo relevante. Vá além das qualidades de um balcão refrigerado inox, mas como ele pode ajudar as pessoas e ser útil.
- A estratégia de marketing tradicional tem cinco etapas muito importantes que, juntas, vão ajudar a sua marca a ganhar posicionamento no mundo virtual e gerar vendas. Vale para muitas empresas como fabricantes de transformador de solda, por exemplo.
- Veja 5 etapas de sucesso do marketing tradicional para adotar no mundo virtual
Planejamento
- O planejamento deve deixar muito claro quem são as pessoas responsáveis por essa estratégia, qual é o resultado esperado, quem é seu público e como as metas serão atingidas de forma eficiente. Lembre-se: o resultado é sempre alcançar vendas e lucro. Sem planejamento as chances de sucesso são bem menores.
Público-alvo
- Faça uma boa e detalhada lista de potenciais consumidores. Você está querendo anunciar uma empresa que faz o serviço de conserto de bombas, por exemplo? Desta forma, sua estratégia vai precisar identificar esse público, onde ele está, como deve reagir e o que fazer para que as visitas resultem em interesse pelo seu serviço ou produto.
Formato
- Você pode criar seu conteúdo em diversos formatos, mas é necessário que ele esteja de acordo com cada rede social. Vídeo para TikTok é um, para o Instagram, por exemplo, é outro. Considere posts em blogs, ebooks, e-mail marketing, vídeos curtos, artes e muitos outros.
Distribuição e impulsionamento
- A produção do conteúdo está feita e foi devidamente publicada? O próximo passo é fazer a correta distribuição. Se o seu objetivo é divulgar algo localizado, é preciso promover para pessoas que tenham interesse e que morem na região. Se for anunciar a venda de algum produto específico, por outro lado, é necessário mapear esse público para que ele seja atingido.
Resultados
- Como qualquer outra estratégia, é mais que necessário fazer uma análise dos resultados conquistados. É a partir deles que você vai conseguir aperfeiçoar e atingir mais pessoas e potenciais compradores.
- Viu só como o marketing digital é fundamental para sua empresa ou marca ter muito sucesso? É hora de arregaçar as mangas e explorar esse mundo virtual. Com planejamento e boa estratégia você vai conquistar ótimos resultados para o seu negócio e ter bons retornos nas vendas!
- Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.