- Ter um blog é praticamente obrigatório atualmente, é através dele, que as empresas conseguem formular campanhas e conteúdos de marketing de conteúdo, resultando em um aumento de leads, conversões e tráfego, tudo feito de maneira totalmente orgânica, representando o melhor custo-benefício atrelado com eficiência entre todas as estratégias de marketing digital.
- De acordo com pesquisas, um negócio que utiliza o poder do blog tem até 126% mais chance de crescimento do que uma empresa que não utiliza dessa estratégia. Porém, o blog, por si só, pode não representar muita coisa, é preciso mantê-lo sempre abastecido com conteúdo periódicos, assim como uma mangueira de incêndio, que precisa estar conectada a um local que tenha água.
- Porém, sabemos que a criação de conteúdo muitas vezes não é uma tarefa simples, afinal, existem mais de 112 milhões de blogs espalhados pela web, sendo que 120 mil são criados diariamente, o que resulta em uma concorrência crescente.
- Pensando nisso, no texto de hoje separamos 5 dicas de criação de conteúdos para blog que vão te ajudar a gerar mais tráfego e ser muito mais eficiente durante sua jornada, bora conferir? Então vamos lá!
1 – Escolha tópicos interessantes e que agradem seu público
- A nossa primeira dica para a criação de conteúdos para blogs é em relação à escolha dos seus temas, procure tópicos que sejam interessantes e que consigam atrair e agradar seu público de forma geral.
- Procure por temas que estão em alta e são muito falados na atualidade, ou por conteúdos que as pessoas pesquisam quando falam sobre a sua área, se você possui um site sobre compressores e maquinários, talvez o tema válvula de alívio ou válvula de segurança, possa ser algo útil e interessante para o seu público.
2 – Capriche no título, na descrição e nos subtítulos
- O título muitas vezes acaba sendo um dos fatores mais importantes dentro de um conteúdo de blog, ele quem gera interesse no usuário e faz com que ele clique na sua página ou continue lendo aquele texto, dessa forma, é sempre importante caprichar no seu título.
- Seja criativo, chame a atenção mas também procure ser simples, resuma bem o que o leitor irá encontrar dentro do seu conteúdo. Além dele, a descrição e os subtítulos também precisam estar bem alinhados, mostrando bem um resumo do que está por vir e dividindo seu conteúdo em tópicos, separando cada informação que será recebida.
3 – Inclua elementos diferentes como imagens, áudios e infográficos
- Se engana quem pensa que um conteúdo de blog se resume apenas em textos e mais textos, nele também é possível incluir elementos diferentes como imagens, áudios e infográficos, que podem trazer algo diferente, interativo e muito mais convidativo para os visitantes.
- Procure incluir esses elementos trazendo um apelo audiovisual, diferente para o seu blog, isso vai ajudar a agradar o público, otimizar sua página e ainda gerar mais tráfego para o seu site.
4 – Produza um conteúdo rico, repleto de informações
- O erro de muitas empresas é montar um blog com o principal objetivo de vender seus produtos e fazer dele, uma vitrine para os seus clientes, quando, na verdade, o principal objetivo dele é ser um material rico, atrativo, que ajude a gerar mais tráfego e agradar os usuários.
- Procure sempre entregar um conteúdo rico, repleto de informações e que seja relevante, escreva de forma intensa, sobre tópicos que as pessoas querem saber mais sobre, como suas câmaras de refrigeração, como elas funcionam ou onde são indicadas, e não simplesmente algo para vender seus produtos, seja criativo, capriche na sua escrita, pesquise bastante e crie algo que agregue valor para novos e velhos usuários.
5 – Estabeleça um padrão e seja constante
- Por mais que você tenha qualidade, seus tópicos sejam atrativos, seu título diferenciado e seu conteúdo interativo, é preciso ter uma coisa: constância. Sempre que for criar conteúdos é importante estabelecer um certo padrão, tanto de qualidade quanto de periodicidade.
- Poste pelo menos, um a três conteúdos semanais, nutra seu blog com frequência, sempre com uma alta qualidade, caso não tenha tempo, contrate uma agência de marketing digital para auxiliar na sua jornada.
- O que achou do texto de hoje? Curtiu as dicas para a criação de conteúdos para Blog? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.