Investir em nós mesmos e na nossa imagem é sem dúvidas, a forma mais eficiente de alcançar o sucesso, afinal, no mundo profissional devemos sempre estar fazendo uma “propaganda” de nós mesmos, seja em uma entrevista de emprego, dentro da empresa, na montagem do networking ou em qualquer outra situação.
Dessa forma, existe uma área que acaba se destacando e sendo crucial para obter esse sucesso: o marketing pessoal. Ele consiste em saber se portar de forma ética, empática, íntegra e paciente, e usar da melhor forma, todas as suas qualidades, habilidades e características a seu favor.
Um curso em que você aprenda a manusear uma bomba de vácuo, um diploma em uma graduação e uma experiência em uma empresa multinacional, podem até ser importantes, mas sem a sua autopromoção, talvez eles não adiantam de nada, é fundamental que você saiba como se promover, falar com outros profissionais e mostrar a sua imagem da melhor forma possível.
Todos esses fatores fazem do marketing pessoal uma área extremamente importante e interessante de ser desmembrada, dessa forma, no texto de hoje resolvemos trazer os princípios e os pilares dessa estratégia, abaixo, você vai conferir os 10 mandamentos do marketing pessoal, veja a seguir.
-
.Liderança
Nem todo mundo nasceu para ser líder, porém a liderança está muito mais vinculada com a forma de buscar as coisas e almejar seus objetivos do que uma hierarquia, ela diz respeito a saber escutar, planejar, delegar, motivar e influenciar os outros de forma amigável, sendo crucial para praticamente qualquer pessoa.
-
.Confiança
Se você não confia no seu trabalho, quem mais irá confiar? A confiança é um fator chave para demonstrar seu potencial e que você é muito mais do que está no currículo, esse é um dos principais mandamentos quando pensamos em autopromoção, mas ao mesmo tempo é um dos mais difíceis de ser desenvolvido.
-
.Visão
A visão é o mandamento que ajuda você a enxergar muito mais do que está na sua frente, ele mostra que você é uma pessoa que olha para o futuro, consegue enxergar além e encontrar soluções benéficas, como estratégias para alcançar um objetivo ou a realização da manutenção de elevadores para melhorar a segurança.
-
.Espírito de equipe
Trabalhar em equipe é algo básico dentro de qualquer empresa, ninguém alcança o sucesso sozinho, e é simplesmente impossível se destacar sem ter ajuda ao seu lado, dessa forma, é preciso ter o espírito de equipe bem apurado e mostrar que você se destaca individualmente mas é capaz de trabalhar em conjunto pelo bem da empresa.
-
.Maturidade
Nem sempre as coisas serão fáceis, as pessoas serão amigáveis, as circunstâncias favoráveis e o clima positivo, então, você precisa ter maturidade para contornar essas situações, e saber lidar com adversidades e possíveis pedras no caminho que possam surgir.
-
.Integridade
De nada adianta executar qualquer um dos mandamentos que falamos acima sem a integridade, ele quem garante sua imagem e faz com que você consiga transmitir confiança, honestidade e transparência para as pessoas.
-
.Disponibilidade
É sempre importante estar disponível para as coisas, seja possíveis mudanças ou novas oportunidades, é preciso ter a mente aberta e sempre pensar em diferentes possibilidades.
-
.Empatia
Qualquer tipo de relação no ambiente de trabalho vai exigir que você tenha empatia, seja com seus clientes, chefes ou colegas de profissão, se coloque no lugar dos outros, pense sempre em seus sentimentos e procure ser o mais aberto possível.
-
.Otimismo
Ser otimista significa enxergar a vida de forma positiva, e sempre tirar boas lições mesmo em momentos ruins, procure sempre trazer esse otimismo para o seu ambiente de trabalho, isso ajuda a sair de situações ruins e enxergar caminhos bons mesmo no meio de tantos empecilhos.
-
.Paciência
Você não pode estar o tempo inteiro acelerado como uma batedeira industrial, muitas vezes é preciso ter paciência, seja para executar uma tarefa, alcançar um objetivo ou chegar a algum lugar, a paciência é uma das maiores virtudes para se destacar profissionalmente, mantenha a calma e saiba quando é preciso desacelerar.
O que achou do texto de hoje? Comente abaixo qual a sua opinião e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha curtido, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.