O maior erro das empresas é achar que a venda acabou logo depois que o cliente coloca o produto na sacola e sai da loja. Pelo contrário, é nesse momento que surge a pós-venda, um conceito que tem o objetivo de manter e estreitar os laços com os clientes, transformando-os em compradores fiéis.
Nesse mesmo espaço, o remarketing também aparece como uma ferramenta para ajudar nesse processo fazendo com que, além de clientes frequentes, essas pessoas sejam também promotoras do seu negócio. A seguir, nós vamos te mostrar três dicas essenciais de remarketing e pós-venda.
1. Invista sempre em ações de retenção
Na pós-venda, é importante entender que o cliente, mesmo depois da compra já efetuada, continua sendo fundamental para o seu negócio. Por isso, mantenha ele sempre atualizado sobre o status do produto comprado. Além disso, fidelize o cliente em datas comemorativas, inclusive com a possibilidade de brindes corporativos.
Não esqueça de oferecer pra ele promoções exclusivas, que podem ser via rede social ou também por e-mail. E o principal: crie programas de fidelidade para que esse comprador se sinta motivado a retornar.
2. Permaneça ao lado do cliente após a jornada
O grande desafio das lojas é fazer com que o cliente continue interessado na marca que lhe foi oferecida pela primeira vez. E para isso, a primeira regra é de que aquele produto seja de qualidade e possibilite uma boa experiência. De toda forma, lembre-se de pedir um feedback ao consumidor.
Se você vendeu um armário de aço 2 portas, por exemplo, entenda o que ele achou do produto, questione como foi a montagem, e depois, ofereça um outro item que pode ser somado a esse armário já comprado. É bem possível que ele se interesse ao menos em tentar ver o produto.
3. Remarketing deve ser prioridade no negócio
E para continuar crescendo na internet, é fundamental utilizar o remarketing. No ambiente digital, invista em anúncios personalizados, não esqueça de segmentar a sua publicidade. E também não exagere. Para completar essa estratégia você pode incluir os visitantes que chegaram até o carrinho, mas desistiram da compra.
Para isso, é recomendado usar o URL da página para demonstrar que apenas os usuários que chegaram até ali devem ser incluídos. Numa empresa de automação residencial, por exemplo, o objetivo deve ser alcançar os clientes que simularam um pacote, foram até o carrinho e depois desistiram de finalizar a compra.
Foco em quem tem interesse na marca
Se a pós-venda tem o objetivo de manter aquele cliente no seu negócio, investindo em novas possibilidades de lucro, o remarketing deseja atrair de vez os clientes que já demonstraram algum tipo de interesse em sua empresa. E esses dois perfis precisam ser buscados.
A internet desponta como um espaço no futuro onde as compras e vendas serão feitas. Por isso, é importante reforçar a presença do seu produto ou serviço nesse ambiente, fidelizando as pessoas e proporcionando a elas boas experiências a partir de um serviço de qualidade.
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.