- As tecnologias estão se transformando constantemente, e essas mudanças estão acontecendo de forma cada vez mais rápida, de modo que, as indústrias e os serviços também precisam se adaptar a essas mudanças, até a forma de atender, por exemplo, já é diferente do que se fazia há alguns anos.
- E são essas alterações nas formas de negócio que tem preocupado as empresas que precisam, em um primeiro momento, entender essas diferenças, e depois definir estratégias para acompanhar as novidades. E uma dessas novidades é o Marketing 5.0, Mas afinal, o que é isso?
1. O marketing 5.0 geração do conhecimento aliada à tecnologia
- No livro Marketing 5.0, Tecnologia para a humanidade, Philip Kotler e os autores parceiros o conceituam como: “Marketing 5.0 é a aplicação de tecnologias que mimetizam o comportamento humano para criar, comunicar, entregar e aumentar o valor ao longo da jornada do cliente”.
- Em outras palavras, o Marketing 5.0 é o Marketing baseado em dados, no qual um grupo de tecnologias deve ser utilizado para compreender o comportamento das pessoas, identificar como se dá a jornada de compra e ser cada vez mais relevante, indo muito além da relação compra e venda, especificamente.
- É como ter uma empresa de fornecimento de água e tornar claro para o cliente, através de um passeio em realidade aumentada, que a Estação de tratamento de água da empresa é ambientalmente correta.
2. No novo marketing, muitas tecnologias usadas ainda estão sendo desenvolvidas
- Para que você tenha ideia, esse é um trabalho de comunicação tão recente que algumas tecnologias que podem dar suporte para as estratégias ainda estão sendo desenvolvidas.
- Mas voltando a falar em compreender o comportamento das pessoas, identificar como se dá a jornada de compra e ser cada vez mais relevante, são usadas tecnologias do tipo:
- – Inteligência artificial; processamento de linguagem natural;
- – (PLN); sensores; Robótica;
- – Realidade Aumentada (RA)
- – Metaverso, assunto atual e relevante para diversos mercados;
- – Realidade Virtual (VR);
- – Internet das coisas e Blockchain.
- E daqui a alguns anos, essas ferramentas serão usadas para todas as áreas, desde saúde e educação até pequenos negócios como vendas de Pallet De Madeira, por exemplo.
Tecnologia a serviço da experiência do usuário
- Na hora de comprar um produto, as empresas estão cada vez mais se desvinculando da ideia de que a responsabilidade delas com os clientes se encerra no momento da venda.
- Agora, é preciso entender que para ter sucesso no negócio é preciso proporcionar uma experiência satisfatória para o cliente, em todos os momentos da jornada, e isso, de forma objetiva, vai ser impactado pelo marketing 5.0.
- Afinal, no momento em que o cliente consegue analisar o produto através de realidade aumentada ou metaverso, essa experiência vai ser ainda mais realista, diminuindo erros e decisões equivocadas.
- Após a venda de uma Fresadora Cnc, por exemplo, vai ser possível realizar ajustes e entender a experiência de quem comprou, mesmo à distância. Excelente para o cliente, ótimo para a empresa.
- Esperamos ter ajudado, não esqueça de curtir e compartilhar. Conteúdo criado por Soluções Industriais.