- Iniciaremos esse tema passando a definição de cada termo:
- E-mail Marketing: nada mais é do que a utilização do e-mail como ferramenta incisiva de marketing, que impacta diretamente quem recebe a mensagem. Ele é uma forma de atrair o público para o site, estimular o download de materiais para a captação de leads, mostrar novidades e distribuir o seu melhor conteúdo.
- Newsletter: Esse é um tipo de e-mail enviado com uma regularidade com o objetivo de engajar a sua base de contatos com conteúdos informativos. Cada formato de e-mail tem um objetivo diferente, e conhecê-los pode levar a alcançar maiores resultados.
- O e-mail marketing é uma ferramenta utilizada para marketing direto. Por isso, ele também é conhecido como correio eletrônico. Esse e-mail não tem como objetivo gerar vendas, e sim a captação de leads, divulgação e produção de conteúdo e aproximação com o público. Ele é utilizado para enviar desde ofertas até avisos e mensagens comemorativas.
- Ao contrário do e-mail marketing, a newsletter não visa a venda de produtos ou serviços. O objetivo da newsletter é despertar o engajamento em seu público-alvo. Para isso, as boas newsletters costumam ser enviadas com uma periodicidade fixa, semanalmente ou mensalmente. A montagem de uma newsletter deve levar em conta a existência de outros canais, como o site de uma fabricante de oxigênio medicinal, por exemplo.
As mensagens costumam contar com:
- – Links para as melhores publicações do site em determinado período;
- – Conteúdos exclusivos para assinantes;
- – Entre outros itens.
- O newsletter é um tipo de e-mail marketing, ou seja, é um formato versátil, que permite o envio de diferentes tipos de conteúdo (texto, imagem, gráficos etc.) e assuntos.
- Como é algo enviado com frequência, geralmente seu teor se baseia nas últimas notícias e informações de um período, como uma espécie de datador automático.
Qual modelo usar?
- Isso vai depender do objetivo da sua campanha. Os dois modelos podem, e devem, ser utilizados pela sua marca. Trabalhe de acordo com os objetivos da sua empresa.
Defina os seguintes passos:
- 1 – Objetivo da ação;
- 2 – Formato;
- 3- Periodicidade.
- Não existe um formato mais adequado, sim uma estratégia que contemple as necessidades de uma empresa da melhor forma, que abrange diferentes tipos de e-mail marketing.
- O importante é ter consciência de que para ter sucesso, além de prezar um formato bem-feito e visualmente agradável, é preciso saber para quem e quando enviar.
- Lembre-se que independente do formato, os e-mails funcionarão como rótulos adesivos de sua marca, portanto faça algo de qualidade. Desta forma você terá mais chances de chamar a atenção do leitor.
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- Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.