Quem não gosta de ser mimado e receber qualquer tipo de presente? Acredito que todas as pessoas irão valorizar mais uma marca e se sentirem mais especiais e queridos, sempre que receberem qualquer tipo de recompensa, seja ela um cupom de desconto, um material rico ou até mesmo um brinde.
Esse pode ser o diferencial entre uma empresa e outra, afinal, como não dar preferência para aquele empreendimento que te forneceu um “algo a mais” durante sua jornada de compra? Em um mercado cada vez mais competitivo, cada detalhe conta, e é claro que gerar valor para seu cliente e se aproximar do seu público acabam se tornando soluções eficientes.
Dessa forma, o marketing de recompensa surge como uma das estratégias atuais mais eficientes, através dele, é possível gerar valor fornecendo justamente essas “recompensas” até seu consumidor, imagine uma indústria que investe um valor alto em um filtro prensa para o tratamento de efluentes e acaba não ganhando sequer nenhum brinde? Não seria melhor ter algum benefício a mais?
Por mais simples que isso possa parecer, dar algo em troca pode te trazer resultados muito melhores do que você imagina, no texto de hoje, separamos 5 dicas para o uso eficiente do marketing de recompensa, bora conferir? Então vamos lá!
1 – Adote um programa de fidelização
Você com certeza deve conhecer alguma empresa que adota o programa de fidelização, certo? Essa é uma das estratégias mais comuns e efetivas quando se trata do marketing de recompensa, essa programada nada mais é, do que o acúmulo de compras dentro de uma loja, e após um determinado número, você ganha algo em troca.
Talvez você até faça parte de um programa de pontos na pizzaria do seu bairro, onde juntando dez selos ganha uma pizza, ou até mesmo na antiga blockbuster onde um número específico de filmes alugados dava direito a alguns gratuitos, e por aí vai.
Essa é uma tática extremamente eficiente e comum, ótima para fidelizar seus clientes e aumentar seu ticket médio, quanto mais compras, mais os clientes são recompensados, essa estratégia é crucial assim como uma mangueira de incêndio é importante dentro de um prédio.
2 – Invista em um tratamento VIP
Quem não gosta de ser bem tratado? 73% dos brasileiros afirmam que comprariam um produto novamente se o atendimento fosse personalizado, ou seja, a relação e a interação com seu público vai muito além do que você imagina.
Estabelecer um tratamento VIP significa dar todo suporte, manter uma comunicação individual e personalizar toda a jornada de compra de um usuário. Você está dando para ele, uma recompensa em formato de atendimento, fazendo ele se sentir mais confortável e inclinado a realizar uma nova compra.
3 – Libere cupons de desconto em datas sazonais
Os cupons de desconto sempre são um ótimo incentivo para qualquer pessoa efetivar uma compra, e liberar esses cupons em datas sazonais é uma ótima maneira de lembrar sobre seus consumidores, fornecer uma recompensa e ainda faturar uma grana extra.
Descontos exclusivos no mês de aniversário, cupons para clientes mais fiéis ou em datas como black friday e Natal, podem incentivar a compra, além de gerar uma certa fidelização e uma lembrança importante para cada usuário.
4 – Monte um programa de indicação
Quem nunca participou de um programa de indicação? Outra estratégia comum do marketing de recompensa é justamente essa, indicar um número de pessoas e, receber em troca, uma recompensa.
Essa é uma ação comum e benéfica para ambos os lados, a empresa pode ganhar novos clientes enquanto o consumidor, consegue ser recompensado apenas indicando aquele negócio para seus amigos.
5 – Acesso a conteúdos exclusivos incluindo sorteios
Existem certas áreas da empresa que devem ser exclusivas para um grupo seleto de pessoas, como por exemplo uma área premium de cursos ou materiais digitais, ou a possibilidade de escolher um vidro termoelétrico personalizado, para aqueles buffets mais fiéis.
Essa é uma ótima forma de gerar o marketing de recompensa: fornecer algo exclusivo para um grupo seleto de pessoas. Além dos conteúdos e especiarias, também é interessante realizar sorteios, onde é claro, só quem está presente pode participar.
O que achou do texto de hoje? Curtiu nossas dicas? já conhecia alguma delas? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.