- A maneira como consumimos conteúdos mudou com a ascensão das novas tecnologias e a transformação digital. Por meio do Marketing de Conteúdo, sua marca de compressor de ar pode alcançar essas pessoas, atraindo-as para seu site e apresentando soluções para os problemas delas, gerando muito mais engajamento e consequentemente, negócios.
- O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais utilizadas no meio digital. Nesta era digital, o uso da internet continua a crescer ano a ano. E, com isso, a maioria dos consumidores se une ao Google e outros mecanismos de pesquisa para obter as respostas de que precisam, seja referente ao próximo lançamento nos cinemas ou até mesmo um novo modelo de bota de segurança.
- Grande parte das marcas procuram um bom posicionamento on-line e isso pode ser adquirido de forma orgânica, para isso, o marketing de conteúdo é um dos mais indicados.
- É por isso que o conteúdo on-line se tornou fundamental para o marketing digital. Sabemos que as estratégias não devem ser deixadas de lado, pois é com elas que se atinge um objetivo, mas por que algumas empresas têm mais sucesso que outras? Abaixo, daremos dicas para que fique no topo!
1. Conheça bem seu público
- Ter uma imagem clara do seu cliente antes de criar qualquer conteúdo, garantirá uma porcentagem alta de engajamento e conversão. Mas a maioria das empresas ainda não conseguem resolver isso.
- De acordo com pesquisas recentes, apenas 42% dos profissionais de marketing dedicam tempo para entender as necessidades dos clientes. Ou seja, além das Balas Personalizadas que distribui como cortesia, esteja atento às seguintes questões:
- – Quais problemas os clientes em potencial têm?
- – Que tipo de conteúdo eles realmente desejam?
- – Por que eles estão hesitando em comprar seus produtos?
- – O que eles estão dizendo à sua equipe de vendas?
- – O que estão falando sobre o seu negócio nas redes sociais?
- Para obter as respostas, é indicado criar uma persona, pois a partir disso, é possível realizar uma produção de conteúdo eficiente, para isso, realize enquetes por e-mail, converse com eles nas mídias sociais e peça feedback aos membros da sua equipe. Em seguida, se concentre na criação do tipo de conteúdo com maior probabilidade de atração e retenção.
2. Conheça seus objetivos
- Tão imprescindível quanto uma luminária de emergência para uma empresa, é necessário também averiguar e listar seus objetivos. Pode se concentrar em um ou dois, como:
- – Construir confiança com seu público;
- – Atrair novos clientes;
- – Resolver os problemas do cliente;
- – Destacar os benefícios do produto;
- – Construir a fidelidade do cliente;
- – Desenvolver novas ideias de negócios;
- – Invista em diferentes formatos;
- – Crie conteúdo sob medida para cada plataforma.
- Por exemplo: para mostrar como pode lidar com os desejos e anseios das pessoas, crie um estudo de caso. Para desenvolver novas ideias de negócios, vá atrás de uma pesquisa por e-mail. Concentrar-se nesses objetivos também ajudará a melhorar seus rankings de pesquisa.
- É preciso definir em quais plataformas você precisa estar, e isso deve ser feito conforme a persona definida para o seu negócio. Novas redes sociais são criadas com grande frequência, mas cada uma com um objetivo diferente. É preciso saber que não é necessário estar em todas elas.
3. Inclua Chamadas para Ação
- É mais fácil criar CTAs (call to action) envolventes quando você conhece suas metas de marketing. Seja ela uma postagem curta no blog ou algo longo e preciso, tente encaixar pelo menos um CTA para incentivar os leitores nessas ações que apoiam seus objetivos.
- Ofereça um guia gratuito para uso de produtos como, por exemplo, placas solares, caso sua empresa seja do ramo industrial em troca do e-mail do interessado ou incentive os usuários a descobrir mais sobre um produto, clicando em uma Landing Page.
4. Crie conteúdo valioso
- Antes de criar qualquer conteúdo, pergunte-se:
- – É útil para o meu cliente?
- – É interessante e informativo?
- – É divertido?
- – É inspirador?
- – É compartilhável?
- Produzir conteúdo valioso pode ser difícil, mas se puder cumprir esses objetivos, é provável que gere tráfego, atraia leads e aumente as vendas. Use storytelling e estatísticas fortalece a credibilidade do texto. No mercado on-line, fazer algo mediano não é interessante o suficiente.
- Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.
Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.