Blog de Marketing Digital

5 Formas de identificar o público-alvo do seu negócio

5 Formas de identificar o público-alvo do seu negócio

De nada adianta você desenvolver o melhor produto do , apresentar soluções inovadores e ter uma ideia genial, se você não está se comunicando com as pessoas certas, afinal, do que adianta ter a melhor tela fachadeira, se você está oferecendo ela para outras pessoas que não trabalham na área de construção civil ou engenharia de modo geral?

 

Se você não souber quem são seus potenciais clientes e o seu público-alvo, dificilmente conseguirá ter sucesso em suas tentativas, e o seu produto ou serviço, não conseguirá alcançar o potencial que ele poderia ter. 

 

O público-alvo nada mais é do que um grupo específico de consumidores com características semelhantes entre si e que estão mais dispostos a adquirir os produtos que uma empresa oferece. 

 

No texto de hoje, separamos 5 formas de identificar o público-alvo do seu negócio, bora conferir como? Então vamos lá!

1 – Conheça muito bem o seu produto e o mercado que está inserido

Antes de conhecer sua clientela, é preciso conhecer detalhes sobre seu produto e o mercado no qual você está inserido, para isso, recomendamos que você monte uma lista com todas as características daquilo que você oferece. 

 

No caso de uma empresa que trabalha com válvula de alívio ou de , liste o seu diferencial, material utilizado, garantias de segurança para aliviar um sistema pressurizado e etc. Quanto mais você conhecer o seu produto e aquilo que oferece, mais fácil será entender seu público. 

 

Outro ponto é compreender seu mercado, no caso acima, seu está voltado para o setor industrial, então conhece fatores , e tecnológicos, o conhecimento sobre seu produto e seu mercado deve ser algo obrigatório para identificar seu público-alvo. 

2 – Saiba qual é o problema que seu negócio soluciona

Toda empresa tem como objetivo, encontrar uma solução e para algum problema e resolver algum ponto crucial solicitado pelos usuários, dessa maneira, é importante saber com precisão, qual o tipo de problema que o seu negócio costuma solucionar. 

 

O que você oferece? Qual a sua solução? Qual o problema resolvido pelo seu produto? E o mais importante, quem são as pessoas que sofrem com esse tipo de problema? Todas essas perguntas te ajudam a entender melhor sua colocação no mercado e o tipo de público que você procura. 

3 – Faça o cadastro e solicite de cada cliente

Existe algo mais do que definir seu público-alvo do que a utilização de dados coletados? Nada pode ser mais efetivo do que ter todas as informações bem na palma de suas mãos, dessa forma, é preciso ter o maior número possível de informações de cada consumidor. 

 

Procure fazer o cadastro de cada novo cliente que adquire um produto de sua loja, colete informações como: sexo; idade e endereço, se possível, se aprofunde mais em temas como: ; principais produtos comprados; gostos pessoais; ocupação e renda mensal. 

 

Conhecendo cada consumidor da sua empresa, fica muito mais fácil definir seu público-alvo e entender melhor as características de outros futuros compradores e assim, trazer mais relevância no mercado. 

4 – Pesquise muito

Uma extensão do tópico acima, a pesquisa deve fazer parte da sua rotina se você quer realmente coletar dados e entender melhor sobre o seu público-alvo, nada deve funcionar no “chutômetro”, e essas pessoas devem ser definidas através de informações. 

 

Crie formulários e questionários online, utilize respostas simples de “sim” ou “não” para agilizar e deixar o processo mais simples, extrair mais dados de outras plataformas como o Analytics, por exemplo, tudo isso, ajuda a entender melhor seu público-alvo. 

5 – Utilize as redes sociais

Grande parte dos seus compradores estão presentes nas redes sociais, e é claro que você pode usar isso ao seu . Se você é marceneiro, e trabalha com algumas peças únicas, como pallet descartável de madeira ou tábuas personalizadas para churrasco, você deve possuir um público extremamente específico e que se interesse pelo seu conteúdo.

 

Seus seguidores nas suas páginas das redes sociais, são um ótimo termômetro para entender o tipo de pessoa que consome seus produtos, use as informações coletadas nas redes para ainda mais a definir o seu público-alvo ideal. 

 

O que achou do texto de hoje? Pronto para identificar o seu público-alvo? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

 

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Mais artigos sobre marketing digital