...

Blog de Marketing Digital

O que é o método AIDA?

O que é o método AIDA?

  • Os setores de e vendas costumam ser conhecidos por suas diversas estratégias diferentes, contendo objetivos distintos, entre eles, um dos principais é entender o comportamento do consumidor, decifrar quais são seus gostos para aí sim, montar um planejamento em volta do que chamamos de cliente ideal. 

 

  • Entender o comportamento principalmente dos leads, ajuda muito a construir a persona de um negócio, e mais do que isso, auxilia na construção de um relacionamento entre a marca e o seu público de forma geral, para alcançar esse patamar, uma das estratégias mais utilizadas é a chamada AIDA. 

 

  • Esse é um conceito pautado principalmente na jornada de compra do consumidor, considerando desde o primeiro contato com a empresa até a conversão, ou seja, é como se fosse uma escada ou um objeto que está sendo manuseado por uma empilhadeira elétrica, é analisado desde o primeiro contato com a máquina até ele ser colocado no lugar correto, cumprindo todo o seu processo. 

 

  • A AIDA é um método extremamente importante e tradicional dentro do marketing e das vendas, e se você ainda não conhece nada sobre ele fique tranquilo que nós vamos te ajudar! No texto de hoje, iremos falar com detalhes, o que é esse conceito, bora conferir? Vamos lá!

 

O que é o método AIDA?

  • A técnica AIDA é um modelo extremamente importante tanto para a equipe de marketing quanto para a equipe de vendas que tem como principal objetivo, acompanhar o consumidor ao longo de cada etapa do funil de conversão. 

 

  • O acrônimo significa: Atenção, Interesse, Desejo e Ação, e representa de maneira geral, o passo a passo que uma pessoa deve seguir desde o primeiro contato com a empresa até mesmo a concretização ou não da venda. 

 

  • Esse é um conceito que procura entender o comportamento do consumidor, decifrar o seu perfil e analisar o lead durante todas essas etapas, oferecendo o que for compatível conforme o nível que a pessoa se encontra, para que no final de tudo, ela possa e se tornar cliente da

 

Como ele surgiu?

  • Acredite se quiser, mas a AIDA é um modelo muito mais antigo do que você imagina, ela foi criada por Elmo Lewis, que foi um pioneiro de vendas e publicidade nos Estados Unidos, seu desenvolvimento foi em 1899, ou seja, mais de 120 anos atrás. 

 

  • Seu principal objetivo na época, era otimizar as vendas, fazendo uma jornada coerente, já que era comum que todo o processo fosse feito de forma desorganizada, sem um planejamento, e muitas vezes fosse necessário usar uma “mangueira de incêndio” para aparar as crises e contornar as situações. 

 

  • Sendo assim, Lewis estabeleceu algo simples: uma metodologia e um passo a passo de como deixar as vendas mais , com etapas consistentes, sendo que primeiro você precisa atrair o consumidor, depois orientá-lo sobre o produto, para no fim, transformá-lo em um cliente. 

 

Quais as etapas da AIDA?

  • Como citamos acima, a AIDA se trata de um acrônimo e cada letra possui um significado diferente que representa a etapa na qual o usuário deve passar antes de se tornar um consumidor da sua empresa. 

 

  • Atenção: A primeira etapa é a da atenção, sendo aqui onde tudo começa, para muitos essa acaba sendo a mais complicada já que aqui você vai ter que atrair pessoas que nunca tiveram contato com a sua marca e fazer com elas conheçam mais sobre o seu negócio. 

 

  • Para isso, é preciso utilizar algumas ferramentas como , , produção de , propaganda, usar um letreiro de led e por aí vai, tudo para se destacar e fazer com que você seja conhecido pelas pessoas. 

 

  • Interesse: A segunda etapa é a de interesse, agora que você já possui a atenção do futuro consumidor, e ele já conhece a sua empresa, é hora de despertar o interesse, mostrar o seu diferencial, é fazer com que ele se sinta seduzido pelo que você oferece. 

 

  • Procure por títulos cativantes, imagens atrativas, descrições bem elaboradas, e faça ele entender melhor o que você vende e que aquilo seja interessante para ele, apresentando seus produtos e serviços de maneira que chame a sua atenção. 

 

  • Desejo: Essa costuma ser a etapa mais demorada da AIDA, afinal aqui você precisa ir além do interesse, e sim despertar um desejo, uma vontade de comprar o seu produto e finalmente, se tornar um cliente da sua marca. 

 

  • É preciso trabalhar bem os seus pontos fortes, diferenciais perante a , o que você pode agregar, e o que faz da sua empresa única e da sua solução a ideal para ele, utilize , estabeleça um contato mais próximo e procure fazer com que ele deseje ser um cliente da sua marca. 

 

  • Ação: Depois de todas essas etapas, a última é para muitos a mais desejada, a ação, ela pretende, converter o lead em um cliente de fato, ou seja essa é a parte onde você assina o contrato e concretiza a venda que tanto trabalhou para alcançar. 

 

  • Já foram apresentados todos os detalhes, necessidades, a pessoa já conhece o seu produto, se interessou e cobiçou ele, então só falta os detalhes finais, porém, não pense que essa é uma parte fácil, é preciso usar alguns gatilhos e táticas de convencimento para de fato, fechar a sua negociação. 

 

  • O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

 

  • Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Mais artigos sobre marketing digital

beneficios processo comercial

Os benefícios do processo comercial para a qualidade, produtividade e inovação da sua empresa

O processo comercial desempenha um papel fundamental no sucesso de qualquer empresa. Ele engloba todas…

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.