- Ter um e-commerce já é visto como uma estratégia altamente atrativa para qualquer empreendedor, afinal, é através dele que você pode vender e divulgar seus produtos pela internet, e isso se torna ainda melhor e mais eficaz, quando você começa a produzir conteúdos para sua loja virtual.
- A produção de conteúdos em blogs, redes sociais ou até mesmo vídeos no Youtube, ajuda a divulgar sua marca, gerar novos clientes e ganhar autoridade dentro do mercado, tudo isso de forma orgânica e eficaz. Em um mercado competitivo, esse pode ser um grande diferencial para atrair o público e se destacar no meio de tantas lojas virtuais.
- Porém, a grande dúvida que sempre fica na cabeça das pessoas é: “como gerar conteúdo para o meu e-commerce?”, será que existe diferença entre os segmentos? Alguém que atua vendendo artigos mais técnicos como uma bomba centrífuga, pode gerar o mesmo tipo de alguém que trabalha com um e-commerce de roupas masculinas?
- Se você ainda tem uma pulga atrás da orelha e não sabe ao certo, o tipo de conteúdo que pode ser gerado para o seu e-commerce, fique tranquilo! No texto de hoje, iremos mostrar para você, 5 dicas para gerar conteúdos para sua loja virtual, bora conferir? Vamos lá!
1. Conheça bem o seu público, cada nicho pede um conteúdo exclusivo
- A primeira coisa que você deve saber para gerar conteúdos para o seu e-commerce é conhecer um pouco mais sobre o seu público, cada segmento tem as suas próprias particularidades, como citamos acima, alguém que atua com bomba centrífuga ou hidráulica, venderá seus produtos no mercado B2B, enquanto um e-commerce de roupas masculinas terá como alvo os homens de maneira geral.
- Procure conhecer bem o seu público, faça uma pesquisa e define bem a sua persona, entenda o que eles querem, o que gostam de consumir, analise seus concorrentes e saiba qual o tipo de conteúdo é mais recomendado para o seu público.
2. Tenha um blog e faça postagens de qualidade e com constância
- A porta de entrada para a produção de qualquer conteúdo é justamente o blog, é através dele que você vai conseguir mostrar mais sobre seus produtos, gerar visibilidade e ganhar autoridade dentro do mercado.
- Crie um blog responsivo e completo, faça postagens de alta qualidade e com uma boa constância, procure atualizá-lo de duas até três vezes durante a semana para sempre alimentar seu público com conteúdos novos e interessantes.
- Procure vincular os seus produtos com os assuntos dos seus textos, talvez para um e-commerce que trabalha com a venda de portas e janelas, produzir um conteúdo com review de uma porta de aço, ou qual a melhor para escolher dependendo da situação, pode ser uma boa alternativa para promover seus produtos e chamar a atenção do público.
3. Varie no estilo do seu conteúdo
- Mas produzir apenas textos não é o suficiente para se manter em alta, e muito menos conseguir o destaque e atrair as pessoas do jeito que você almeja, é preciso ter algo a mais, e é justamente aí que entra a variedade no estilo do conteúdo produzido.
- Aqueles com maior apelo visual como imagens, vídeos, infográficos e conteúdos interativos, são altamente recomendados, procure sempre diversificar as mídias utilizadas trazendo algo diferente e que seja realmente atrativo, quanto mais visual, maior a probabilidade de sucesso.
4. Faça o seu conteúdo chegar até a sua audiência
- De nada adianta produzir uma diversidade de conteúdos se eles não chegarem até a sua audiência, certo? Então procure usar o marketing digital para te ajudar nessa jornada, primeiro trabalhe a parte orgânica, utilize estratégias de SEO em seu blog, e busque alcançar o topo nas plataformas de busca, para ser visto de forma natural.
- Caso necessário, também utilize os recursos das mídias pagas, com anúncios nas redes sociais ou no próprio Google, não é preciso de um grande orçamento, basta trabalhar bem a sua segmentação para alcançar as pessoas certas, na hora e no momento certo, fazendo uma campanha robusta assim como um detergente concentrado.
5. Utilize o máximo de canais possíveis
- Não é só o blog que tem opções para reproduzir e gerar conteúdos, por mais que essa seja a principal plataforma, existem outros meios para você enviar mais informações sobre a sua empresa, como as redes sociais, o e-mail marketing e por aí vai.
- Procure utilizar o máximo de canais possíveis, crie páginas nas redes sociais que mais se enquadram com o perfil do seu negócio, mantenha todos esses canais atualizados e recebendo conteúdo de alta qualidade e de maneira periódica, isso vai ajudar a atrair pessoas diversificadas e que chegam de diferentes locais para conhecerem mais sobre o seu e-commerce.
- O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
- Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.