- De empresas que atuam com a venda de equipamentos, como um compressor de ar pistão, por exemplo, às que trabalham com serviços diversos, todas têm uma necessidade em comum: captar novos clientes.
- Para isso, muitas investem em estratégias de marketing empresarial, um conjunto de ações que visam não somente aumentar as vendas, mas também trazer outras vantagens mercadológicas, como:
- – Melhorar a reputação da empresa;
- – Aumentar a fidelização de clientes;
- – Ampliar a visibilidade da marca no mercado
- – Diminuir custos na aquisição de consumidores;
- – Entre outros.
- Pensando nesses benefícios, produzimos este artigo com 7 dicas de como utilizar o marketing empresarial, que serve para qualquer nicho de mercado, desde os mais específicos, como é caso de quem atua com peças para compressores, como filtro coalescente, a roupas e acessórios. Venha conosco!
1 – Saiba exatamente qual o perfil do seu cliente
- O princípio para criar estratégias de marketing empresarial efetivas, que ajudem a alavancar mais vendas, é conhecer o perfil do cliente, que significa estudar quais são os comportamentos de compra, seus desejos, dores e necessidades.
- Quanto mais informações a respeito do consumidor, mais chances de ter sucesso na produção de ações, já que os dados são insumos fundamentais para gerar interesse do cliente ideal.
2 – Estude os concorrentes
- Outro fator essencial para o sucesso do conjunto de ações de marketing é estudar a concorrência. Essa análise compreende diversos aspectos que vão desde o tamanho, idade e localidade, a fatores particulares dos produtos ou serviços oferecidos.
- Por exemplo, se área a empresa tem como carro-chefe a venda de vidro termoelétrico, deve-se estudar quais são as tecnologias aplicadas, tipos de materiais usados, entre outros, que a concorrência realizada, para assim conseguir entender quais são os pontos que diferenciam o produto da empresa do concorrente.
3 – Construa uma presença digital forte
- Cada vez mais os consumidores avaliam e decidem comprar com base em perfis de redes sociais, como Instagram, Facebook e LinkedIn, por isso, é indispensável construir perfis eficientes.
- Isso quer dizer, elaborar conteúdos que gerem interesse e engajamento. Para produzir esses conteúdos, use as informações obtidas dos últimos tópicos, ou seja, as análises da concorrência e estudo do perfil do cliente.
- Além das redes sociais, também é estratégico, produzir conteúdos qualificados para demais canais digitais, como site e blogs, por exemplo.
4 – Monte um cronograma de postagens
- Além de bons conteúdos, é necessário que haja recorrência de postagens para que o consumidor seja educado a sempre acompanhar e interagir com os posts de cada perfil.
- Por essa razão, é importante produzir um cronograma de postagens que pode ser quinzenal ou mensal. Desta maneira, garante-se que cada perfil seja alimentado com conteúdos diferentes, primordial para criar uma presença forte.
5 – Separe um orçamento para mídias pagas
- Por mais que os conteúdos orgânicos sejam elementares para uma estratégia de marketing, investir em mídias pagas é cada vez mais relevante para o alcance de objetivos de venda, uma vez que são focados justamente nessa meta.
- O melhor dos anúncios é que eles são disponibilizados tanto pelas plataformas de redes sociais quanto pelo Google, aumentando a exposição, ou seja, mais pessoas podem ser impactadas e com isso, melhores possibilidades de venda.
- Este foi nosso artigo com 5 dicas de como usar o marketing empresarial, com papel crucial para atingir objetivos mercadológicos.
- O que achou do texto de hoje? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!