Blog de Marketing Digital

Marketing viral e redes sociais: a revolução das vendas

Marketing viral e redes sociais: a revolução das vendas

  • Você já comprou algum produto de uma que gostou tanto que acabou indicando ele para um amigo seu? E esse também gostou tanto que repassou para outro amigo? Que também amou e passou para outro, que enviou para outro e assim por diante, bom acredite, isso é mais comum do que você pode imaginar, ainda mais quando falamos das

 

  • Quantas vezes você não estava rolando tranquilamente o seu feed e viu um vídeo que teve que compartilhar na sua página? E quando foi ver, várias pessoas do seu ciclo estavam compartilhando o mesmo conteúdo, fazendo com que ele se tornasse viral.

 

  • Memes, notícias, debates, assuntos diversificados, tudo pode cair na boca do povo de uma hora para outra, bastam alguns cliques, compartilhamentos e pronto, viralizou de vez!

 

 

  • Vender se tornou algo, digamos, diferente, e no texto de hoje, iremos mostrar para você, como esses dois fatores impactam diretamente nesse segmento, bora conferir? Então vamos lá!

O que é o marketing viral?

  • Como o próprio nome já indica, o marketing viral é uma que tem como principal objetivo potencializar o contato com o público alvo do produto, utilizando os usuários para espalharem e viralizarem as informações. 

 

  • Sendo assim, podemos resumi-lo em uma estratégia que tem como principal objetivo, espalhar um produto, serviço ou conteúdo de maneira viral.

 

  • Fazendo com que mais e mais pessoas consumam aquela informação, como uma estratégia do antigo marketing boca a boca, só que em proporções e com ferramentas maiores e melhores. 

Qual a relação do marketing viral com as redes sociais?

  • Existe plataforma mais viral do que uma rede ? Esse tipo de mídia possui uma vocação enorme para compartilhar e fazer com que conteúdos de diferentes segmentos se tornem extremamente populares de uma hora para outra.

 

  • Devido ao seu alto engajamento, qualquer assunto pode explodir através das redes, e uma simples publicação pode ser compartilhada milhares de vezes. 

 

  • Essa é a combinação perfeita para explorar o marketing viral em termos de vendas, afinal, não existe nada que viralize mais do que uma notícia, um meme ou até mesmo um produto dentro de uma , muitas vezes basta sentar no seu Pallet De Madeira e esperar a magia acontecer. 

Como esse fenômeno impacta nas vendas?

  • Se você está pensando na conexão que o marketing viral e as redes sociais podem ter na venda dos produtos, saiba que o impacto é maior do que você imagina, o primeiro ponto é justamente, a forma como os vendedores devem atuar. 

 

  • Com a chegada desse novo fenômeno, as aplicações tomaram rumos completamente diferentes, um vendedor deve analisar muito mais o conteúdo a ser postado, e analisar estratégias divertidas e que possam viralizar nas redes sociais. 

 

  • Grande parte dos consumidores já está saturado de invasivos e conexões que não pedem nem licença, no lugar disso, os conteúdos virais podem assumir uma característica mais leve, solta e até mesmo banal, que atrai o público moderno de uma forma totalmente despretensiosa e eficaz. 

 

  • Tudo é mudado, desde a criação de suas estratégias até a execução das mesmas, é preciso pensar no que o público quer consumir, o que ele gostaria de ver, quais as formas de fazer com que aquele produto seja compartilhado de maneira sutil, mas eficaz.

 

  • O processo de vendas não pode ser imaginado como algo direto, e sim como algo indireto, que fique no subconsciente e conquiste o seu público aos poucos. 

 

  • Diferente de um Torquimetro, que aperta as porcas e parafusos de uma só vez, o marketing viral serve para ganhar o público aos poucos, e revolucionar o mercado das vendas de diversas formas, desde a forma como produzir conteúdo até o aumento do alcance de seus produtos. 

 

  • Quanto mais você se adaptar a essa estratégia, mais eficiente será sua chegada aos consumidores, fazendo com que eles compartilhem seus produtos para um amigo, e assim por diante. 

 

  • O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais

Mais artigos sobre marketing digital