- Você sabia que 92% das pessoas que têm acesso a internet estão presentes nas redes sociais? Esse tipo de mídia se tornou essencial para qualquer empresa que deseja aumentar o seu público gerando maior visibilidade e até mesmo, melhorar os resultados de suas vendas.
- Mas, por mais que o aumento do seu alcance, a melhoria no relacionamento com os clientes e aumentar o número de vendas possa ser o grande atrativo nas redes, muitas pessoas acabam usando esses canais para outro objetivo: o fortalecimento da marca.
- Construir uma marca consolidada dentro do mercado é o sonho da maioria das empresas, afinal, através dela você consegue se tornar uma verdadeira referência no mercado, aumentando seu faturamento, fidelizando e alcançando clientes e expandindo o seu negócio, como se uma porta corta fogo se abrisse para você.
- E cá entre nós, não existe canal melhor para fortalecer sua marca do que as redes sociais,já que o brasileiro passa em média, 3 horas e 47 minutos por dia navegando nessas mídias, o que pode ser um prato cheio para que você mostre mais sobre o seu trabalho, e torne a sua empresa cada vez mais conhecida.
- No texto de hoje, separamos 5 dicas que vão te ajudar a fortalecer a imagem de sua marca dentro das redes sociais, e consequentemente, conseguir aumentar suas vendas, bora conferir? Então vamos lá!
1. Escolha as redes sociais certas para marcar presença
- Existem várias redes sociais espalhadas dentro da web, são mais de 50 no mundo inteiro, cada uma com sua própria personalidade, algumas são mais focadas em imagens e vídeos, enquanto outras voltam seus esforços para textos, enfim, cada uma tem o seu charme.
- E é claro que você não vai estar presente em todas as redes sociais existentes, então é importante escolher as certas para você marcar sua presença, verifique o seu nicho e saiba qual se encaixa melhor com a proposta da sua empresa.
- Um negócio que atua com o mercado B2B vendendo bomba centrífuga, pode preferir usar o Linkedin, enquanto uma loja de roupas prefira o Pinterest ou o Instagram, veja quais se encaixam melhor de acordo com o perfil do seu negócio.
2. Faça postagens de qualidade e com frequência
- Existem centenas de milhares de conteúdos postados diariamente dentro das redes sociais, são várias imagens que passam pelo feed do público durante o dia, e se você quer se destacar da concorrência, é necessário ter duas coisas: qualidade e frequência.
- Seus conteúdos devem se destacar dos demais justamente pelo capricho e atenção em cada detalhe, procure postagens realmente instigantes, que despertem a curiosidade e sejam carregadas de informações valiosas ao público, não poste nada de qualquer jeito.
- Também é necessário manter uma certa frequência, realizar postagens de 3 até 5 vezes nas suas redes sociais, montar um calendário e fazer um planejamento prévio para garantir que seu conteúdo será postado e chegará até o público.
3. Interaja com seu público
- Falando em público, geralmente são eles que constroem e fortalecem a imagem de uma marca, sendo assim, a interação com eles acaba ajudando bastante a elevar seu nível e consolidar a sua empresa, já que nas redes eles sempre procuram algo mais dinâmico e interativo.
- Procure sempre incentivar o engajamento, e busque por interações constantes, responda comentários, utilize os CTAs, incentive o compartilhamento, compartilhe postagens, abra caixinha de perguntas nos stories e enquetes de forma geral, procure não utilizar respostas automáticas e dê a devida atenção para cada usuário individualmente.
4. Acompanhe as tendências do mercado
- É claro que, para que você consiga fortalecer a sua imagem é necessário entender o que acontece dentro do seu mercado, sendo assim, é crucial acompanhar as tendências relacionadas a sua área.
- Procure ver o que sua concorrência está fazendo, quais os tipos de conteúdo e interação que eles estão promovendo, busque ficar de olho no que está fazendo sucesso e nos assuntos que pode abordar, isso vai fazer com que você se mantenha sempre no topo e ganhando visibilidade.
5. Teste diferentes formatos
- Assim como uma caixa de pizza personalizada pode possuir diferentes formatos, os seus conteúdos também podem, as redes sociais permitem que você crie e explore postagens totalmente diferentes, usando imagens, vídeos, texto, slideshow, canvas, carrossel, stories, reels, e muito mais.
- Procure conhecer bem a rede social que está inserida e explore as diferentes possibilidades, quanto maior forem as suas variedades, mais efetivo será o seu alcance, fazendo com que você chegue em mais pessoas.
- O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!
- Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.