Marketplace é uma plataforma de vendas que mudou muito o mercado eletrônico por conectar lojistas dos mais variados segmentos aos seus clientes.
De acordo com uma pesquisa realizada pela UPS Pulse of the Online Shopper, cerca de 95% dos consumidores brasileiros já compraram em algum tipo de marketplace.
Com base nesses dados, conseguimos entender a oportunidade de vendas que essas plataformas representam para os empreendedores, e por meio delas, eles também conseguem ampliar sua presença digital.
Sem falar que os próprios consumidores também têm acesso a várias vantagens, como a possibilidade de encontrar qualquer produto, em um único lugar, por um preço acessível e com uma experiência de compra facilitada.
Só que antes de começar a vender nesses sites, é muito importante entender um pouco mais sobre eles. Aliás, os empreendedores precisam conhecer a dinâmica das vendas pela internet, uma vez que elas são diferentes das vendas físicas.
Também estamos falando de um espaço onde você vai dividir a atenção dos consumidores com outros lojistas, afinal, o marketplace é como se fosse um shopping virtual.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de marketplace, como ele funciona e quais são suas vantagens.
Qual o conceito de marketplace?
Marketplace nada mais é do que um modelo de negócios que conecta vendedores e consumidores em sua plataforma. É como um shopping na internet, que reúne lojistas de várias partes do país e até do mundo para venderem seus produtos.
Os usuários têm uma grande variedade de opções e podem encontrar diferentes marcas em um único lugar.
Essas plataformas se popularizaram tanto que, atualmente, é possível encontrar marketplaces de vários segmentos de mercado, como o de bebidas, onde o cliente pode comprar vinho tinto suave doce.
Também é possível encontrar plataformas especializadas em itens usados, serviços, atacado, dentre outros.
Como funciona o marketplace?
Para o marketplace funcionar, ele depende de 3 agentes importantes, que são os administradores da plataforma, os lojistas e os consumidores.
Os gestores cuidam do gerenciamento do site e garantem um espaço de vendas adequado para os empreendedores, de modo que eles possam vender suas mercadorias e seus serviços, se for o caso.
Qualquer marca que queira participar dessas plataformas precisa fazer um cadastro e pagar uma comissão sobre as vendas. Entretanto, hoje em dia, também existe a mensalidade fixa.
Quanto aos clientes, o acesso é totalmente gratuito e eles podem buscar e comprar produtos de várias marcas e segmentos em um único lugar, por meio de um único pedido e um único pagamento.
É possível encontrar desde roupas até materiais de construção, como box vidro fumê. Mas apesar de possuir uma funcionalidade bem específica, algumas pessoas ainda confundem e-commerce com o marketplace.
Apesar de ambos fazerem negociações de compra e venda pela internet, são diferentes. O e-commerce é uma loja pertencente a uma única empresa, por essa razão, o lojista precisa se responsabilizar por várias questões, como:
- Infraestrutura;
- Plataforma de vendas;
- Meios de pagamentos;
- Estratégias de marketing digital.
Esses e outros pontos são de inteira responsabilidade do proprietário da plataforma e-commerce.
O marketplace, por sua vez, reúne diferentes lojas em um único ambiente, e para vender nele, o empreendedor expõem seus produtos na vitrine neste site.
Só que existem várias empresas do mesmo setor, o que aumenta a competição entre elas dentro do site.
O e-commerce e o marketplace possuem características próprias, entretanto, o empreendedor não precisa vender apenas por um destes canais.
Tanto é que o que mais vemos são e-commerces com lojas próprias que também divulgam seus produtos em marketplaces. Aliás, pode-se até dizer que eles funcionam de maneira complementar, o que impulsiona as vendas da marca.
Vantagens do marketplace para os negócios
Uma empresa de aluguel de vestido de debutante tem acesso a uma série de benefícios ao optar por vender pelo marketplace. E algumas das vantagens que mais se destacam estão:
Acesso a público diversificado
Esses sites vendem os mais diferentes tipos de produtos, por essa razão, são acessados por diferentes perfis de clientes. Ao disponibilizar as mercadorias nessas plataformas, fica muito mais fácil atrair novos consumidores.
Aliás, a marca pode atrair até mesmo aqueles que não estavam procurando por seus produtos em específico.
