Sabe quando você vai fazer alguma pesquisa no Google, e antes mesmo de completar a sua frase já aparecem algumas sugestões? Convenhamos, isso pode ser extremamente útil para quem não lembra do termo que gostaria de pesquisar ou até mesmo para sugerir algumas ideias que podem te ajudar e refrescar sua mente.
Quando você procura por “câmaras de refrigeração”, algumas das sugestões que aparecem podem ser “o que são”, “para que serve”, “para vacinas”, “industrial”, “para medicamentos”, e etc.
Isso te ajuda a economizar seu tempo e facilitar sua vida, além é claro, de ser um excelente recurso para te ajudar a descobrir novos termos, frases e outros fatores. O que muitas pessoas não sabem, é que esse preenchimento possui um nome, conhecido como Google Suggest.
No texto de hoje, iremos mostrar para você, tudo sobre essa ferramenta, desde seu significado até como ela funciona, preparado para descobrir mais sobre ela? Então vamos lá!
O que é o Google Suggest?
Google Suggest ou em uma tradução livre para o português, Sugestão do Google, é uma função disponibilizada dentro do buscador do Google que se baseia em apresentar palavras adicionais, termos ou frases conforme o usuário vai digitando e fazendo sua pesquisa, funcionando como um complemento automático daquilo que a pessoa busca.
Você com certeza já deve ter usado várias vezes o Google Suggest, seja em alguma pesquisa mais banal ao pesquisar sobre quando joga o seu time de coração, ou para saber sobre um produto importante que o seu chefe da indústria na qual trabalha, solicitou que fosse comprado, como uma “válvula de segurança”.
Independente do motivo, e razão, essa ferramenta está presente dentro do nosso cotidiano, sendo usada de maneira recorrente praticamente todos os dias, em todas as nossas buscas, mas nem percebemos de tão sútil que ela é.
Como funciona o Google Suggest?
Se você está pensando em anunciar algum produto ou fazer com que sua marca apareça como uma sugestão para seus consumidores, melhor ir tirando o “cavalinho da chuva”, essa ferramenta funciona de uma maneira diferente, baseada em históricos e dados para apresentar as melhores sugestões ao usuário.
Ele é uma mistura dos termos mais buscados atrelado a palavra que você está começando a digitar, caso você esteja logado em uma conta Google, seu histórico também conta na hora da sugestão.
Dessa forma, no momento em que uma pessoa for realizar uma pesquisa e começar a fazer sua digitação, as sugestões que aparecem são baseadas nos fatores que citamos acima, mostrando algumas ideias de complementação de acordo com sua popularidade.
Existem dois detalhes interessantes: palavras com grafia errada ainda aparecem as sugestões corretas, e o próprio Google entende e faz a correção automática, e se você quiser uma precisão maior nas sugestões, recomendamos a utilização da janela anônima.
Quais os fatores que entram no cálculo do Google Suggest?
O Google Suggest é muito mais complexo do que você imagina, assim como uma lavadora ultrassônica possui normas para um manuseio correto e é moldado de forma específica e detalhada, essa ferramenta é complexa, e baseada em não apenas um fator, e sim em vários.
Entre os principais tópicos que influenciam nas sugestões temos: o uso de de dispositivo móvel ou desktop para realização da busca; identificação do perfil do usuário; existência de um histórico de busca; configurações do navegador; conceitos associados à busca e a frequência que determinada sugestão foi clicada quando sugerida.
Tudo isso é colocado na balança para formar o Google Suggest, ou seja, como falamos acima, não se trata de uma simples plataforma, e sim um termo muito mais complexo e completo, que leva em conta diferentes termos e metodologias para formular ao usuário, as melhores sugestões e trazer a ele, a melhor experiência possível.
O que achou do texto de hoje? Já conhecia o Google Suggest? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.