- O setor comercial possui vários termos e conceitos que auxiliam no dia a dia, a maioria oferece opções e soluções para alcançar o público de maneira inteligente e moldar estratégias de forma eficiente, almejando sempre o objetivo de aumentar as vendas.
- Entre os principais termos utilizados, temos o SDR e o Inside Sales, se você é vendedor, provavelmente já ao menos escutou falar sobre eles, ambos são processos de vendas que se apoiam fortemente na internet e na tecnologia de modo geral, usufruindo de seus recursos para montarem grandes estratégias.
- Porém, o problema é que mesmo sendo conceitos importantes e que possuem suas semelhanças, muitas pessoas não sabem distingui-los, assim como um toldo policarbonato de um toldo de vidro, o que pode acabar gerando prejuízo e acarretando algo negativo.
- Se você deseja entender melhor a diferença e os conceitos entre SDR e Inside Sales nós vamos te ajudar! No texto de hoje, iremos mostrar tudo sobre esses termos, bora conferir? Então vamos lá!
O que é o SDR?
- Vamos falar primeiro do SDR (Sales Development Representative), também conhecido como Representante de Desenvolvimento de Vendas, esse é um conceito que se refere ao profissional que preenche a lacuna existente entre a equipe de marketing e de vendas, fazendo o papel fundamental principalmente na qualificação dos leads e trabalhando em todo o pré-venda.
- A equipe de marketing geralmente é responsável por captar os leads, enquanto a de vendas já gosta de trabalhar com o lead pronto e já qualificado, então o SDR atua justamente dentro deste meio-termo, cumprindo o papel intermediário e a transição entre ambos setores comerciais.
- O seu principal papel é justamente dar suporte aos vendedores, fornecendo-lhes, leads mais preparados e lapidados, e efetuando essa transição entre as equipes, ele trabalha como aquele bombeiro auxiliar, que não fez o chamado, nem apagou o fogo, mas foi responsável por disponibilizar a mangueira de incêndio e ajudar ambos os times a se conectarem e cumprirem suas missões.
E o Inside Sales. o que significa?
- Já o Inside Sales se trata das famosas Vendas Internas, sendo justamente, processos onde o vendedor atua de forma remota, através do uso de ferramentas tecnológicas, como o uso de videochamadas ou as famosas ligações telefônicas, com isso, sua atuação é totalmente interna, sem a necessidade de deslocação para uma conversa física com o cliente.
- Ou seja, o Inside Sales é basicamente, uma estratégia de vendas e até uma certa inovação dentro dessa área, com o crescimento da tecnologia e as novas tendências mercadológicas, o diálogo remoto e o uso de ferramentas para fechar uma transação, ajudaram a popularizar as vendas internas, ainda mais durante a pandemia.
- Muitas empresas utilizam esse recurso justamente devido ao seu ótimo custo-benefício, ganhando tempo e economizando dinheiro, já que não existe a necessidade de um encontro presencial, o que faz com que o vendedor administre melhor seus recursos, e tenha a mesma efetividade, porém de uma forma muito mais benéfica.
- É claro que, um profissional que atua com Inside Sales tem todas as responsabilidades de vendas que vão desde o processo de negociação, reuniões com clientes e até mesmo o cuidado com as burocracias, além disso, é fundamental saber lidar com as novas tecnologias e ferramentas que serão usadas durante todo o processo.
Afinal, qual a diferença entre eles?
- Agora que você já entendeu os conceitos de cada um deles, ficou ainda mais fácil perceber suas diferenças, certo? Ambos são áreas completamente diferentes, e antes que pergunte, nenhum deles tem qualquer relação com o telemarketing, tanto o Inside Sales quanto o SDR, até atuam com ligações telefônicas, porém as semelhanças param por aí.
- Enquanto o Inside Sales é o trabalho completo de vendas, mas de forma remota, o SDR é a prospecção e qualificação de leads e a ferramenta que chamamos de pré-venda, é como se um fosse um inversor de frequência e o outro um conversor, sendo totalmente opostos.
- Sua maior diferença fica mesmo por sua complementação, por mais que seus conceitos e atividades destoam entre si, o SDR ajuda a complementar o Inside Sales no chamado funil de vendas.
- O profissional de SDR que entrega os leads qualificados para que, aquele que atua com Inside Sales, faça o melhor uso possível dos dados coletados, sendo assim, a sua única proximidade é justamente o complemento dentro do funil, de resto, esses dois termos são fundamentais para o setor comercial, porém completamente opostos.
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- Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.