Consequentemente, fica mais fácil fazer o negócio crescer, visto que ele passa a receber uma demanda maior e tem acesso a várias oportunidades de ampliar e inovar o mix de produtos.
Baixo custo inicial
Por meio do marketplace, seu negócio tem acesso a uma plataforma pronta que vai te ajudar a vender seus produtos e serviços.
Ela também conta com toda a infraestrutura que os lojistas precisam, como tecnologia, segurança e bons meios de pagamento.
Sem falar que se uma empresa vender varal para apartamento com motor em um marketplace, terá acesso a várias estratégias de marketing que vão ajudar a consolidar o negócio.
Isso acaba por reduzir os investimentos iniciais e não será necessário construir um site inteiro e arcar com os custos de divulgação da marca.
Aumenta as oportunidades de vendas
Os marketplace são plataformas com grande reconhecimento e visibilidade, o que ajuda a aumentar as vendas consideravelmente.
Eles atraem uma grande quantidade de consumidores que procuram pelos mais variados tipos de soluções.
Quando eles encontram aquilo que estão buscando e adquirem algo vendido pelo seu negócio, naturalmente podem se interessar por outras coisas que você também vende. Com isso, as vendas podem aumentar de maneira natural.
Aumenta a visibilidade da marca
Como falamos anteriormente, os marketplaces já se consolidaram em meio ao público e recebem uma grande quantidade de visitantes diariamente. E isso faz com que eles aumentem sua relevância no mercado e conquistem consumidores fiéis.
Contam com ótimas empresas de caminhão frete para entregar as mercadorias, o que aumenta ainda mais a satisfação de quem compra com eles.
Nesse sentido, se o seu negócio vende em um marketplace, consegue se beneficiar da autoridade do site e do alto volume de tráfego, o que acaba por aumentar a visibilidade do negócio.
A companhia conquista novos clientes sem precisar gastar com estratégias de marketing digital.
Mas como vender em um marketplace?
Vender pelo marketplace é muito simples. Tudo o que você precisa fazer é acessar a plataforma onde deseja comercializar seus produtos e se cadastrar, mas antes disso, é muito importante saber quais são os pré-requisitos e informações necessárias.
Geralmente, esses sites costumam solicitar o CNPJ e também exigem que os lojistas emitam nota fiscal para poder fazer o cadastro.
A loja precisa estar devidamente regularizada, como no caso de uma empresa de zeladoria e portaria.
Para isso, envie toda a documentação solicitada, tais como certidões negativas de débitos, situação cadastral, regime tributário, dentre outros.
A plataforma vai analisar todas essas informações e enviar uma resposta com aprovação ou não. Caso seu negócio seja aprovado, só precisa ser configurado dentro do site, inserindo todas as informações necessárias.
Para começar a vender, é necessário cadastrar todos os produtos e a partir disso receber pelas vendas deles.
Em relação aos pagamentos, os consumidores podem fazer um único pedido e dessa forma pagar tudo o que comprou por meio de um único pagamento.
O cliente consegue comprar fornecedor de hortifruti em um e-commerce especializado nesses produtos de diferentes fornecedores porque esses sites possuem um recurso conhecido como split de pagamento.
A transação é dividida entre todos os participantes da venda e muitos definem as particularidades dos recebedores. Com isso, o percentual é descontado automaticamente das comissões da plataforma e o valor é repassado ao lojista.
O cliente, por sua vez, visualiza apenas uma cobrança em sua fatura correspondente ao valor total. Cada vendedor recebe sua parte diretamente na conta, o que facilita muito o recebimento dos pagamentos.
Além de ser um método seguro para aumentar suas vendas, também é uma forma de divulgar melhor o seu negócio, sendo ele uma farmácia especializada em remédio manipulado para acne, uma loja de roupas ou qualquer outro tipo.
Existem várias opções no mercado, e tudo o que você precisa fazer é escolher aquela que corresponde às suas necessidades, que seja compatível às características da sua marca e onde seu público costuma estar para comprar.
Considerações finais
Sendo assim, as plataformas e-commerce podem vender muito mais com o auxílio do marketplace. Assim como os shoppings centers reúnem as principais marcas do mercado, esses sites reúnem os principais lojistas da internet.
Seu negócio pode estar entre eles, usufruindo de excelentes estratégias de marketing trabalhadas por esses canais, sempre perto do público certo e competindo com as marcas mais procuradas pelos consumidores.