O objetivo central do marketing é a atração de clientes. Nos últimos 10 anos, contudo, a forma empregada pelas empresas para alcançar este objetivo sofreu grandes transformações. Até pouco tempo as campanhas tinham caráter mais invasivo, funcionando a partir de interrupções. A revolução de paradigma trazida pelo inbound marketing está justamente em apresentar outra estratégia para atrair o público-alvo.
Se antes as pessoas eram interrompidas em suas tarefas para serem bombardeadas com propaganda, agora o objetivo é informar. É por isso que as empresas vêm investindo na produção de conteúdo. Isto significa que, antes de vender, é importante agregar valor à experiência que o cliente tem com a marca. Se estes conceitos ainda são novidade para você, não se preocupe, escrevemos um guia rápido sobre o assunto. Confira a seguir.
O que é Inbound Marketing?
O Inbound, ou Marketing de Atração, é um conjunto de estratégias e técnicas para atrair e converter clientes. Para atingir este fim há a produção de conteúdo relevante para o público-alvo. Outra característica destas ações é que a empresa não vai mais atrás do cliente, como acontece na propaganda tradicional.
É o próprio consumidor que encontrará o caminho até as soluções da empresa. A trilha percorrida passará por mecanismos de busca, sites, blogs e páginas nas redes sociais. Ao encontrar um conteúdo que sane uma dúvida, ou ofereça uma informação importante, despertamos o interesse do visitante. É a partir disso que os clientes serão atraídos pela empresa. Um relacionamento onde a conquista final concretiza a venda de um produto ou serviço.
Quando surgiu?
As práticas do Inbound foram popularizadas nos Estados Unidos por Brian Halligan, um dos fundadores da desenvolvedora Hubspot. O conceito foi ainda mais difundido com o lançamento de um livro escrito por Halligan em parceria com Dharmesh Shah. Foi em 2009 que “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs” chegou às prateleiras.
A despeito disso, as ideias por trás da prática não eram completa novidade. Para Peter Druker, pai da administração moderna, elas surgem em “Permission Marketing” de Seth Godin, lançado em 1999. Segundo Druker, as principais diretrizes da atração já podiam ser encontradas nesta obra. Além disso, não podemos dissociar o conceito do ambiente digital, já que o desenvolvimento de ambos se deu paralelamente.
Etapas do Inbound Marketing
Atrair
Para conseguir realizar a proposta de oferecer conteúdo de qualidade e que possa ser encontrado pelos clientes, existe o SEO. A otimização para motores de busca resume uma série de práticas que permitem que os seus textos tenham melhor posicionamento orgânico em pesquisas. Isso significa que ao buscar por uma palavra-chave no Google o internauta encontrará entre os principais resultados a sua página.
Outra estratégia de posicionamento são os anúncios pagos, que também resultam em melhor colocação nas pesquisas. Normalmente, as duas práticas mencionadas se complementam. Isso acontece porque o posicionamento orgânico do SEO funciona em longo prazo e os links patrocinados são mais imediatos.
Converter
Em ambos os casos, ao acessar a sua página o público-alvo deve encontrar material relevante. É onde entra em ação o marketing de conteúdo. É importante lembrar que as mesmas estratégias aplicadas no seu blog valem, com poucas alterações, para campanhas nas redes sociais.
Assim que os visitantes se engajam com o conteúdo do blog ou do seu site eles ficam mais propícios e interessados em consumir mais conteúdo. Então muitos deles se inscrevem para receber newsletter ou, através de iscas digitais, para receber um E-book ou outro conteúdo oferecido. Feito isso, conforme o público vai consumindo o seus artigos ou usando algum material oferecido eles em um determinado momento vão se sentir persuadido a solicitar uma ajuda profissional.
Fechar
O interesse do futuro cliente pode ser notado também através de softwares de inteligência artificial que monitoram os seguidores e quando eles solicitam uma ajuda ou simplesmente acessam novamente a página de preços/orçamento de um site um vendedor é notificado. Ou até mesmo um Whatsapp para o seguidor pode ser disparado. O que determina como será a triagem do publico-alvo ou como se relacionar com ele será a estratégia que será planejada de acordo com o processo comercial de cada empresa e jornada do cliente.
Encantar
Após a venda estar concluída, existem diversas formas de se manter um bom relacionamento com o seu cliente e saber se ele esta satisfeito com o produto ou serviço contratado. Tudo isso pode ser feito através de um software de automação de marketing que, de acordo com a estratégia criada, pode disparar pesquisas de satisfação, criar pontuações de fidelidade, enviar votos de felicidade em datas comemorativas, etc.
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O inbound marketing é ideal para atender às demandas do consumidor moderno e aumentar a visibilidade do seu negócio, contudo devemos somar a isso ainda o grande potencial que estas campanhas têm em termos de retorno do investimento (ROI).
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