Existem dois tipos de resultados quando você está procurando algo na ferramenta de busca.
O primeiro, refere-se aos resultados da busca orgânica – resultado da otimização para a ferramenta de busca, assunto sobre o qual já falamos em um artigo anterior dedicado a este tema.
O segundo, é aquele que resulta de investimento em anúncios. De fato, é possível pagar para aparecer entre os resultados das pesquisas da ferramenta de busca e este método é conhecido como Anúncio para ferramentas de busca (SEA – do inglês Search Engine Adverstising), mostrados não apenas dos resultados da pesquisa, mas também nas redes sociais.
O Google é a empresa que mais lucra com anúncios online graças ao seu próprio programa destinado para tal: o Google AdWords.
Google AdWords é, por sua vez, dividido em duas grades áreas: rede de pesquisa e rede de display. A primeira área refere-se aos textos de anúncios mostrados nos resultados de pesquisa de algumas palavras. Esses anúncios são mostrados no topo e no final das páginas do Google.
Anteriormente eles apareciam do lado direito dos resultados orgânicos, mas a pouco isto foi modificado, o que resultou em uma queda do número de anúncios por página – de 12 para 7 – desde fevereiro.
A rede de pesquisa é composta por sites do Google e outros websites para os quais os usuários podem usar apenas Google Play, Google Shopping ou Google Maps ou websites parceiros como Ask.com. Já a rede de display refere-se as imagens que são mostradas nos resultados do Google, tais como YouTube, Blogger, Gmail, e outros milhares e resultados da rede do Google assim como sites de jornais e revistas, por exemplo.
O posicionamento do seu anúncio é baseado em dois critérios: a sua proposta, que é a quantia de dinheiro investido para que seu anúncio seja mostrado, e o seu índice de qualidade, avaliada em uma escala de 1 a 10. Redes sociais podem ser ótimos canais para mostrar os seus anúncios devido ao enorme tráfego e a possibilidade de atingir o seu público alvo de maneira mais precisa e certeira.
O Facebook, por exemplo, tem cerca de 1.65 bilhões de usuários ativos, uma quantidade enorme e ainda oferece um publico alvo bastante definido, de onde podemos conseguir dados importantes como: gênero, idade, localizações hobbies, estudos, emprego, etc.
Todos os elementos essenciais na hora de criar uma campanha publicitária. Outra vantagem enorme dos anúncios é a possibilidade de conseguir um feedback claro, resultados e estatísticas sobre a sua campanha.
Estes dados são ainda mais fáceis de acompanhar se você possui uma loja online já que é possível definir quais vendas foram feitas a partir dos anúncios ou acessos diretos a sua loja.