Você já foi encarregado de produzir ou atualizar a estratégia de marketing da sua empresa? Se a resposta foi ‘sim’, saberá o quanto é fácil ficar sobrecarregado com tantas informações e detalhes.
Porém, quando temos o outbound ou o inbound marketing por perto, poderá fazer uma sinalização chamativa, conversar com leads em potencial ou desenvolver uma estratégia exclusivamente digital. Quer entender melhor sobre o tema e a diferença de cada um deles? Então, vem com a gente!
O que é Inbound Marketing?
Assim como há muitos detalhes referentes à produção de um sensor de temperatura e umidade, também precisamos nos atentar aos detalhes do inbound marketing. Ele tem como objetivo atrair os clientes para seus produtos e serviços.
Entenda: há quem esteja pesquisando produtos on-line agora e todos buscam por marcas que possam atender uma necessidade e resolver um problema.
Como tal, seu conteúdo deve explicar como dará as respostas necessárias às perguntas importantes. E há muitas maneiras de fazer isso, incluindo:
O que é Outbound Marketing?
O Outbound Marketing envia mensagens para uma grande quantidade de pessoas, na esperança de fazer uma venda. Essa estratégia está enraizada no pensamento de que ‘quanto maior o grupo para o qual você envia mensagens, maior o retorno’.
Por exemplo, se é gestor de uma empresa de transformador de solda, pode experimentar algo como:
.Mala direta;
.Eventos;
.Outdoors;
.Comerciais em emissoras de rádio e TV;
.Jornais;
.Entre outros.
No entanto, o outbound marketing também pode ser aplicado a tecnologias mais modernas, como publicidade paga por clique e e-mails.
Frequentemente, os consumidores nem estão cientes ou procuram o produto anunciado. Ao assistirem às emissoras de TV ou acessar um site, poderão ser interrompidos por uma propaganda que ilustra diversos motivos de se adquirir um determinado produto.
A diferença entre inbound e outbound marketing
Existem várias diferenças principais entre o Inbound e o Outbound Marketing. Dentre elas:
.O Outbound Marketing envolve alcançar proativamente os consumidores para que eles se interessem por um produto;
.Já o Inbound Marketing se concentra na criação e distribuição de conteúdo que atraia as pessoas para o site;
.O Outbound Marketing tem uma abordagem mais agressiva e abrangente, com a expectativa de que, pelo menos algumas pessoas, se convertam;
.Já o outro é mais sutil e se concentra em avaliar um determinado grupo de indivíduos que estarão predispostos a adquirir algo ao longo do tempo.
Adquira experiência tanto no Outbound quanto no Inbound Marketing
Seja você, dono de uma marca de manutenção de compressores, de uma loja de bicicletas ou qualque outro tipo de comércio, busque uma maneira de acompanhar o cenário de marketing, pois ele está em constante mudança.
Desta forma, encontre e-books e vídeoaulas sobre:
.Mercado consumidor;
.Marketing móvel;
.E-mail Marketing;
.Marketing referente às redes sociais;
.Atribuição de receita;
.Gerenciamento de leads.
Gostou do conteúdo sobre Outbound e Inbound Marketing? Conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.