O marketing B2B costuma ser bem diferente do que estamos acostumados a ver no B2C, geralmente, as estratégias costumam ser mais complexas, afinal, aqui estamos falando da interação entre duas empresas, nem sempre, o primeiro contato será com quem tomará a decisão final.
Além disso, o lado sentimental não é algo levado em consideração pelas empresas, que é claro, sempre visam a parte financeira e pensam primordialmente em seus ganhos, seja na compra de pequenos materiais como fios e cabos elétricos ou no investimento de maquinários pesados, a transação B2B age de forma racional e deve ser considerada positiva para todas as partes.
Dessa forma, as ações de marketing acabam sendo diferentes em todas as etapas, inclusive na parte da montagem dos anúncios. No texto de hoje, iremos mostrar para você, como fazer anúncios no formato B2B, bora descobrir como? Confira!
Segmente muito bem o seu público
A segmentação é um fator crucial dentro de qualquer estratégia de marketing, mas isso acaba se ampliando quando falamos do B2B, encontrar empresas que queiram consumir seus produtos é algo determinante para o seu sucesso.
No B2C, você ainda pode ter um público variado, e mesmo sem uma boa segmentação, ainda pode ter resultados expressivos, já no B2B, para que seus anúncios deem certo, é fundamental que sua segmentação seja qualificada.
Oferecer um quadro de distribuição para empresas que não precisam desse produto pode ser algo em vão, como falamos, os negócios não atuam com o emocional, tudo é pensado de forma racional, sendo assim, é necessário que você indique o produto certo para a empresa certa, sem margem para erro.
Crie anúncios claros com uma mensagem direta
Muitos anúncios convencionais acabam tendo um tom mais apelativo, uma mensagem mais longa, e a tentativa de gerar sentimento nas pessoas, mas como já citamos várias vezes, isso não funciona com o B2B, nesse caso, quanto menos for o conteúdo, maior a chance de sucesso.
Procure criar anúncios claros, e com uma mensagem muito mais direta, tenha uma abordagem assertiva, fale sobre problemas e soluções, o que seu produto ou serviço tem a oferecer, tudo de uma forma resumida.
Quanto mais direta for a mensagem do seu anúncio, e de fácil entendimento, maior será sua eficiência.
Seja dinâmico e chamativo
A simplicidade é algo que deve ser abordado em um anúncio B2B, mas é claro que também é necessário ter um capricho a mais, no meio de tantas propagandas que podem aparecer, sempre é necessário criar algo diferente, dinâmico e que seja chamativo.
Crie anúncios de vídeos, utilize Gifs e outras ferramentas diferenciadas, procure um formato mais interativo e dinâmico, quanto mais diferente forem suas escolhas, mais eficaz serão seus anúncios.
Use anúncios de remarketing
O remarketing acaba sendo uma estratégia crucial para o B2B, simplesmente, não existe uma campanha desse tipo sem essa estratégia, por se tratar de um ticket médio alto, e produtos mais “delicados” e em grande demanda, como maquinários pesados, disco de corte entre outros,muitas vezes é preciso manter um contato constante com seu consumidor.
Dificilmente um primeiro contato será o suficiente para convencer o cliente a comprar o seu produto, por todos os fatores que citamos acima, dessa forma, os anúncios de remarketing ajudam a reafirmar sua marca e gerar uma aproximação entre sua empresa e o seu consumidor.
O que achou do texto de hoje? Já está preparado para criar o seu próprio anúncio B2B? Comente abaixo o que achou e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.