Criar conteúdos para as redes sociais têm se tornado algo frequente na rotina de pessoas que pretendem construir uma carreira de sucesso no âmbito digital.
Assim como para as empresas que pretendem aumentar os seus resultados e a sua visibilidade.
Porém, muitas marcas ainda não entendem a importância de levar o seu negócio para as redes sociais e produzir conteúdos com o objetivo de atrair mais clientes e fazer a sua marca se tornar referência no mercado.
Até mesmo negócios físicos, ou seja, empresas que já possuem um espaço para trabalhar e realizar as suas funções, acham que embarcar no desafio de levar a sua marca para as redes sociais pode ser uma perda de tempo.
Por isso, neste artigo vamos falar um pouco sobre a importância das redes sociais para todo e qualquer tipo de negócio, e como a produção de conteúdo nessas plataformas é essencial para alavancar os seus resultados.
Bonanças das redes sociais
As redes sociais se tornaram ferramentas essenciais dentro do marketing digital, é quase impossível encontrar alguém que não tenha um perfil em pelo menos uma das diversas redes que existem.
Por esse motivo, levar a sua empresa para dentro deste âmbito traz benefícios como os abaixo.
Maior alcance
Hoje, mais da metade da população mundial possui acesso à internet, ou seja, isso significa que diariamente milhões de pessoas ao redor do Brasil e do mundo estão conectadas às plataformas digitais à procura de informações, produtos ou serviços.
Produzir conteúdo dentro das redes sociais é uma maneira de alcançar ainda mais pessoas, algo que era quase impossível antes do surgimento das plataformas digitais que permitiram a produção destes conteúdos.
É possível alcançar milhares de pessoas que além de se interessarem pelo seu conteúdo, poderão adquirir o produto ou serviço oferecido pela sua marca.
Custo benefício
Antigamente, quando uma empresa queria aumentar os seus resultados e atrair mais clientes, na maioria das vezes investia milhões de reais em agências de Publicidade que nem sempre entregavam o resultado esperado.
No fim das contas, isso acabava acarretando em um grave prejuízo para empresa, fazendo a mesma perder uma grande quantia em dinheiro e ainda não saber o que fazer para sair dessa situação.
Com as redes sociais, tornou-se possível realizar este mesmo serviço e de maneira ainda mais eficaz sem precisar gastar rios de dinheiro para isso.
Até mesmo as estratégias pagas como o Twitter Ads não exige tanto dinheiro da marca que deseja crescer no meio digital.
Segmentação
Quando falamos de segmentação dentro do universo do marketing digital, nos referimos a separação e ao filtro de pessoas que realmente podem se interessar pelo produto ou serviço fornecido pela sua marca.
Como mencionamos anteriormente, mais da metade da população mundial possui acesso à internet.
Entretanto, não significa que todos eles irão se interessar pela sua marca e adquirir o que ela oferece.
Por isso, é necessário segmentar, ou seja, separar as pessoas que apenas gostam do seu conteúdo das pessoas que realmente se interessam em comprar o que é oferecido por você.
Por exemplo, um determinado usuário pode gostar das suas publicações no Instagram enquanto outro além de gostar disso pode se interessar pelo seu curso sobre como anunciar no Google Ads.
Por meio das redes sociais, da interação e engajamento criada dentro dessas plataformas, é ainda mais fácil saber identificar quem são esses clientes e fidelizar a sua marca.
Relacionamento
Os relacionamentos são extremamente importantes para tudo na vida, eles sustentam uma comunicação saudável e uma troca de experiências e informações válidas para que ambos os lados possam se beneficiar.
E este conceito não muda quando falamos de empresa e clientes, criar um relacionamento entre eles é essencial para que o cliente se sinta mais satisfeito e a empresa continue obtendo-se os resultados.
Por isso, as redes sociais juntamente com estratégias como o inbound marketing, conseguem incentivar este relacionamento e criar um espaço onde marcas e consumidores poderão trocar informações e opiniões para obter o que desejam.
Conclusão
Por isso, para alcançar todos esses benefícios, você pode utilizar estratégias de marketing digital focada em redes sociais como:
- Marketing de conteúdo;
- Tráfego pago;
- Lives;
- Vídeos;
- Marketing de influência.
É uma imensidão de possibilidades para fazer a sua empresa decolar dentro do universo digital, utilizando aquilo que é mais usado pelas pessoas em seu dia a dia, as redes sociais.