- A geração de leads é um dos pontos mais importantes dentro do marketing digital, é a partir de um lead que geralmente surgem as oportunidades de vendas, já que esses nada mais são, do que usuários que já conhecem o seu negócio e estão preparados para dar o “próximo passo” ao comprar um produto e realizar de fato uma conversão.
- Porém, não basta apenas gerar leads, eles devem ser qualificados, afinal, de nada adianta ter os dados de centenas de usuários se nenhum deles tiver o perfil ou o real interesse de se tornar cliente da sua empresa, então é preciso que exista um certo pente fino, e que os leads gerados sejam acima de tudo, qualificados.
- Em grande parte das vezes, a qualidade prevalece bem mais do que a quantidade, assim como em uma usinagem de peças, no qual é melhor apostar em um trabalho conciso e eficiente que demore um pouco mais, do que querer uma moldagem, fundição e todos os processos ocorram de maneira agilizada.
- Pensando nisso, no texto de hoje separamos 5 dicas de como gerar leads que sejam qualificados, bora conferir? Tenha uma ótima leitura!
1 – Defina os critérios de qualificação
- Para conseguir alcançar aqueles que são chamados de leads qualificados, é fundamental que você defina quais são os critérios que definem essa qualificação, ou seja, quais são os diferenciais de um lead simples para um que possui esse algo a mais.
- Dessa forma, é preciso que você pesquise muito bem o perfil do seu consumidor, entenda o que seus clientes tem em comum, talvez uma localidade, um cargo específico, um hobbie ou um conteúdo acessado, encontre o denominador comum, e saiba exatamente, o que faz daquelas pessoas qualificadas e quais as características que definem um lead melhor que o outro.
2 – Produza conteúdos otimizados
- A produção de conteúdos é algo fundamental para gerar leads, e se você quer que eles sejam qualificados, todos que você produzir devem ser totalmente otimizados. Realize pesquisas para identificar os mais acessados e com maior chance de conversão, procure as palavras-chave corretas, monitorando de perto, todos os termos que são mais utilizados para serem replicados.
- Confira e defina qual o tipo de conteúdo é o ideal para o perfil qualificado do público que você separou acima, procure ser extremamente criterioso, veja quais os canais que o seu público que faz gerenciamento de resíduos, por exemplo, está presente, e procure sempre a produção completa, e assim como as etiquetas adesivas, recomendamos que você produza tudo de maneira personalizada.
3 – Realize uma ótima segmentação
- O grande segredo para chegar nos leads qualificados é justamente acertar a pessoa certa, na hora e no momento correto, para isso é preciso ter uma segmentação caprichada, que consiga alcançar justamente o lead que é mais propenso a se tornar seu cliente.
- De acordo com os dados coletados procure alcançar essas pessoas tanto através dos conteúdos, como de landing pages e outras estratégias, lembre-se a segmentação é um ponto-chave para separar os leads que são ou não mais qualificados para o seu negócio.
4 – Invista em conteúdo diferenciados
- Além de um conteúdo qualificado como citamos acima, também é recomendado o investimento em algo diferente, que chame a atenção e que possa até mesmo servir como um filtro para separar os leads.
- Procure criar textos, vídeos e imagens um pouco mais técnicas, com assuntos mais específicos e que só vão interessar realmente quem está afim do assunto, procure ser menos genérico e capriche para atingir geralmente quem você acredita que possa ser qualificado, se você atua com a locação de gerador de energia, fale mais sobre as marcas, suas especificações, sua utilização e alguns conteúdos mais aprofundados, com diferentes mídias indo desde o texto até o vídeo, essa é uma boa forma de “filtrar” os mais qualificados.
5 – Faça o lead chegar até você
- Muitas pessoas pensam somente em ir até o lead, apresentando anúncios e outras ferramentas de forma direta, para que o usuário realize uma determinada ação, mas se você quer que aconteça esse filtro de qualificação, o recomendado é sempre que o lead vá até você.
- Para que isso aconteça, invista pesado no tráfego orgânico com estratégias como o inbound marketing e o SEO, procure otimizar seu conteúdo, publicar nas redes sociais, e se manter ativo nos diferentes canais, faça com que as pessoas cheguem até o seu negócio, demonstrem interesse de forma natural, geralmente, quem vai atrás tende a estar muito mais interessado do que o contrário.
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- Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.