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4 dicas para definir o público alvo do seu negócio

4 dicas para definir o público alvo do seu negócio

  • Com a economia instável, ter um  público alvo bem definido é mais importante do que nunca. Ninguém pode se dar ao luxo de atingir todos, e não acertar ninguém.

 

  • Pequenas competem com as grandes marcas visando um único , seja ele do ramo da informática, de Circuito Impresso, ou comercio varejista.

 

  • Muitas empresas dizem que têm como alvo “qualquer pessoa interessada em meus serviços”. Outros miram nos proprietários de casas ou donas de casa. Todos esses alvos são muito amplos  e para definir corretamente, siga com a gente!

 

1- Analise a base de clientes atuais 

  • Quem são seus clientes atuais e por que eles compram de você? Procure características e interesses em comum. É muito provável que outras pessoas com o mesmo perfil também possam se beneficiar do seu produto, ou seja, crie personas.

 

  • Mas não se esqueça da concorrência. Sabe, de fato, quem são seus concorrentes. Busque encontrar um nicho que eles estão ignorando e lembre-se, isso não é algo relativamente pronto como um Laudo Avcb e pode demandar tempo e vários processos para encontrá-lo.

 

2- Analise seu produto

  • Escreva uma lista de cada característica do seu produto. Ao lado de cada recurso, liste os benefícios que ele oferece. Por exemplo, um redator oferece serviços de de textos de alta qualidade. 

 

  • O benefício é uma da empresa. Uma imagem profissional atrairá mais clientes. Em última análise, o foco é ganhar mais clientes, retê-lo a curto e médio prazo e ganhar dinheiro.

 

  • Agora, escreva às pessoas que têm necessidade que seu benefício atende. Por exemplo, um responsável por um Grupo Gerador De Energia pode optar por segmentar empresas interessadas em eventos. Embora isso ainda seja muito geral, agora sabemos de onde virá o ‘pontapé inicial’.

 

3- Escolha demográficos específicos para segmentar

  • Quem tem a maior probabilidade de comprá-lo? Pense nos seguintes fatores:

 

  • Idade;
  • Localização;
  • Gênero;
  • Nível de renda;
  • Nível de escolaridade;
  • Estado civil.

 

  • Some isso a dados referentes às características mais pessoais, incluindo:

 

  • Valores;
  • Interesses e hobbies;
  • Estilos de vida;
  • Comportamento.

 

  • Determine como seu produto se encaixará no estilo de vida do seu alvo. Como e quando a pessoa usará o produto? Quais recursos são mais atraentes? Em qual elas recorrem para obterem informações? 

 

  • Seu alvo lê o jornal, faz pesquisa ou participa de eventos específicos? Quanto mais entender como pensam, melhor!

 

4- Avalie sua decisão e responda às perguntas

  • Depois que decidir tudo isso, certifique-se de considerar:

 

  • Se existem pessoas suficientes que se encaixam nesses critérios?;
  • Se meu alvo realmente se beneficiará do meu produto?;
  • Se eu entendo o que leva meu público a tomar decisões?;
  • Se podem pagar por meu produto/serviço?;
  • Se posso alcançá-los com a minha mensagem?.

 

  • São apenas 4 dicas, mas valiosas e inquestionáveis no que diz respeito à definição e aproximação com seu público alvo.

 

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  • Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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