Blog de Marketing Digital

5 dicas para uma campanha de marketing eficiente

5 dicas para uma campanha de marketing eficiente

O marketing, uma das mais tradicionais da atualidade, é considerada praticamente imprescindível e fundamental dentro de qualquer empresa, afinal, toda empresa que quer ganhar dinheiro e crescer precisa, obrigatoriamente, se manter no mercado, e para que isso aconteça, o marketing aparece como a melhor solução. 

 

Em um mercado cada vez mais competitivo e disputado, um negócio dificilmente irá se sustentar “apenas” pela sua qualidade, produtos ou serviços, é preciso ter um algo a mais, que é fornecido justamente através do marketing, uma empresa de pintura industrial pode se destacar justamente usando essas ações ao seu favor. 

 

Porém, mesmo sendo considerado um segmento altamente efetivo dentro de qualquer negócio, não basta apenas criar uma campanha de marketing só por fazer, é preciso que exista estratégia, eficiência e planejamento. 

 

Se você montar algo genérico, só será mais um no meio da . Para que você consiga ter sucesso, no texto de hoje separamos 5 dicas para uma campanha de marketing que seja eficiente e dê , bora conferir? Então vamos lá!

1 – Conheça seu público e crie sua persona

O primeiro passo para criar a sua campanha de marketing de forma eficiente, é conhecer para quem aquela campanha está sendo direcionada, ou seja, quem é o seu público e principalmente, quem é a sua persona?

 

A persona é considerada como o “consumidor ideal”, ou seja, é um perfil de pessoa que é vista como seu grande cliente, com maior probabilidade de realizar a conversão de seus produtos ou serviços. A persona está para o marketing assim como um compressor de ar pistão está para motores industriais, ou seja, ele é fundamental. 

 

Saiba quais são os hábitos, suas preferências, a importância do seu produto para a pessoa, entre outras características, tudo isso, ajuda você a entender quem é seu consumidor, e quais estratégias podem ser úteis para chamar a atenção dele, afinal, cada perfil possui suas próprias peculiaridades. 

2 – Saiba como oferecer seu produto de forma eficiente

Após conhecer melhor sua persona e o seu público de forma geral, é hora de entender um pouco mais sobre o seu produto e as melhores formas de você oferecê-lo de maneira eficiente e que chegue até as pessoas de forma efetiva. 

 

Faça um planejamento de abordagem, saiba como as pessoas querem ver e conhecer o seu produto ou serviço, estabeleça algumas metas e saiba exatamente como desenvolver sua campanha, conhecendo sobre seu produto e a sua persona, fica muito mais fácil de fazer sua oferta de maneira efetiva. 

3 – Conheça melhor o seu mercado

Tão importante quanto conhecer os seus consumidores e como apresentar o seu produto até eles, temos o conhecimento geral sobre o seu mercado, se você não sabe onde está inserido, talvez possa ser pego de surpresa por algum concorrente replicando suas ações e ganhando vantagem competitiva em cima de você.

 

Procure saber alguns detalhes como seus principais concorrentes, a forma como eles se comunicam com seu público, qual a sua presença de mercado, quais as áreas exploradas por eles, e por aí vai. 

4 – Defina seus canais de comunicação e marque sua

Se você pensa que o marketing se limita às propagandas que aparecem nos horários comerciais, saiba que está extremamente enganado, o marketing é um conjunto de estratégias que podem ser executadas em diferentes canais diferentes de comunicação, tudo variando conforme o público, o produto e o mercado que está inserido. 

 

Na atualidade, a acaba sendo o melhor canal de comunicação, anúncios em redes , textos em , vídeos no Youtube, entre outros, são considerados como canais eficientes, atuando como uma válvula de segurança para fazer o marketing de uma empresa. 

 

Porém, existem vários outros que você pode escolher, como os mais tradicionais: televisão, rádio, jornais, banners, outdoors, e até mesmo apresentar um produto em uma vitrine, com displays em acrílico por baixo. 

5 – Mensure seus resultados e utilize os de forma recorrente

Uma campanha de marketing se baseia em erros e acertos, e é claro que para você ser mais eficiente, é preciso fazer a mensuração constante de seus resultados, veja onde está acertando ou errando, e realize possíveis sempre que achar necessário. 

 

Além disso, sempre procure coletar dados tanto dos resultados, quanto do mercado e dos consumidores, isso vai te ajudar a moldar melhor suas estratégias e ter mais assertividade em suas tomadas de decisão. 

 

Agora que você já sabe algumas dicas eficientes para montar a sua campanha de marketing, que tal colocar a mão na massa? Não se esqueça de compartilhar e comentar caso tenha gostado do , até a próxima!

 

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Mais artigos sobre marketing digital

beneficios processo comercial

Os benefícios do processo comercial para a qualidade, produtividade e inovação da sua empresa

O processo comercial desempenha um papel fundamental no sucesso de qualquer empresa. Ele engloba todas…