Cada vez mais, empresas B2B estão apostando em marketing de conteúdo para atrair e cativar Leads e desenvolver uma relação de confiança que resultará em futuras vendas. Nós vimos alguns dados bastante relevantes sobre o tema no B2B Content marketing Report, lançado recentemente.
O estudo foi feito com 50 mil membros da comunidade B2B Technology marketing no LinkedIn e mostra, de acordo com os entrevistados, quais as estratégias de marketing digital que funcionam atualmente, de que área são os profissionais responsáveis pelo conteúdo e como as empresas estão mensurando resultados.
Inspirados pelo post 21 Unbelievable B2B Content marketing Statistics, separamos alguns números para compartilhar com vocês. O relatório pode ser conferido na íntegra ao fim desse post.
Confira as tendências de marketing de conteúdo para B2B
71% de quem trabalha com marketing B2B usa marketing de conteúdo para geração de Leads.
50% dos profissionais de marketing B2B usam marketing de conteúdo para tornar-se referência no mercado e para educação.
Apenas 25% dos profissionais de marketing B2B usam marketing de conteúdo para retenção de clientes.
89% de quem trabalha com marketing B2B cita depoimentos de clientes como a ação mais efetiva de marketing de conteúdo.
88% dos profissionais de marketing B2B consideram estudos de caso a ação mais efetiva de marketing de conteúdo.
Menos de 40% dos profissionais de marketing B2B indicam eBooks como exemplo eficaz de marketing de conteúdo.
71% dos que trabalham com marketing B2B dizem que uma audiência qualificada é o elemento mais importante de marketing de conteúdo.
85% dos profissionais de marketing B2B acham o LinkedIn a mídia social mais efetiva em entrega de conteúdo.
73% dos profissionais de marketing B2B acham o Youtube uma mídia social efetiva em entrega de conteúdo.
Apenas 39% de quem trabalha com marketing B2B considera o Facebook uma mídia social efetiva em entrega de conteúdo.
93% dos profissionais de marketing B2B criam conteúdo do zero.
Tráfego de visitas e visualizações/downloads empataram em 63% como métricas chave para determinar sucesso de conteúdos.
5% dos profissionais de marketing B2B não têm métricas para determinar o sucesso de ações em marketing de conteúdo.
56% de conteúdo B2B são criados pelo marketing corporativo.
47% de conteúdo B2B são criados pelo marketing de produto.
82% dos profissionais de marketing B2B vão aumentar a produção de conteúdo nos próximos 12 meses.
55% dos profissionais de marketing B2B dizem que seu maior desafio é ter tempo ou largura de banda para criar conteúdo.
30% dos profissionais de marketing B2B não dividem seus conteúdos pelo momento de compra dos potenciais clientes.
37% dos profissionais de marketing B2B usam automação de marketing para geração de Leads.
36% dos que trabalham com marketing B2B usam automação de marketing para nutrição de Leads.
39% dos profissionais de marketing não usam nenhuma automação de marketing.
Quase 50% dos profissionais de marketing B2B consideram produzir conteúdos engajadores o maior desafio para criação de conteúdo.
Quase 25% do marketing de conteúdo é produzido na própria empresa.
O tipo de conteúdo mais terceirizado em marketing de conteúdo são vídeos.
20% das empresas entrevistadas investem 20% do orçamento de marketing em marketing de conteúdo.
Fonte: B2B Content Marketing Trends 2013 from Holger Schulze
E então? Achou esses números interessantes? Eles se encaixam com a realidade do seu mercado? Deixe seus comentários abaixo.