Se você trabalha com SEO ou é do mundo do marketing digital, com certeza já deve estar cansado de ouvir o termo palavras-chave, certo? Essa é considerada a estratégia fundamental do marketing de conteúdo e faz com que seu site pule para as primeiras posições do Google.
Para quem não conhece, as palavras-chave nada mais são do que os termos compostos por uma ou mais palavras que os usuários da internet digitam nas plataformas de busca, com o intuito de resolver uma dúvida ou achar algum site correspondente com a sua pesquisa.
Se você pesquisar no Google algo como “Sensores de Iluminação”, provavelmente será redirecionado para as melhores opções de empresas de sensor de presença para iluminação disponíveis, isso porque, as palavras-chave usadas tem vínculo direto com o tema que procura.
Essa é uma estratégia extremamente comum usada popularmente dentro do SEO, a escolha dos termos corretos, ajuda o seu site a aparecer de maneira mais eficiente para determinados usuários, o que aumenta suas chances de sucesso.
Porém, muitas pessoas pensam que, as palavras-chave se resumem literalmente em uma palavra ou no máximo duas, quando na verdade, elas são separadas em tipos completamente diferentes, abaixo, separamos os mais importantes, bora conferir?
Head Tail ( Cabeçalho )
As palavras-chave de Head Tail são consideradas como as tradicionais, popularmente conhecidas como as de uma ou duas palavras, com termos mais genéricos e palavras únicas digitadas dentro dos buscadores.
O volume de pesquisa costuma ser absurdamente alto, o que faz com que seja difícil conseguir um rankeamento extremamente positivo, afinal, se tratam de palavras mais populares e termos utilizados de forma majoritária.
Um conjunto simples de palavras-chave como “manequim de costura”, por exemplo, já se torna uma Head Tail, mesmo que simples, ainda podem ser eficazes para a sua estratégia de marketing.
Long Tail ( Cauda Longa )
As palavras de cauda longa são o oposto do que vimos acima, aqui temos termos específicos, geralmente maiores e mais completos do que o que estamos acostumados, sendo composto em sua maioria, por frases.
Esse estilo costuma aparecer após uma pesquisa mais genérica ou a busca por algo realmente específico, a procura é mais baixa por se tratar de algo mais “raro”, porém quando alguém usa uma Long Tail é porque seu interesse é grande naquele termo.
Navegacional
Esse é um tipo não tão convencional e que muitas vezes, não resulta em nada em termos de estratégias, aqui temos a digitação direta para o nome de uma marca, como “Youtube”, “Gmail” ou “Facebook”.
Assim que digitado, o site costuma abrir de maneira automática, o que faz com que o navegacional seja bem raro, porém, pode acontecer da marca vir atrelada a alguma outra palavra-chave como “Gerar ar comprimido com um compressor de ar pistão Youtube”.
Transacional
Esse é o tipo de palavra-chave mais direta, quando o consumidor busca comprar um produto ou adquirir um serviço, dessa forma, a pesquisa sempre costuma começar com “comprar camisa Manchester City” ou “comprar The Last Of Us PS4”, por exemplo.
Essas palavras sempre se referem a uma pesquisa de aquisição e compra de um consumidor, podendo até mesmo incluir uma loja específica como “comprar geladeira Ponto Frio”.
Informacional
O informacional são as palavras-chave geralmente mais genéricas, que um usuário utiliza para descobrir a funcionalidade de alguma coisa “como fazer algo” ou “quais são as melhores opções para realizar algo”.
Esse é o início de uma busca, e como o próprio nome já indica, serve para ajudar o usuário a entender melhor o que está acontecendo e responder alguma dúvida que ele possua de maneira informativa.
O que achou do texto de hoje? Curtiu saber mais sobre as palavras-chave? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.